Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Tensão aumenta para cristãos na Somália

A guerra civil irrompeu na Somália, em fevereiro de 2006. A “União dos Tribunais Islâmicos”, ICU, uma aliança da sharia ligada aos clãs Mogadishu baseado no tribunal sharia, levantou-se contra a “Aliança para a Restauração da Paz e da Luta contra o Terrorismo”, líderes militares que foram antigos guardas apoiados da ONU e financiados pelo Governo Federal de Transição (GFT) dos Estados Unidos.

Quando Mogadishu cedeu a ICU em junho de 2006, o TFG fugiu para cidade regional de Baidoa, perto da fronteira com a Etiópia. Depois, o Sheikh Hassan Dahir Aweys, um designado terrorista e ex-chefe da al-Qaeda ligado a al-Itihaad al-Islamiya, foi nomeado chefe do então Conselho Sura do ICU (parlamento). Em anuncio, declarou: "Aquele que não executaserá considerado como infiel, e nossas Leis sharia dizem que essa pessoa deve ser morta." Além disso, ele não só ameaçou os somalis, mas como um irredentista somali (aquele que procura uma "Grande Somália”) e um jihadista islâmico, Aweys e o seu regime são uma ameaça à segurança nacional da Etiópia.

Em 20 de julho de 2006, forças etíopes apoiadas pelos EUA, entraram na Somália para defender o TFG e expulsar a ICU. Militantes islâmicos responderam declarando a jihad. Em dezembro de 2006, na Etiópia, eles tinham derrubado a ICU. No entanto, assim que os EUA descobriram no Afeganistão e no Iraque uma "vitória", marcou-se o início de uma rebelião sangrenta. O exército convencional etíope nunca teve uma chance contra a fonte inesgotável dos bem armados, bem abastecidos, treinados e doutrinados na Somália e internacionais jihadistas islâmicos. De todos os grupos insurgentes, Al-Shabab é o mais radical e agressivo. Em um ramo da ICU, o jovem e apoiado pelo grupo do al-Qaeda pede apoio para estabelecer um estado islâmico do estilo do Taliban. Nos próximos dois anos, os jihadistas recuperarão o controle sobre grande parte do sul da Somália.

A Etiópia, em janeiro de 2009, frustrada pela falta de apoio internacional, retirou suas tropas, permitindo que os islamitas voltassem para Mogadishu, onde continuariam a luta contra a União Africana apoiada pelo TFG. Este tentou cessar a paz, oferecendo a implementação da Lei sharia. Isso não foi suficiente para os jihadistas, incluindo dentre refugiados somalis e comunidades de emigrantes, especificamente jovens somalis, titulares de passaportes estrangeiros.

Em sua campanha para eliminar o "vice", a Al-Shabab apedrejou até a morte meninas que foram estupradas, atirou e matou meninos que assistiam futebol e executou muitos "apóstatas". Em setembro de 2008, Mansuur Mohammed, 25 anos, tornou-se o primeiro cristão somali a ser martirizado nas mãos da Al-Shabab. Depois de ser publicamente denunciado como um "murtid” (traidor do Islã), Mohammed rejeitou uma oferta para se converter ao islamismo e ser poupado de enfrentar uma decapitação pública - filme que foi amplamente divulgado depois.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

No mês seguinte, militantes da Al-Shabab decapitaram os filhos de 11 e 13 anos de Musa Mohammed Yusuf, depois que ele se recusou a fornecer informações sobre um líder de igreja local. Em 10 de julho de 2009, sete somalis foram publicamente decapitados em Baidoa simplesmente por serem cristãos. Até a data, cerca de 20 cristãos somalis - a maioria líderes da igreja - são conhecidos por terem sido mortos a tiros ou decapitados. A Al-Shabab sistematicamente escolhe como alvos os cristãos somalis para a eliminação.

Em 21 de julho de 2010, militantes da Al-Shabab entraram na casa de Osman Abdullah Fataho em Afgoi, 30 quilômetros de Mogadishu, e o mataram em frente a sua esposa e filhos. Cristão há muito tempo, Fataho foi alvo porque era um convertido do islamismo e ativo na igreja subterrânea local. Depois de raptar a mulher de Fataho e seus quatro filhos, os militantes a liberaram, porém suas quatro crianças (de 5 a 15) ficaram para uma lavagem cerebral e treinamento como jihadistas.

A Al-Shahab tem ambições locais, regionais e internacionais. Apesar de alguns esforços do poder, a Al-Shabab continua aliada aos Aweys, Hizbul Islã. Na semana passada foram apreendidos rádios e TV em Mogadishu. Na segunda-feira, 20 de setembro um terrorista suicida se explodiu as portas do Palácio Presidencial do TFG após ser baleado durante tentativa de entrada. Ele era um ex-guarda de Segurança do Ministério do Interior que havia desertado para a Al-Shabab. Agora os jihadistas estão literalmente à porta.

Por favor, ore especificamente:

• Para que Deus cerque com o seu amor eterno e encha com sua paz a viúva de Osman Abdullah Fataho e todos de luto na Somália, assim como os cristãos traumatizados.

• Para que Deus preserve, conforte e intervenha na entrega de Ali Daud Fataho (5), Fatuma Safia Fataho Fataho (7), Sharif Ahmed (10) e Said Nur Fataho (15) para o bem da Igreja, dos filhos, e de seus pais fiéis - um mártir, e uma viúva em luto.

• Para que Deus intervenha no caos da Somália protegendo e livrando a Sua Igreja. Que o inimigo conheça apenas a confusão, frustração e fracasso, sendo enfraquecido; que o trauma, as lágrimas e a desilusões sirvam para preparar o terreno para uma obra impressionante de Deus.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2010/09/noticia6538/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário David Miranda
Pastor Geziel Gomes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Marco Feliciano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Billy Graham
Pastora Joyce Meyer
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Benny Hinn
Pastor Yossef Akiva
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Carvalho Junior
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastora Helena Tannure
Missionário RR Soares
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo César Augusto
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Camara
Pastor Abílio Santana
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Adão Santos
Pastor Jorge Linhares
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Mariano
Pastora Sarah Sheeva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor André Valadão
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Damares
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Karen Martins
Cantora Aline Barros
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Diante do Trono
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Davi Sacer
Ministério Renascer Praise
Cantora Fernanda Brum
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantora Cassiane
Cantora Lea Mendonça
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil