INTERCÂMBIO

Programa de Intercâmbio Missionário

Conhecemos várias instituições teológicas da América Latina, América do Norte, Europa e África possibilitam a participação em programas de intercâmbio com vários países.

Já conhecemos estudantes e/ou professores de várias denominações da América do Norte (EUA), Central (Cuba, El Salvador, Equador, México) e Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Venezuela), da África (Angola, Moçambique, Nigéria), da Índia, da Europa Ocidental (Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suíça) e Oriental (Romênia).

As Agências e Instituições Internacionais mais conhecidas pelo Seminário são:

  • United Church da Austrália
  • World Association of Christian Communication, sediada em Londres,Inglaterra
  • Comitê Nacional Alemão - DNK da FLM / Alemanha
  • Conselho Mundial de Igrejas - CMI / Suíça
  • Conselho Latino-Americano de Igrejas, CLAI, sediado no Equador
  • Ökumenisches Studienwerk - ÖSW / Alemanha
  • World Conference of Associations of Theological Institutions (WOCATI)
  • Obra Gustavo Adolfo - GAW / Alemanha
  • Division for Global Mission - DGM da Igreja Evangélica Luterana da América - ELCA / EUA
  • Missão Finlandesa / Finlândia
  • Deutscher Akademischer Austauschdienst - DAAD / Alemanha
  • Programa de Educação Teológica do Conselho de Igrejas e com a Federação Luterana Mundial, sediados em Genebra

1. Histórico

O Programa de Intercâmbio teve início no ano de 2005, com o acordo da Sociedade Missionária “ASMEMG”, para o envio de Missionários brasileiros para outros Estados ou/e países por determinado período.

2. Objetivos

O Programa tem por objetivo que os Missionários participantes deste intercâmbio tenham a oportunidade de conhecer profundamente uma outra cultura, incrementar suas competências em relação à comunicação intercultural, entendimento humano e tolerância.

O Programa acredita que os Missionários, ao retornarem de tal programa, possam trazer às suas comunidades locais aspectos aprendidos e ensinados em outra realidade, seja ela de ordem espiritual, econômica, cultural ou social. Também se pretende que esses jovens possam despertar para a atividade missionária e crescer na fé cristã, bem como para abrir suas perspectivas e responsabilidades em relação ao seu próprio futuro, assim como no da Igreja.

Outros objetivos e resultados:

  • que os participantes possam ampliar seus horizontes e tornar-se mais conscientes do seu próprio potencial e pertencimento a uma comunidade internacional;
  • que os participantes possam usar suas novas experiências e se envolver nas suas próprias igrejas e comunidades após o retorno ao Brasil;
  • que os participantes possam tornar-se líderes nas suas comunidades locais ou em posições-chave;
  • que jovens, membros da igreja, sejam encorajados a repartir sua fé em Jesus Cristo;
  • obter grande entendimento e conhecimento da situação política, social e religiosa em outros países.

3. Participantes

O Programa de Intercâmbio objetiva recrutar Missionários, jovens cristãos com os seguintes pré-requisitos:

  • Idade entre 19 e 30 anos (imprescindível);
  • Conhecimento do idioma Inglês (imprescindível);
  • Conhecimento de outros idiomas, como por exemplo, alemão, francês etc. (desejável);
  • Experiência de trabalho com crianças ou jovens (desejável);
  • Habilidades práticas em cozinha, construção etc. (desejável);
  • Habilidades artísticas, como por exemplo, canto, teatro ou tocar algum instrumento (desejável);
  • Habilidade de falar em público;
  • Conhecimento Bíblico e capacidade para realizar pequenas pregações/estudos bíblicos;
  • Envolvimento em algum ministério de sua comunidade local;
  • Ser independente e responsável;
  • Ser capaz de suportar a ausência da família por um período de, no mínimo, 12 meses;
  • Ter o candidato o aval/encaminhamento do líder/obreiro/pastor de sua comunidade.

4. Processo de Seleção – Calendário

* OBS: As datas para o processo seletivo 2014 ainda não foram estabelecidas.
Verifique a partir de agosto/2014.

5. Duração do Projeto

O projeto tem a duração de 12 meses. Os participantes embarcarão para o Intercâmbio em agosto de cada ano e retornarão em junho do ano seguinte.
Missões Internacionais

Como fazer Missões

Porque a intercessão é uma das formas mais elevadas de oração, uma vez que trata de uma das coisas mais preciosas que existem: as almas dos homens e mulheres.

Atualmente, a Igreja cristã está enfrentando um desafio espiritual - o desafio do Islamismo, Budismo e Hinduísmo, que se têm espalhado em cada continente da Terra. George Otis Jr. escreveu: "Enquanto a Igreja avança para o ano 2000..., multidões ainda esperam no vale da decisão; a questão é quem vai alcançá-los primeiro. Nunca, antes, a Igreja teve de enfrentar tal diversidade de rivais comprometidos com os princípios do ativismo". (O Último dos Gigantes). Enquanto Deus escolhe Seus vasos, e Seu sacerdócio real, não pode ignorar nossa responsabilidade para com esta geração de pessoas, desde a África até a Ásia, da Europa até o Oriente Médio. Devemos entrar na batalha. É surpreendente a evidência de como a oração é efetiva e faz uma diferença no destino de pessoas e nações.

Certamente, Deus está disposto a responder às orações. Resta aos homens e mulheres que se agarrem as vastas promessas que Sua palavra contém sobre a oração. E.M. Bounds declara que "oração é a linguagem de um homem carregado com um sentido de necessidade... Não orar não é apenas declarar que nada é necessário, mas admitir a não realização dessa necessidade".

Por razões além do nosso entendimento, parece que Deus se fez dependente de nossas orações. Isso é particularmente verdade em como Deus depende da oração intercessora para preparar os não salvos para a salvação. Andrew Murray disse: “O intenso desejo de Deus de abençoar parece que, de alguma maneira, está limitado à Sua dependência em intercessão como a mais elevada expressão da disposição de Seu povo em receber e submeter-se totalmente ao exercício de Seu poder”. “Além disso, R.A. Torrey escreveu: “.. Tem havido reavivamento sem muita pregação, mas nunca houve avivamento sem oração poderosa “.

Necessitamos, agora, de que Deus mova as nações da Janela 10/40. Felizmente, é para esses momentos que ele prometeu, através do profeta

Joel, "derramar Seu Espírito sobre toda carne". (Joel 2.28.)

Quando participamos, ao orarmos pelos países da Janela 10/40, podemos estar seguros de que Jesus estenderá Seu Reino através de nossa intercessão. Enquanto chegamos à Sua presença, com corações limpos e cheios de fé, sabemos que Ele prometeu: "Pede-me e te darei as nações por herança e os fins da terra por tua possessão". (Sl.2.8.)

Você conhece as 62 Nações da Janela 10/40?

Conheça um pouco sobre as nações da Janela 10/40. Incentivamos você a participar, de maneira mais direta, do alcance destas nações...através da intercessão, ou até mesmo indo. A nossa oração é que, ao lermos essas informações, Deus esteja falando ao seu coração e o chamando para um compromisso verdadeiro e profundo para orar pelos povos menos evangelizados do mundo.

INTERCÂMBIO
Selecione os cursos de sua opção:
Ao preencher este formulário declaro que li e concordo com a Política de privacidade e o contrato de prestação de serviço deste Web Site.
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil