Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Somália

Afundada em uma longa guerra civil, na desigualdade social, no tribalismo, e no radicalismo, mais uma vez a Somália permanece entre os dez principais países onde é mais difícil ser um cristão

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Violência, luto e dor têm marcado a história da Somália há muitas décadas. A estrutura da sociedade é formada por valores islâmicos e tribais. Somente em 2012 o povo elegeu seu primeiro presidente, após mais de 20 anos sem um governo central. Por um longo período, a falta de leis no país abriu espaço para o crescimento do extremismo religioso. O grupo extremista islâmico Al-Shabaab declarou publicamente que “quer a Somália livre de cristãos”.

De acordo com o artigo 2 da Constituição do país, o islã é a religião oficial do Estado e não há espaço para outras crenças. Além disso, o país é governado pela sharia, lei islâmica, que também coloca a apostasia (conversão a outras religiões) como prática ilegal. Mudar de religião não significa apenas uma traição ao islã e à comunidade muçulmana, significa da mesma maneira uma ruptura com as normas e valores da sociedade. Em sociedades tribais, este é um crime muito grave. Aqueles que são suspeitos de serem cristãos recém-convertidos do islamismo são frequentemente mortos no local em que são descobertos.

Estima-se que o número de cristãos não passa de 1% da população. A perseguição atinge principalmente a comunidade de cristãos convertidos do islamismo, impactando também cristãos expatriados ou migrantes.

Monitoramentos do governo para com os cristãos estão se intensificando para investigar onde eles se encontram e para descobrir os envolvidos em apoiar e treinar cristãos e evangelizar muçulmanos. O Al-Shabaab espiona as companhias de telecomunicação móvel em busca de informações, para evitar isto, as empresas de telefonia são obrigadas a pagar um imposto para o grupo impedindo-os de rastrear seus dados.

Hoje existem apenas ruínas dos antigos edifícios em que a igreja se reunia. Por causa disso, os cristãos se reúnem em pequenos grupos espalhados por todo o país, correndo grandes riscos. Eles não podem possuir uma Bíblia por causa do perigo que isso pode colocá-los, e qualquer tipo de celebração cristã ou encontros são proibidos.

Esse padrão de perseguição é excepcional, e coloca a Somália em uma categoria de extrema perseguição. Devido à violência, um número grande de cristãos somalis tenta fugir do país. Mas são poucos os que conseguem fazê-lo sem serem descobertos.

Ainda assim, a igreja somali persevera. Entre os momentos mais difíceis de perseguição e execuções, os cristãos têm-se mantido firmes, se apegando a sua fé secreta. A Portas Abertas apoia os cristãos do Chifre da África com treinamentos bíblicos, discipulados e ajuda no desenvolvimento socioeconômico de cristãos que perderam tudo por causa da sua fé.

Parece impossível para alguém se converter na Somália, mas nada é impossível para Deus. Um cristão somali chamado Mohammed, perseguido por causa da sua fé em Jesus, disse a um parceiro da Portas Abertas por que não desistiu de sua fé. "Só em Cristo tenho paz interior. Apesar de todas as lutas, de me sentir isolado e ser perseguido, estou em paz. É por isso que eu me apego a Cristo."

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/classificacao/perfil/somalia/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Camara
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo César Augusto
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Pastor Elson de Assis
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Missionário David Miranda
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Gilmar Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Ingrid Duque
Pastor Geziel Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Benny Hinn
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Carvalho Junior
Pastor Marco Feliciano
Pastor Billy Graham
Bispa Lucia Rodovalho
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Jorge Linhares
Pastor Julio Ribeiro
Bispo Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Rose Nascimento
Cantora Damares
Cantor Regis Danese
Cantora Aline Barros
Cantor Davi Sacer
Cantor André Valadão
Cantor Fernandinho
Banda Oficina G3
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Lauriete
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Voz da Verdade
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins
Cantora Andrea Fontes
Cantora Nivea Soares
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus