Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Sobrevivência e fé os desafios da Igreja eritreia (parte 2)

Em entrevista exclusiva, diretor da Portas Abertas na África comenta sobre a situação atual da Igreja na Eritreia. Esta é a segunda parte de uma série de dois blocos. Leia a primeira parte aqui.

Qual você diria ser o maior desafio para a igreja na Eritreia?

Há muitos desafios que a Igreja está enfrentando. Durante os últimos dois ou três anos, o maior deles foi provavelmente a prisão dos líderes. Qualquer um identificado como líder principal de uma igreja clandestina era preso. Normalmente havia outra pessoa para assumir o posto, mas em um período muito curto de tempo, ela era identificada pelo governo também. Isso acontece porque o governo tem informantes por todo, procurando por cultos cristãos e delatando-os. Homens são treinados para assumir os cargos de liderança nas igrejas, mas não demora muito até que sejam identificados e detidos.

Imagine só o tipo de pressão que está sobre as famílias da liderança da igreja, especialmente sobre as esposas. O nível de estresses deles é tremendo, e isso é um desafio para os pastores.

Outro desafio é o fato de que muitos jovens, considerados potenciais líderes, fogem a outros países. A Igreja fica ainda mais pobre com isso.

A morte de cristãos nas cadeias tem abalado e desencorajado a Igreja. A liderança conhecia alguns dos falecidos; outros se converteram enquanto prestavam o serviço militar. Esses são desafios, e a Igreja pede que oremos por eles.

Sabem-se quantos líderes estão presos no momento?

Temos notícia de que há 100 pastores presos.

O governo tem conseguido calar a voz dos cristãos em Eritreia?

Apesar da perseguição e da instabilidade que assolam a Igreja, os cristãos testemunham a graça de Deus em ação na vida da Igreja. Os líderes dizem que nas reuniões secretas, almas se entregam a Jesus Cristo. Dizem também que novos líderes surgem a partir desse movimento clandestino. Os testemunhos de irmãos que são fiéis sob pressão também encoraja a Igreja.

Você pode compartilhar um testemunho desses?

Claro. Fui informado de um ex-muçulmano que foi preso depois de se converter. Ele foi posto numa cela com mais dois cristãos. Um dia, os três foram interrogados. Os outros dois foram chamados primeiro enquanto o ex-muçulmano esperava em outra sala.

Os policiais perguntaram aos dois homens se estavam dispostos a não ir mais aos cultos. Ambos eram cristãos havia mais de dez anos. Por causa da sua comunidade deles e de suas obrigações com a família (eles eram casados e tinham filhos), os dois concordaram. Conforme o sistema presidiário, ambos tiveram de chamar alguém para buscá-los – essa pessoa se torna a garantia de que os detentos cumprirão os termos sob os quais foram libertados.

Então chamaram e interrogaram o ex-muçulmano que era cristão havia apenas sete meses. Os policiais lhe perguntaram se estava disposto a parar de pregar sobre Cristo. Ele respondeu: "Não vou deixar de falar sobre Cristo porque isso é a minha vida. Não posso ficar sem falar sobre Ele. Na realidade, se você me permitir, vou começar com você". O interrogador ficou muito bravo e transferiu o homem para o acampamento militar de Mitire, a fim de ser punido. Aparentemente, o ex-muçulmano ainda está lá.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Em sua opinião, os desafios trouxeram maior unidade à Igreja eritreia?

Parece sim que a perseguição trouxe maior unidade. Conhecemos pastores que ministram a pessoas a despeito das denominações. Eles testemunham que há uma unidade como nunca viram antes. Sentem que a perseguição os aproximou. Ouvimos relatos de pastores de denominações diferentes que estão presos e que ministram um ao outro sempre que têm oportunidade. Porém, é preciso ser realista. Ainda há segregações.

Fale um pouco sobre a sociedade na Eritreia.

Faz três anos que o governo proibiu a atividade de empresários na Eritreia. Essas pessoas estão deixando o país para fazer negócios em outro lugar. Para eles, não é mais financeiramente viável permanecer na Eritreia.

Comida e artigos de consumo são escassos. O governo estabeleceu centros de distribuição por toda a nação, onde se vendem comida e outros itens. Esses artigos são tão caros que a maioria das pessoas não pode adquiri-los. Há também cotas para cada família. Os cristãos nos dizem que não importa o tamanho da família, ela só pode comprar cinco pãezinhos por dia. Para consegui-los, você tem de se levantar bem cedo e esperar na fila. Pode ser que a comida acabe enquanto você estiver lá, então você tem de voltar no dia seguinte. Há pão no mercado negro, mas é ainda mais caro.

Você tem pedidos de oração pelo país que gostaria de compartilhar?

•    Continue a pedir a Deus pela Eritreia, e pela salvação do presidente e de outros líderes influentes;

•    Peça a Deus para sustentar todos os irmãos que estão presos;

•    Ore em particular pelas esposas e filhos dos líderes que estão na cadeia. Que elas permaneçam firmes em Deus mesmo distantes de seus maridos e pais;

•    Interceda pelas igrejas clandestinas e por seus líderes. Que eles experimentem a proteção de Deus a fim de que possam continuar a ministrar ao povo;

•    Peça a Deus para prover o sustento para seus filhos nessa época de escassez;

•    Ore para que Deus edifique sua Igreja na Eritreia para sua glória.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/entrevistas/2010/03/noticia6048/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane