Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Situação do abastecimento de água no estado de São Paulo é mais crítica que a do Rio

A crise hídrica enfrentada pelos paulistas é pior que a vivida pelos cariocas. A Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) afirma que o sistema Cantareira, o principal de São Paulo, está em 5,1% de suas reservas — ou seja, isso é o que resta do total que a empresa foi autorizada a captar do volume morto, do qual já foram consumidos 237,4 bilhões de litros. É como se o sistema operasse no negativo em 24,17% do volume útil, já gasto (um total de 982 bilhões de litros). A situação é ainda mais dramática porque não há garantias de que São Paulo poderá contar com toda a água restante no reservatório, que atende 6,5 milhões de pessoas.

No caso do Rio, 12,3 milhões de pessoas (75% da população do estado) que vivem em 66 municípios (incluindo capital e Baixada Fluminense) dependem de quatro reservatórios no Rio Paraíba do Sul, que serve ao sistema Guandu. Os dois reservatórios que atingiram o volume morto — conhecido assim porque a água está abaixo dos túneis de captação — ainda contam com um volume considerável armazenado. Até esta quarta-feira, na represa do Paraibuna, tinha sido consumido do volume morto apenas 0,30%, sem oscilações em relação ao dia anterior. Em Santa Branca, que também está no volume morto, a situação teve uma pequena melhora: o nível passou de -1,68% para -1% em 24 horas. Os níveis das outras duas represas continuam positivos: Jaguari manteve-se em 1,72% das reservas, enquanto no Funil houve queda de 3,89% para 3,77%.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

— Em São Paulo, a situação é mais crítica porque os níveis dos reservatórios já estavam baixos em 2013 e pioraram com a estiagem. Será difícil para os paulistas se livrarem de um racionamento mais forte, a menos que ocorram chuvas excepcionais nas áreas dos reservatórios, o que é pouco provável. No casso do Rio, há problemas. Mas o volume de água disponível é suficiente para escaparmos de um colapso, adotando medidas menos severas para racionar água — avaliou Paulo Canedo, professor do Departamento de Hidrologia da Coppe/UFRJ.

Embora a taxa de reserva tenha ficado estável nos últimos quatro dias, o nível do Cantareira continua muito baixo e pode levar as agências reguladoras a reduzirem a vazão. Nos últimos 12 meses, a quantidade de água retirada do sistema caiu de 33 mil litros por segundo para 16,5 mil litros. Caso esse limite seja reduzido para 12 mil litros, a Sabesp estuda fazer um rodízio na Região Metropolitana, com cinco dias por semana sem água nas torneiras. Nesta quarta-feira, o secretário estadual de Recursos Hídricos, Benedito Braga, disse que o racionamento não está descartado e que, caso o governo opte por adotá-lo, a população será avisada. Além disso, informou, serão feitas obras para garantir o abastecimento em prédios públicos.

A estiagem em São Paulo começou no segundo semestre de 2013, quando passaram a ser registradas chuvas abaixo das médias históricas. O governador Geraldo Alckmin e a Sabesp só começaram a admitir a gravidade da situação, no entanto, há três semanas. Nesta quarta-feira, foi a primeira vez que um representante do governo se reuniu com prefeitos da Região Metropolitana para tratar do assunto. Os prefeitos cobraram a elaboração de um plano de contingência.

DADOS NO SITE DA SABESP

São Paulo difere do Rio na metodologia adotada para avaliar as reservas disponíveis. Mesmo usando o volume morto, os índices do Cantareira costumam aparecer como positivos. Isso porque as autoridades paulistas contabilizam a quantidade de água obtida abaixo das bombas como “reservas positivas”. No caso do Rio, são seguidos os parâmetros da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que divulgam dados negativos.

Em São Paulo, os níveis dos reservatórios podem ser facilmente consultados no site da Sabesp. No Rio, O GLOBO buscou nesta quarta-feira, sem sucesso, dados atualizados de todos os reservatórios, mas não encontrou informações em sites do governo do estado. A Cedae repassou o pedido de informações à Secretaria estadual do Ambiente, que, por sua vez, transferiu a questão para o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que também não deu resposta.

Fonte: http://guiame.com.br/noticias/sociedade-brasil/situacao-do-abastecimento-de-agua-no-estado-de-sao-paulo-e-mais-critica-que-do-rio.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Oseias Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Ingrid Duque
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Billy Graham
Bispa Lucia Rodovalho
Missionário David Miranda
Pastor Jorge Linhares
Pastor Marco Feliciano
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Missionário RR Soares
Pastor Adão Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Abílio Santana
Pastor Yossef Akiva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Lucinho
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Carvalho Junior
Pastora Helena Tannure
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo César Augusto

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Renascer Praise
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Damares
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Davi Sacer
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Karen Martins
Ministério Diante do Trono
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Banda Oficina G3
Cantor André Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Rose Nascimento
Cantora Fernanda Brum
Cantora Aline Barros
Cantora Andrea Fontes
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lauriete
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares