Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Shafik Saleh é condenado a um ano de prisão

Um cristão norte-americano enfrenta um ano de prisão após uma audiência em que foi acusado de estuprar e agredir Magda Refaat Gayed no abrigo para meninas dirigido por ele no Cairo.

Logo após a audiência final do caso de Shafik Saleh Shafik, os três juízes da Corte Criminal nº 15, de Abbassiya, no Cairo, haviam postergado o veredicto três vezes. Finalmente, no dia 20 de outubro, a corte sentenciou Shafik, que também possui cidadania egípcia, a um ano de prisão. Mas até agora eles não liberaram o veredicto por escrito.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

De acordo com um dos advogados de defesa, um veredicto escrito detalhando as acusações contra Shafik deverá ser feito dentro de 30 dias, ou o caso terá de passar por um segundo julgamento.

"Eu estou pasmo", disse a Compass Naguib Gabriel, advogado de Shafik. A defesa esperava que o réu fosse inocentado depois que o melhor legista do Egito, dr. Ayman Soda, testemunhou no mês passado a favor do cristão.

O dr. Ayman havia apontado inconsistências nas declarações de Magda de que ela teria escapado do segundo andar do abrigo de Shafik enquanto suas mãos e pés estavam amarrados. O médico legista também apontou procedimentos falhos da parte do médico da corte.

Após ouvir a declaração do dr. Ayman, o juiz principal havia comentado: "Isso significaria que tudoé uma mentira."

Magda acusou Shafik de tê-la estuprado, mas testes iniciais mostraram que ela não tinha sido violentada sexualmente.

Os advogados da defesa acreditam que o veredicto culposo foi baseado em discriminação religiosa, declarando que desde a primeira audiência, em setembro de 2004, a corte tem mostrado um favoritismo constante pelos islâmicos.

Infringindo diretamente a lei egípcia, a qual proíbe menores de participar de qualquer atividade legal incluindo conversão, a promotoria pública estadual havia ordenado que Magda, de 17 anos, fosse levada a um centro islâmico em Al-Azhar para se converter ao islamismo. A corte também falhou em mandar Magda de volta para junto de sua família cristã.

Shafik concordou que a decisão da corte foi movida pela religiosidade, dizendo: "Agora estamos achando que o juiz principal entendeu o tempo todo que eu sou inocente. Mas os outros dois juízes são muito islâmicos, então eles estão pensando em me pôr na cadeia."

O apoio de dois dos três juízes era necessário para que a corte desse um veredicto.

A irmã de Shafik, uma cidadã norte-americana, enviou por fax uma carta ao papa copta ortodoxo Shenoudah III, solicitando que ele interviesse nesse caso. Shenoudah lidera a Igreja Copta Ortodoxa, representando quase metade dos sete milhões de egípcios cristãos.

A mensagem a Shenoudah resumiu o caso, incluindo os detalhes sobre a aceitação de Magda ao abrigo Apaskhyron El-Kellini para moças em setembro de 2004. Sua família colocou-a no abrigo após recuperar-se de duas semanas de ausência, já que ela havia fugido com um com um jovem muçulmano. Um dia depois de sua chegada, Magda fugiu do abrigo e foi a uma lanchonete local, onde gritou que cristãos a "haviam torturado e agredido".

Enquanto a embaixada dos EUA no Egito se recusou a comentar o caso, Shafik confirmou a Compass que ele e seu advogado haviam consultado oficiais da embaixada.

Embora Shafik tenha solicitado que representantes da embaixada comparecessem às audiências ao longo do ano passado, nenhum oficial dos EUA apareceu.

Shafik obtém o direito legal de apelar da decisão da corte, mas tem pouca esperança de que um segundo julgamento seja garantido. Somente com o consentimento de pelo menos dois dos três juízes originais ele poderia ser ouvido por uma nova corte.

"Se eu apelar agora, eles não o aceitarão", disse Shafik a Compass. Como o apelo deve ser feito pessoalmente, ele arriscaria uma prisão imediata. "Se eles não aceitarem, então me levarão imediatamente para a prisão".

Mas, mesmo que o apelo de Shafik fosse aceito, os advogados de defesa têm pouca confiança de que ele teria liberdade sob fiança. "O tempo que a corte levaria para avaliar o caso, seu tempo na prisão já terá terminado," disse Gabriel a Compass.

"Shafik pode sofrer um ataque cardíaco", acrescentou Gabriel, expressando o temor de que o tempo na prisão pode significar abuso e possivelmente morte ao seu cliente de 58 anos. Durante a primeira detenção de Shafik, em setembro de 2004, a polícia não permitiu que ele tivesse acesso ao seu medicamento para o coração por mais de 48 horas.

Ainda mais perigoso que o abuso policial é a possibilidade de tratamento de doenças nas mãos de prisioneiros colegas.

"Talvez eles não me machuquem", disse Shafik referindo-se à polícia. "Mas eles permitirão que os criminosos me prejudiquem. Especialmente quando eles disseremque Shafik está pregando a Bíblia, e que ele converte garotas muçulmanas ao cristianismo. Isso os deixará loucos".

Quando os problemas cardíacos forçaram Shafik a se aposentar de seu negócio de eletrodomésticos no Texas, há mais de cinco anos, ele retornou ao Egito para ajudar crianças desabrigadas como voluntário.

Após mudar o foco de seu trabalho para apoiar jovens cristãs, que, segundo ele, estavam "sendo pressionadas a mudar sua religião" para o islamismo, Shafik jamais imaginou que seus esforços fossem colocá-lo na prisão.

 "Estou planejando encontrar um modo de manter os abrigos abertos", disse Shafik a Compass, referindo-se aos dois abrigos para crianças entre 2 e 17 anos que ele dirige. "Eu vivo um dia por vez e oro para que Deus me ajude a saber o que Ele quer que eu faça."

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/11/noticia2164/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane