Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Sem identidade, sem ajuda

Os cristãos são os últimos a receber ajuda humanitária e, geralmente, são discriminados no momento da distribuição de alimento”, contou o colaborador da Portas Abertas na região. “É muito difícil conseguirem ajuda do governo porque não têm comprovantes de residência. Esses comprovantes foram queimados ou destruídos quando as famílias cristãs fugiram [do conflito], ou não os têm por conta da pobreza e do analfabetismo”.

A maior parte dos cristãos pertence à tribo sama, que vive nas cidades de Rio Hondo e Mariki, enquanto alguns eram da tribo tausug, de Santa Catalina. Estas áreas estavam entre as cinco aldeias que presenciaram os confrontos entre as forças armadas filipinas e a facção, liderada por Misuari, da Frente Moro de Libertação Nacional (FMLN). O conflito, que entra em seu décimo sexto dia, eclodiu nas primeiras horas do dia 9 de setembro.

Auxílio para Nursiba
Nursiba Asa estava prestes a alimentar seu bebê de um mês quando ouviu tiros. Ela percebeu o problema do lado de fora quando viu os vizinhos lutando. A mulher fugiu imediatamente com seus seis filhos para a casa de um parente em uma aldeia vizinha.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


“Era cerca de nove horas da manhã quando eles [os vizinhos] nos disseram que tínhamos de sair porque a FMLN estava prestes a assumir”, lembrou a cristã da tribo tausug (de Santa Calatina), de 34 anos. “Meu marido decidiu permanecer. Nós ficamos na casa de parentes por quatro dias. Então, nos mudamos para a ‘arquibancada’. Eu estava chorando durante o trajeto. Levava meu bebê de 1 mês em um braços e o de 1 ano em outro. O restante dos meus filhos segurava minhas pernas até chegarmos; eram cerca de 2 horas da tarde”.

À medida que o combate persistia, os desalojados chegavam aos milhares ao Estádio Memorial Joaquin F. Enriquez, conhecido pelos moradores como “a arquibancada”. As condições de vida eram precárias e o acesso a ajuda e serviços médicos era difícil, especialmente para os cristãos da etnia sama, como Nursiba. O noticiário local também informou que havia casos de assédio entre as crianças.

Um parceiro da Portas Abertas providenciou a realocação de Nursiba e sua família. “Estou aliviada”, disse ela. “Meus filhos estão seguros aqui. Podemos dormir confortavelmente e há um teto sobre nossas cabeças. Sou grata às pessoas que cuidaram de meu bebê de 1 mês (que estava desidratado). Mas ainda estou preocupada com meu marido”.

O esposo de Nursiba foi capturado em uma loja de ferragens durante as operações militares de apuração. Ele foi preso sob a acusação de roubo e só seria liberado se ninguém apresentasse queixa contra ele. “Conheço meu marido”, disse Nursiba. “Ele não roubou nada de ninguém. Espero que seja liberto (da prisão) em breve. Ele é inocente”.

Segundo notícia da agência Euronews, os conflitos tiveram início porque “a Frente Moro de Libertação Nacional luta, desde 1971, pela criação de um Estado islâmico no sul das Filipinas, zona majoritariamente muçulmana num país católico.”

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2013/10/2748447/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane