Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Segundo teólogo, Calvino era ecumênico e comunista

João Calvino promoveu o ecumenismo e o ideal comunista bíblico, disse Sergio Arce Martínez, um dos mais proeminentes teólogos protestantes cubanos dos últimos 50 anos.

Como milhões de reformados e presbiterianos em todo mundo, Arce participa do esforço mundial de avaliação da herança calvinista, no marco das celebrações dos 500 anos do nascimento do reformador, natural de Noyon, França.

“Quando analisamos certos momentos na vida e certas reflexões em suas obras, encontramos a idéia de que as igrejas nascidas da Reforma pudessem organizar-se de diferente maneira. Isto é, na perspectiva de Calvino, que não se pode sacralizar de maneira idolátrica uma maneira específica de organizar a igreja, em termos locais ou universais. Isso reflete, em termos eclesiológicos, um aspecto fundamental do espírito ecumênico de Calvino”, assinalou Arce.

O ecumenismo de Calvino ultrapassou o estritamente eclesial porque foi multicultural, agregou Arce. “Durante seu ministério pastoral, Genebra foi uma cidade na qual confluíram centenas de crentes de todas as nacionalidades européias, procurando refúgio, de diferentes culturas e experiências religiosas”.

Foi durante sua estada em Estrasburgo que Calvino recebeu a influência ecumênica de outro reformador, Martín Bucero, que considerava como meta de sua vida lutar para que fossem vencidas todas as diferenças que dividiam as diferentes tradições reformadoras naquele momento histórico, rico em diversas tendências eclesiológicas e teológicas.

Um exemplo concreto dessa atitude ecumênica de Calvino foi seu encontro com Heinrich Bollinger, em 1549, para atingir o que se chamou o Consenso de Zurique, um passo decisivo na forja da unidade de todas as igrejas suíças, tanto de fala alemã como francesa.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Mas também devem destacar-se, insistiu Arce, suas relações com o movimento hussita — a Comunidade dos Irmãos Checos —, seu desejo de manter uma relação mais estreita com os luteranos, a ponto de poder atingir uma verdadeira unidade eclesial e sua fluída correspondência com os arcebispos ingleses Cranmer e Parker, e com o secretário de Estado da Rainha Elizabeth em seu desejo de relacionar-se mais intimamente com a Igreja Anglicana. Sem esquecer seu auxílio exemplar aos valdenses no meio de suas graves dificuldades quando foram declarados hereges e perseguidos pela Igreja Católica Romana.

Mas além de ser ecumênico, o reformador — a quem não poucos atribuíram a “paternidade” ideológica do capitalismo— foi um paladino de idéias que podem qualificar-se de comunistas, afirmou Arce.

“Quantos dores e dissabores poderiam sido poupados na História, se suas pretensos seguidores tivessem prestado ouvidos a sua maneira comunista de pensar e de atuar, quando propugnava que fosse uma realidade sócio-político-econômica o princípio comunista: ‘De cada qual segundo suas capacidades e para cada qual segundo suas necessidades!’”, esclareceu o teólogo cubano.

Na opinião dele, “uma grande parte dos chamados calvinistas, pretensamente seguidores do pensamento de Calvino, desentenderam-se por razões nada espirituais, e muito menos cristãs, do que comentava Calvino sobre a passagem do apóstolo Paulo em II Coríntios 8:13-15:

“‘Deus quer que tenha tal analogia e igualdade entre nós, que cada qual tenha de fornecer aos que têm menos, segundo esteja a seu alcance, a fim de que alguns não tenham em demasía e outros estejam em apuros’”.

Arce destaca que esta idéia foi parte essencial do ensinamento de Calvino, segundo se lê textualmente em seu “Comentário sobre a Segunda Carta aos Coríntios”, que consta em seu “Comentário ao Novo Testamento”, editado em francês em 1561.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/segundo-teologo-calvino-era-ecumenico-e-comunista.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane