Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Sacerdotes são alvo de seqüestradores no Iraque

Líderes eclesiásticos iraquianos lançaram apelos pela libertação de um sacerdote caldeu seqüestrado no sudeste de Bagdá em 16 de agosto.

Em uma declaração por e-mail, o arcebispo de Kirkuk, Louis Sako, pediu a libertação do padre Saad Sirop da paróquia de St. Jacob, no distrito de Doura, em Bagdá.

O apelo citou o capítulo 5 do Alcorão, que determina que os muçulmanos protejam sacerdotes e monges. Louis Sako também observou que Saad Sirop era um bom homem, que pregava e praticava a paz e o amor.

"Acredito que haja duas razões para esse tipo de seqüestro", disse ao Compass, por telefone, o arcebispo. "A primeira é dinheiro. Mas a segunda razão é que eles querem expulsar os cristãos do Iraque".

O arcebispo disse que o distrito de Doura era uma área de maioria muçulmana sunita, com o significativo número de 3 mil cristãos. Ele afirmou que sunitas que chegaram à área, vindos de outras partes do Iraque, queriam tomar posse das casas de cristãos.

"Saad Sirop saiu da igreja e estava voltando para casa por volta das 6h30, quando seu carro foi parado por três homens mascarados e armados", contou Louis Sako. "Eles o forçaram a entrar no carro em que estavam e deixaram o motorista do padre sozinho".

O seqüestro do religioso foi relatado no dia seguinte nos sites de notícias "Buratha News" e "Aswat Al-Iraq". De acordo com esse último, o Partido Iraque Islâmico pediu que os seqüestradores de Sirop o libertassem.

O bispo auxiliar católico caldeu de Bagdá, Shlemon Warduni, que está fora do país, também lançou um apelo pela libertação do sacerdote. Ele dirigiu-se diretamente aos seqüestradores, dizendo que o seqüestro de um clérigo que serve fielmente ao país não ajudaria a causa deles.

O padre Saad, de 30 anos, estava com uma viagem para Roma marcada para setembro, para completar o doutorado em filosofia, segundo Louis Sako. "Até agora não tivemos notícias dele", confirmou o arcebispo.

Segundo seqüestro

Saad é o segundo sacerdote caldeu seqüestrado neste mês. De acordo com o arcebispo, o padre Raad Kashan, do distrito Battawin, em Bagdá, também foi raptado por um grupo em busca de resgate, cerca de duas semanas atrás.

O padre conseguiu escapar depois de três dias no cativeiro, prometendo retornar com o dinheiro do resgate. De acordo com o arcebispo, Raad Kashan partiu para a Alemanha para evitar represálias por não ter pago o resgate.

Muitos cristãos iraquianos acreditam que a violência contra eles é motivada em parte porque sua religião é vista como uma conexão com os países ocidentais que controlam o Iraque.

Os cristãos também são visados por administrarem lojas de bebidas e salões de beleza, coisas consideradas ofensivas pelos seguidores radicais muçulmanos sunitas e xiitas, que formam a maioria da população iraquiana de 25 milhões de pessoas.

Mas a violência contra os cristãos, estimados em 3% da população, nem sempre tem motivações religiosas.

Os cristãos também sofrem simplesmente por serem um "alvo fácil", disse um sacerdote iraquiano que hoje vive fora do país.

Dois irmãos cristãos foram atingidos por tiros de terroristas em sua carpintaria em Mosul, em 12 de agosto, contou o padre Emanuel Youkhana. "Não há evidências de que eles foram alvejados por serem cristãos, mas o fato é que os terroristas sabem que quando suas vítimas são cristãs, não haverá vingança".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Vítimas lucrativas

A série de seqüestros comuns na era pós-guerra com freqüência atinge os cristãos por razões puramente financeiras. Junto com os estrangeiros, os cristãos são vistos como vítimas lucrativas, cujas famílias, tradicionalmente de classe média, pagarão resgates altos.

Depois do seqüestro e libertação do arcebispo sírio de Mosul, em janeiro de 2005, não ficou claro se o rapto foi motivado pela religião ou pelo dinheiro.

Cristãos naturais do Iraque têm deixado o país nos últimos dois anos, na medida em que sua comunidade tem estado sob repetido ataque. Embora os números não sejam precisos, fontes próximas à Igreja iraquiana afirmam que dezenas de milhares de cristãos fugiram para a Síria e a Jordânia.

De acordo com um relatório da Sociedade Alemã para Povos em Risco, muitos dos cristãos iraquianos também estão deslocados dentro do país.

"Muitos do nosso povo estão indo em direção às áreas curdas do norte, porque é mais barato do que sair do país", confirmou o arcebispo Louis Sako.

Uma série de explosões de igrejas em Bagdá, em agosto e setembro de 2004, desencadeou um êxodo dos cristãos para a Síria e a Jordânia. As explosões simultâneas de seis igrejas em Mosul e Bagdá em janeiro passado reforçaram essa tendência.

Mesmo assim, os ataques contra os cristãos no Iraque são simplesmente parte do cotidiano caótico da era pós-Saddam Hussein.

O recente aumento da violência em Bagdá motivou os Estados Unidos e o Iraque a enviar 50 mil homens para rastrear a capital em busca de membros de grupos insurgentes armados, segundo noticiou a agência Reuters em 16 de agosto, em meio a novos episódios de violência em Mosul e em Basra.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/08/noticia2882/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Adão Santos
Pastor Benny Hinn
Pastor Abílio Santana
Pastor Elson de Assis
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Marco Feliciano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Agenor Duque
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Yossef Akiva
Pastor Lucinho
Bispa Ingrid Duque
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilmar Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Mariano
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Reuel Pereira Feitosa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantora Nivea Soares
Cantora Cassiane
Voz da Verdade
Cantora Damares
Cantora Lea Mendonça
Cantor Regis Danese
Cantora Rose Nascimento
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Bruna Karla
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Cantora Aline Barros
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Davi Sacer