Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Romancista e teólogo retratam um Judas traidor e traído

A associação de Judas com a traição está tão arraigada na mentalidade cristã que os dicionários trazem o nome do apóstolo como sinônimo de traidor.

Relatado no polêmico Evangelho Segundo Judas, Benjamin Iscariotes, supostamente o primogênito do apóstolo, conta quem foi o pai, como este realmente se sentia a respeito de Cristo e como viveu até morrer –com cerca de 70 e crucificado, não cometendo suicídio logo após a condenação de Jesus, como diz o “Evangelho Segundo Mateus”.

O evangelho de Judas, narrado por esse suposto primogênito, é recontado através da colaboração entre o escritor e político britânico Jeffrey Archer e o professor e especialista na Bíblia Francis J. Moloney –recomendado a Archer por ninguém menos que o cardeal Carlo Maria Martini –que disputou com Joseph Ratzinger (o papa Bento 16) a escolha para a o cargo deixado por João Paulo 2º.

Os autores classificam a tentativa de “humanizar” e redimir Judas como um projeto “arrojado” e “despretensioso” –leia-se, sem a pretensão de que o livro pudesse alterar a estrutura de quatro evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João) da Bíblia. O volume é apresentado como um “livro sagrado”: capa imitando couro, bordas douradas nas páginas e marcador de fita.

O Judas do evangelho recontado era inicialmente seguidor do profeta João Batista. Depois do primeiro contato com Jesus, Judas torna-se seu discípulo, movido “por sua interpretação dos textos sagrados de Israel”, e dizia a todos que o “Messias prometido” havia sido encontrado. Mesmo assim, discorda de certos atos de Jesus, como o de permitir que Maria, de Betânia, lavasse e enxugasse os pés de Cristo com os próprios cabelos.

Ao longo do livro, Judas deixa de ver Jesus como o Messias para vê-lo como apenas um “homem de Deus”, mas mantém-se como um seguidor. Mesmo assim, percebe o cerco se fechando. Tenta evitar que Cristo crie problemas demais para si mesmo e fica amigo de um escriba de Jerusalém –que, na verdade, não tem interesse nenhum em que Jesus continue a desafiar o Sinédrio (tribunal permitido por Roma para julgar e punir os judeus segundo as leis judaicas).

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A traição de Judas acaba se revelando como um excesso de zelo: fica amigo do escriba, achando que o convenceu a permitir que Jesus saia de Jerusalém e volte para a Galiléia, e o revela aos soldados beijando-o no rosto (imagem retratada artisticamente em todas as épocas pelas mais diversas escolas).

Ele próprio, no entanto, é surpreendido pela ação dos soldados e do escriba. “Judas estava escandalizado ao ver que dentre o grupo que viera para prender Jesus encontrava-se o escriba que declarara ser seu amigo (…) Judas investiu contra ele, seus punhos erguidos enquanto gritava: 'Tu me traíste.' Mas dois dos soldados o agarraram pelos braços e o detiveram.” Vê-se que Judas, se traiu, também foi traído.

Outros detalhes envolvidos no episódio da traição cometida por Judas, como o das 30 moedas de prata que teriam sido recebidas pelo apóstolo (e que não encontra respaldo “em nenhum estudo sério do Novo Testamento”), são explicados no glossário no fim do livro.

O texto tem trechos destacados em vermelho –citações diretas ou paráfrases dos textos bíblicos. Para o leitor mais cético, se quiser conferir se os trechos estão mesmo na Bíblia, nas margens das páginas há as indicações dos livros, capítulos e versículos do texto bíblico.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/romancista-e-teologo-retratam-um-judas-traidor-e-traido.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane