Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Reportagem analisa a direita religiosa nos EUA

A revista "The Economist" publicou recentemente uma ampla reportagem sobre o avanço da direita religiosa nos Estados Unidos, na qual afirma que o "braço político da América cristã é mais complexo e dinâmico do que parece". Leia a matéria na íntegra:

Esta semana, pelo quarto ano consecutivo, o Presidente George Bush interrompeu sua agenda para falar na Convenção Batista do Sul. Bush prometeu ao rigoroso grupo evangélico, com 16 milhões de membros, que faria de tudo para banir o casamento gay e o aborto, e que defendia os mesmos "valores familiares" que os presentes.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Após o "Julgamento do Macaco" (caso Scopes versus Estado do Tenessee) em 1925, quando as idéias criacionistas caíam em descrédito, a opinião dos fundamentalistas do Cinturão da Bíblia instalados no governo deve ter parecido bizarra. Nos anos 60, muitos americanos liberais pensavam que a religião havia sido retirada de praça pública por uma boa causa. Mas hoje em dia o presidente, o secretário de estado e o porta-voz da Casa Branca aceitam o rótulo de evangélicos. Toda quinta-feira acontece um café da manhã de oração no Congresso. E os liberais sempre afirmam que um dos dois maiores partidos dos EUA tem feito tudo para criar uma teocracia - apoiado por algo entre um quarto e um terço da população.

Da esquerda, Howard Dean, presidente do Partido Democrata, referiu-se depreciativamente aos republicanos como "um partido de cristãos brancos". John Danforth, ex-senador republicano e defensor dos "cristãos moderados", comentou com o New York Times semana passada que os dois principais acontecimentos políticos dos últimos dez anos foram a ascensão da direita cristã e o acirramento da disputa partidária - e que um fenômeno está ligado ao outro.

Sem dúvida, os cinco primeiros meses do segundo mandato de Bush parecem confirmar o fato. A direita religiosa exerceu um papel decisivo na intervenção de última hora do Congresso para "salvar" a vida de Terri Schiavo, uma mulher da Flórida com graves danos cerebrais, como na tentativa de evitar a tática da obstrução que os senadores democratas usaram para retardar as nomeações de juízes feitas por Bush. O quadro deve ficar ainda mais sangrento e não vai demorar muito. No Estado de Massachusetts, Mitt Romney, o ambicioso governador republicano, está brigando para impedir o casamento gay. Na Califórnia, está em votação uma iniciativa para que se notifiquem os pais quando menores de idade procuram um médico para abortar. As duas disputas mais intrigantes do próximo ano envolvem política religiosa: na Pensilvânia, Bob Casey, um dos pouquíssimos democratas pró-vida, tem uma grande chance de desbancar Rick Santorum, o conservador mais polêmico do Senado; na Geórgia, Ralph Reed, o Wunderkind da direita cristã, está concorrendo ao cargo de vice-governador.

Afinal, as batalhas Schiavo e da obstrução não passaram de escaramuças diante da guerra que será deflagrada quando Bush nomear uma nova Suprema Corte.  Isso poderá ocorrer em 27 de junho, quando o tribunal entrará em recesso e o presidente da corte, William Rehnquist, que está doente, deve anunciar sua aposentadoria.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/07/noticia1947/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo César Augusto
Pastor Jorge Linhares
Missionário RR Soares
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Elson de Assis
Pastor Abílio Santana
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Agenor Duque
Missionário David Miranda
Pastor Carvalho Junior
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Yossef Akiva
Pastor Benny Hinn
Pastora Helena Tannure
Pastor Marco Feliciano
Pastor Aluizio Silva
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Camara
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Billy Graham
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Pastor Geziel Gomes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Ferreira
Bispo Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho
Cantora Elaine de Jesus
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Andrea Fontes
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantor Davi Sacer
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Bruna Karla
Cantora Mara Lima
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Ministério Renascer Praise
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil