Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Religião é obstáculo à união política européia

Apesar de todos os discursos grandiosos a respeito da unidade política durante a assinatura da primeira constituição da União Européia, em Roma, em 29 de outubro, foi uma estátua de bronze que acabou ilustrando a atual crise de identidade vivida pelo bloco.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Uma estátua do papa Inocêncio X pairava sobre os 25 líderes da União Européia enquanto estes assinavam uma constituição que não menciona as raízes cristãs do continente. Os apelos repetidos do Vaticano para que a união não procedesse dessa forma não tiveram sucesso, e até mesmo a mão da estátua do papa, feita no século 17, parecia estar estendida em um apelo congelado e fútil.

Em vez disso, a estátua foi uma lembrança do passado espiritual europeu neste momento no qual vários críticos conservadores se queixam de que o secularismo está saindo do controle. As suas suspeitas foram reforçadas quando um ministro católico italiano retirou a sua candidatura para um posto na Comissão Européia, após ser criticado por afirmar que o homossexualismo é um pecado e que as mulheres que se casam e ficam em casa têm uma vida melhor.

Agora, um debate em torno de questões sociais tomou conta da União Européia e acrescentou uma dose de tempero àquilo que é tido freqüentemente como uma tecnocracia insípida. Alguns comentaristas dizem esperar que isso estimule mais pessoas a se interessar pelas políticas da União Européia.

É mais fácil para o cidadão comum se preocupar com religião e valores do que com questões econômicas técnicas, diz Luca Diotallevi, sociólogo da Universidade de Roma que estudou o papel dos valores sociais e da religião na Europa. É possível que isso gere mais interesse pela União Européia.

Um forte secularismo tem dominado o discurso político europeu desde que o Tratado de Roma original foi assinado em 1957, criando a Comunidade Econômica Européia, uma entidade precursora da União Européia.

Devido ao fato de os pioneiros da união serem católicos que acreditavam que as raízes comuns do continente iam além das fronteiras nacionais, o Vaticano há muito apóia a experiência.

A Santa Sé sempre apoiou a promoção de uma Europa unida com base naqueles valores que são parte da sua história, disse o papa João Paulo II após assinar a constituição. Levar em conta as raízes cristãs do continente significa utilizar uma herança espiritual que continua sendo fundamental para os futuros desdobramentos da união.

As negociações a respeito da constituição incluíam uma acalorada polêmica sobre se as raízes cristãs européias deveriam ser reconhecidas no documento, embora, no final, os oponentes tenham prevalecido.

O Parlamento Europeu teria provavelmente rejeitado Bush, mas o povo norte-americano, ao contrário, votou nele, disse na quarta-feira Rocco Buttiglione, o ministro italiano obrigado a renunciar por não ter obtido o apoio do Parlamento. Os Estados Unidos demonstraram ser mais religiosos e mais atentos para com os seus valores do que a Europa.

Buttiglione se tornou uma espécie de ícone para os católicos conservadores que alegam que um secularismo estrito está prejudicando a Europa.

Embora alguns analistas políticos europeus advirtam que a batalha envolvendo Buttiglione e a constituição européia possa minar o apoio da Igreja Católica à União Européia, outros, como Diotallevi, enxergam um raio de esperança.

O fato é positivo, afirma Diotallevi. Começamos a discutir coisas que há muito tempo têm sido tomadas como verdades absolutas. A religião era uma questão na qual não podíamos tocar - e agora estamos começando a discuti-la. Não estamos no saindo muito bem nessa tarefa, mas ela está apenas no início.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/11/noticia1482/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Joyce Meyer
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Jorge Linhares
Pastor Yossef Akiva
Pastor Geziel Gomes
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Pastor Abílio Santana
Bispo Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Bispa Ingrid Duque
Missionário David Miranda
Pastor Claudio Duarte
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Elson de Assis
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Márcio Valadão
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Billy Graham
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Lucinho
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Carvalho Junior
Pastor Aluizio Silva
Missionário RR Soares
Pastor Adão Santos

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantora Damares
Cantor André Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantora Karen Martins
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantor Davi Sacer
Cantora Cassiane
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Cantora Rose Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Cantora Alda Célia
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil