Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Qual o real sentido da expressão 'Gostosuras ou Travessuras' no Halloween?

Hoje em dia, por se tratar de uma festa que se relaciona com a morte e com espíritos maus, resgata elementos e figuras assustadoras. Os símbolos mais comuns desta festa são: fantasmas, bruxas, aranhas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros, abóboras com expressões más, a figura da morte com a foice, personagens como Drácula, Frankenstein, Vampiro e Lobisomen e até máscaras tipificando o demônio, com grandes chifres.

Com o tempo, outros elementos foram associados, como filmes de terror, com cenas fortíssimas de mortes violentas, músicas tenebrosas e brincadeiras de mau gosto.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Tradições: Trick or Treat? Gostosuras ou Travessuras

Na Idade Média, existia um costume no dia de Finados, chamado de souling (“soul”, vem de alma), em que crianças saiam pelas ruas, pedindo um pedaço de bolo. O bolo era para as “almas” dos falecidos, como um ato de caridade. Em troca, as crianças ofereciam uma oração pela família. Na maioria das casas, sempre havia uma família que já tinha perdido alguém.

Mas a tradição evoluiu, e as crianças passaram a pedir doces, e no lugar de oferecer uma oração, passaram a ameaçar as famílias que não lhes davam os doces, dizendo que fariam alguma travessura: Trick or Treat? Possivelmente, a brincadeira evoluiu na Inglaterra, durante o período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão.

Celebrar a missa era passível de pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados. Então, eles armaram um plano, conhecido como Gunpowder Plot (Conspiração da pólvora), que visava explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora em sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida.

Em pouco tempo a data se converteu numa grande festa na Inglaterra, que existe até os dias de hoje. Muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo-lhes: Trick or Treat (gostosuras ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses.

Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa, onde hoje, por colonização cultural dos Estados Unidos, aparece o Halloween enquanto desaparecem as tradições locais. É por isso que, hoje em dia, ninguém compreende o verdadeiro sentido das comemorações. As verdades vão se perdendo com o tempo e as pessoas simplesmente não se importam com as raízes e com as origens de todas as coisas. Elas vivem em festa!

Não é diferente no meio cristão. Se pararmos para pensar, são poucos os que conhecem as raízes da Páscoa, por exemplo, uma data tão importante para o cristianismo. São poucos os que se atentam para o Dia da Reforma Protestante, que também acontece no dia 31 de outubro. O que a Bíblia diz a esse respeito?

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento”. (Oséias 4.6)

Quando Deus repreendeu o povo de Israel, na ocasião, Ele não falava apenas de “conhecimento bíblico” porque a Bíblia sequer existia em sua totalidade, com os seus 66 livros como a temos hoje. Deus já exortava as pessoas a pensarem, a raciocinarem, a buscarem conhecimento. Aqueles que temem a Deus, buscam conhecimento diante Dele, e nada lhes será oculto. O mesmo ocorre nos dias de hoje. As pessoas têm à disposição um leque aberto de informações, tanto bíblicas quanto históricas, mas não se importam e não questionam esse mundo.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12.2)

Outras lendas

Há quem conte também que na Bretanha medieval, as pessoas iam de porta em porta pedindo comida em troca de uma oração pelos mortos e carregavam velas dentro de nabos esculpidos, que simbolizavam uma alma presa no purgatório. Outros dizem que essas velas eram usadas para afastar espíritos maus. Durante o século 19, na América do Norte, os nabos foram substituídos por abóboras, que eram mais fáceis de encontrar, bem como de esvaziar e esculpir. As crenças por trás desse costume, que falava sobre a imortalidade da alma, o purgatório e as orações pelos mortos, não se baseiam na Bíblia.

Fonte: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/qual-o-real-sentido-da-expressao-gostosuras-ou-travessuras-no-halloween.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane