Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Por trás das igrejas fechadas

Tendo chegado o último mês do ano, os cristãos na Indonésia antecipam com alegria o dia do nascimento do seu Salvador.

Enquanto a maior parte de igrejas está ocupada com os detalhes finais de suas festividades, outras se perguntam se poderão, de alguma forma, comemorar o Natal, já que seus templos foram interditados.

Tal é o caso da Igreja Batista em Bekasi, Java Ocidental. No dia 21 de novembro, funcionários locais exigiram que ela cessasse todas as atividades religiosas e restaurasse s função original do prédio que ocupava – aquele era um ponto comercial.

“Não sabemos o que fazer, ou que dizer à nossa congregação. Realmente fomos pegos de surpresa”, disse o chefe do departamento de missões, Bagus Widyatmo.

Além da Igreja Batista, mais 30 igrejas enfrentaram problemas semelhantes em 2008. Elas tiveram sua licença de funcionamento revogada, algumas foram fechadas e outras, demolidas.

A razão do fechamento varia de “falta de permissão para cultuar” a discussões sobre terrenos.

Em comparação com 2007, há pouca melhora.

Uma década de turbulência

O fechamento de igreja, muitas vezes instigados por muçulmanos fundamentalistas e executado por funcionários do governo, tem sido um problema contínuo.

Durante os 63 anos da vida do país como Estado independente, foram registrados 1.140 incidentes contra igrejas protestantes e católicas. Desses casos, 60% se deu nos últimos dez anos. O restante ocorreu esporadicamente nos 53 anos anteriores, antes do governo de Suharto.

“Lei e ordem foram mantidas com o ex-presidente Suharto”, disse o Presidente do Fórum de Comunicação Cristão de Jacarta, Theophilus Bela.

Suharto liderou um regime tirânico a partir de 1967 até que um golpe de estado, conduzido por universitários, o forçasse a abdicar em 1998.

“Mas no período pós-Suharto (Era da Reforma), a segurança interna sofreu. Muitas vezes, em incidentes envolvendo igrejas, as forças de segurança ficavam paradas, sem evitar o fechamento.”

Esse período de dez anos também deu lugar ao conservadorismo islâmico na Indonésia.

“As incertezas sociopolíticas, a turbulência econômica, a fraqueza do Estado fraco e a falta da aplicação da lei causaram o crescimento do radicalismo islâmico”, disse Syafi’i Anwar, diretor do Centro Internacional para o Islamismo e Pluralismo.

Conseqüentemente, a intolerância e a hostilidade religiosa contra cristãos aumentaram. Por causa da frágil aplicação da lei, grupos fundamentalistas islâmicos tomavam a lei em suas mãos, acreditando que serviam tanto à lei civil como à religião, fechando igrejas sem permissões.

Falhas na aplicação da lei

O governo atual é condenado por aprovar leis que reduziram a liberdade religiosa de grupos minoritários. O Decreto Ministerial Conjunto de 2006, que exigiu a licença para se construir um templo, é um exemplo de tais leis.

Para obter a licença, uma congregação deve ter pelo menos 90 pessoas, adquirir a aprovação de 60 vizinhos de religiões diferentes, obter o consentimento das entidades locais e receber a recomendação de um corpo inter-religioso de local (chamados FKUB).

Embora as exigências tenham sido atendidas, igrejas ainda lutam para receber a licença, muitas vezes por causa da burocracia corrupta do governo.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A congregação Filadélfia, da Igreja Protestante Cristã de Batak, se reuniu em diferentes casas na cidade de Bekasi, Java Ocidental, nos últimos oito anos.

“Temos mais de 100 membros e o consentimento de 400 vizinhos muçulmanos. Mas, há sete meses, o governo retém nossa licença”, disse o pastor Palti Panjaitan.

O responsável se recusou a processar o pedido de licença porque faltava a recomendação do FKUB. O FKUB, entretanto, não pode dar sua indicação porque a igreja não tinha “propriedades nem escritório”.

Incapaz de construir um templo, a igreja continuou os cultos nômades. No dia 22 de novembro, as autoridades interditaram três dos seus lugares de culto. Duas escolas dominicais e outras atividades religiosas além dos cultos de domingo foram interrompidas.

Olhando adiante

Outros fatores contribuíram para os freqüentes ataques à Igreja na Era da Reforma.

Os conflitos religiosos em Ambon e Poso, de 1999 a 2002, e cenas de igrejas em chamas foram provocados pela instabilidade sociopolítica. Mais de 200 igrejas foram incendiadas e destruídas.

Embora ambos os conflitos tenham cessado, ainda ocorrem confrontos entre as comunidades cristã e muçulmana.

Em dois incidentes neste ano que deixaram mais de mil desabrigados, quatro igrejas nas Ilhas Molucas foram reduzidas a cinzas, depois que homens armados invadiram duas aldeias predominantemente cristãs.

Todavia, nem tudo está perdido. “Ainda há forças de segurança que protegem a Igreja. Os meios de comunicação de massa desempenham um papel estratégico em defendê-la, e o diálogo inter-religioso com muçulmanos, até com os mais radicais, diminui a tensãoem certas situações”, explicou Theophilus.

A Igreja pode esperar por fechamentos esporádicos em 2009, segundo Theophilus. Mas a Indonésia tornou-se estável, uma vez que caminha mais firmemente em direção à democracia.

“As igrejas foram grandemente perseguidas porque há dez anos uma enorme crise financeira deixou o país caótico. Mas, agora, temos uma economia e uma democracia mais fortes”, disse ele.

Mas até que os cristãos possam construir templos sem burocracia e corrupção na Indonésia, as igrejas devem celebrar o Natal com alegria em meio às provações.

“Encontraremos um modo de celebrar esse dia especial”, disse Bagus Widyatmo. “Ore por nós.”

Pedidos de oração:

1. Ore por um Natal pacífico e significativo, tanto para os cristãos como para seus vizinhos muçulmanos. Ore para que o amor de Cristo seja manifestado pela vida de nossos irmãos durante essa época.

2. Interceda pelas igrejas que lutam para receber a licença para construir seu templo e realizar outras atividades. Peça o Senhor o favor dos funcionários locais, do grupo inter-religioso e dos vizinhos não-cristãos.

3. Suplique pelas mil famílias de duas aldeias cristãs nas Ilhas Molucas que foram queimadas neste ano. Pela o encorajamento do Senhor para eles, especialmente durante o Natal, que pode deixar seus corações ainda mais tristes. Peça que de Deus os sustente também.

 

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2008/12/noticia5000/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Carvalho Junior
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Mariano
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Missionário RR Soares
Pastor Jorge Linhares
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Apóstolo César Augusto
Pastor Geziel Gomes
Bispa Ingrid Duque
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Lucinho
Pastor Marco Feliciano
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Lucia Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Pastor Adão Santos
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Márcio Valadão
Bispo Rodovalho
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Aluizio Silva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Regis Danese
Cantora Mara Lima
Cantora Nivea Soares
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantor André Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Fernanda Brum
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Cantora Damares
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane
Cantor Davi Sacer
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Lea Mendonça
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Cantora Alda Célia