Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Pessoas vêem Deus como robô, diz estudo

A maneira como percebemos a “mente” do outro é fundamental para diversos aspectos da sociedade, desde a legislação até a medicina. Um estudo de psicologia feito na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que essa percepção é muito mais complexa do que parece e se divide em dois eixos: a relação da mente com o interior e sua relação com o exterior. Enquanto um bebê é visto como alguém com grande sensibilidade interna, Deus, por outro lado, é percebido como uma entidade mais externa.

“Toda as relações em nossa sociedade dependem da maneira como percebemos ‘o outro’, desde um cão até Deus, passando por um bebê, uma pessoa em estado vegetativo ou os mortos”, explicou a co-autora do estudo, Heather Gray. Segundo ela, “mente” nesse caso não é apenas o cérebro, mas todo um conjunto de coisas que envolve desde a alma até a personalidade. “É o todo o ser”, afirma.

Em seu estudo, Gray e seus colegas estudaram as respostas de 2040 pessoas a um questionário. Os respondentes tiveram que avaliar 13 personagens (um bebê, um chimpanzé, uma mulher morta, um cão, um feto, um sapo, uma menina, Deus, um homem adulto, um homem em estado vegetativo persistente, um robô, uma mulher adulta e eles mesmos) em relação a 18 diferentes tipos de capacidades mentais (como a capacidade de sentir dor ou o auto-controle). Eles também tiveram que passar seis julgamentos pessoais, ao responder, por exemplo, qual dos personagens mais os agradavam.

O estudo trouxe uma série de resultados interessantes, que foram publicados na revista “Science” desta semana. Os pesquisadores dividiram as capacidades mentais avaliadas em duas dimensões: a interior e a exterior. “A mente interior, que batizamos de ‘experiência’, é como o indivíduo se relaciona consigo mesmo. Ele é capaz de sentir fome? De se sentir envergonhado? De sentir alegria ou raiva?”, explica Gray. “Já a mente exterior nós chamamos de ‘agência’. É como o indivíduo se relaciona com o mundo. Ele tem moralidade? Tem auto-controle? Faz planos?”

Com essa definição, os cientistas descobriram que um robô, por exemplo, é percebido como algo que possui uma mente exterior, por ser capaz de se relacionar com o mundo, mas não uma interior, porque não “sente”. Só um dos demais personagens o supera nessa característica: Deus.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A própria psicóloga admite que o resultado é curioso, principalmente porque a grande maioria dos participantes se declarou religiosa. Boa parte, muito religiosa. “Os participantes viam Deus como alguém com bastante moralidade e pensamento, mas não como alguém capaz de sentir alguma coisa, como dor ou alegria”, explica Gray. “Em geral, quem responde o questionário tende a se colocar no lugar dos personagens. Acho que eles tiveram dificuldade de se colocar no lugar de Deus”.

A fé se expressou em outros momentos do questionário. A mulher morta recebeu alguns — poucos, mas consideráveis — pontos tanto na escala de mente interior como na de mente exterior. Para Gray isso mostra uma crença na vida após a morte. Da mesma maneira, o paciente em estado vegetativo recebeu bastante pontos na dimensão interior. “As pessoas não conseguiam desistir dele, mesmo depois de termos explicado que esse personagem não era capaz de fazer absolutamente nada”, afirma a cientista.

Para ela, os resultados são importantes porque mostram um padrão de comportamento humano. Com base nas opiniões sobre mente interior e exterior, os pesquisadores conseguiram prever com bastante precisão as decisões do grupo em uma parte posterior da pesquisa, que perguntava como o respondente se relacionaria com cada personagem. “Fizemos perguntas como: se um chimpanzé e uma menina matassem alguém, qual deles você acha que mereceria mais punição? Se você fosse forçado a machucar um homem em estado vegetativo ou um cachorro, qual deles faria você se sentir mais culpado?”, explica.

Segundo o estudo, a mente exterior está mais ligada na nossa percepção à responsabilidade. Por outro lado, a mente interior está ligada a direitos e privilégios. “O comportamento moral humano não depende de um só fator. Pelo menos duas dimensões opostas trabalham em conjunto”, diz Gray.

Diferenças 

O grupo reunido pela equipe de Heather Gray era bastante diverso, com homens e mulheres de diferentes idades, históricos e crenças. Ainda assim, as respostas de todos foram bastante uniformes.

“Não vimos diferenças entre homens e mulheres e entre pessoas mais jovens e mais velhas. Quando vimos as respostas sobre o cão, por exemplo, dividimos os resultados entre os que já tinham tido um cachorro na vida e os que nunca tiveram, e os resultados dos dois grupos foram semelhantes”, explica a psicóloga.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/pessoas-veem-deus-como-robo-diz-estudo.html


Tags: Deus, Pessoa, Robô
Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane