Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Pesquisa mostra que a fé é transmitida, sobretudo, pelos pais

Pesquisa mostra que a fé é transmitida, sobretudo, pelos pais

Estudo confirma, com base científica, algumas ideias amplamente conhecidas

Professor Vern L. Bengtson, 72, da Universidade do Sul da Califórnia (USC), é filho de um pastor evangélico. Em 1963, após cursar a faculdade mantida por sua denominação, entrou na pós-graduação na Universidade de Chicago. Pela primeira vez na vida disse que conviveu com um grupo tão grande de pessoas que não eram evangélicas.

Depois de algum tempo, decidiu fazer disso o tema de suas pesquisas para o trabalho de conclusão. Em 1969, logo após ser contratado pela USC, Bengtson começou um estudo com 350 famílias, que acompanhou regularmente até 2008. Em alguns casos, entrevistou quatro gerações. Ao todo, seus entrevistados nasceram entre os anos de 1878 e 1989.

Este longo projeto do professor Bengtson rendeu mais de 200 artigos, muitos focados em mudanças na vida após o envelhecimento e no conflito intergeracional. Ele se tornou um especialista conceituado sobre esses temas. Somente agora ele disse estar pronto para publicar suas conclusões sobre a transmissão da religião, a questão que o motivou desde o início.

Suas conclusões estão no livro “Families and Faith: How Religion Is Passed Down Across Generations” [Famílias e fé: Como a religião é transmitida através das gerações]. Escrito junto com outros dois colegas, o professor Bengtson argumenta que as famílias fazem um trabalho muito bom de passar a fé religiosa aos seus filhos. Mais interessante, apresenta suas conclusões sobre por que algumas pessoas mantêm a fé enquanto outras a abandonam na vida adulta.

Entre suas conclusões Bengtson aponta para um padrão. “A manutenção das convicções religiosas dos pais pelos filhos não diminuiu muito em 35 anos”. Os índices de “lealdade” a uma denominação são baixos. Contudo, as gerações mais jovens são propensas a manter crenças fundamentais, como o literalismo bíblico, a importância da frequência à igreja, e, em alguns casos, o ateísmo paterno.

Os pais não estão apenas tentando transmitir aos filhos uma lista de crenças, explica. “A motivação é querer que seus filhos alcancem a paz, a alegria, a esperança e a inspiração que um dia eles próprios encontraram”.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Quanto ao porquê de algumas crianças seguirem os pais, espiritualmente falando, a pesquisa de Bengtson confirma, agora, com base científica algumas ideias amplamente conhecidas. Por exemplo, os pais são o modelo de religiosidade: se você falar sobre igreja, mas nunca for, as crianças percebem a hipocrisia. Os casamentos “mistos” não ajudam. Se você não casar com alguém da mesma fé, muito dificilmente seus filhos irão partilhar a sua religião.

A principal conclusão do professor é que os laços familiares são determinantes. A “ligação emocional”, está diretamente relacionada com “a transmissão de ideias religiosas”, escreve. Segundo suas análises, há um aspecto “realmente interessante”.

“A transmissão religiosa, quando há um vínculo forte com o pai, é mais importante que a relação com a mãe”, decreta. Entretanto, há exceções. A transmissão do judaísmo, por exemplo, depende mais da relação com a mãe do que com o próprio pai.

De forma geral, no entanto, “um pai que afirme ter fé, mesmo sendo um dos pilares da igreja, se não der provas dessa fé em casa, quase certamente não verá seus filhos seguindo essa fé”. O professor Bengtson também descobriu que os avós têm uma forte influência sobre o desenvolvimento religioso das crianças, e que eles podem suprir as lacunas deixadas pelos pais. 

Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/pesquisa-fe-transmita-pais/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo César Augusto
Missionário David Miranda
Pastor Oseias Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Benny Hinn
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Billy Graham
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Márcio Valadão
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Jorge Linhares
Pastor Carvalho Junior
Bispa Ingrid Duque
Pastor Adão Santos
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque
Missionário RR Soares
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Geziel Gomes
Bispo Rodovalho
Pastor Marco Feliciano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete
Cantora Cassiane
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantor Regis Danese
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Damares
Cantora Alda Célia