Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Organização cristã difunde educação sustentável

Meio ambiente, autossustentabilidade, água, ar, despoluição, renovação, energia, solo, reflorestamento, desenvolvimento sustentável… É a Rio+20 nos fazendo pensar no presente e futuro do nosso planeta com o coração e ouvidos sensíveis às necessidades do ser humano, que usufrui da natureza – meio de vivência/convivência/sobrevivência deixado por Deus ao homem para refletir a glória do Seu nome (Salmos 24.1).

Nestes últimos dias, através de muitos meios de comunicação, esses temas parecem saltar aos nossos olhos com maior intensidade. E surgem perguntas como: O que significa educação para um desenvolvimento sustentável? E o que a educação difundida pelo Programa Socioeducativo (PEPE) tem a ver com essa sustentabilidade?

Essas indagações nos convidam a testemunhar como tentativa de contribuição, não apenas para estes tempos de Rio+20, e sim como legado para uma vida melhor no Brasil e em outros lugares onde o PEPE está e aonde ainda chegará.

Duas décadas atrás, na Rio 92, a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento difundia um convite ao mundo para que fosse adotado um “modo de desenvolvimento suscetível de responder às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de resposta das gerações futuras diante de seus próprios problemas”. No mesmo ano, nascia na comunidade de Jardim Olinda, em São Paulo, o PEPE, promovido hoje por Missões Mundiais e Missões Nacionais, agências missionárias da Convenção Batista Brasileira (CBB), já pensando em como defender o direito das crianças – principalmente as menos favorecidas de recursos financeiros e de difícil acesso à educação escolar infantil – a uma educação de qualidade e integral.

O PEPE acredita e pratica uma educação capaz de enfrentar os principais desafios atuais: a proteção ao meio ambiente, o respeito e preservação de diferenças culturais e naturais, e a defesa dos direitos humanos, em especial das crianças.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

De acordo com ex-diretor adjunto da Unesco para a Educação Nicholas Burnett, a educação para o desenvolvimento sustentável exige uma abordagem interdisciplinar, que agrega os campos social, ambiental, econômico e cultural do desenvolvimento, e propicia uma tomada de consciência de nossa relação interdependente com outras pessoas, com o mundo que nos cerca, e com a natureza.

Com a ajuda da interdisciplinaridade, o PEPE busca propiciar às crianças a construção de conhecimento voltado ao cuidado pela natureza, a partir do Evangelho de Jesus, fazendo-as imergir em um interesse pelo mundo onde vivem.

A coordenadora internacional do PEPE, missionária Terezinha Candieiro, avalia que, diante do cenário de crise mundial, surge também o interesse pela sensibilização, informação e conscientização das crianças, famílias e comunidades onde há presença do PEPE a respeito da preservação do meio ambiente, “a fim de que tomemos responsabilidade e cuidemos deste mundo criado por Deus, e que deve ser mantido por nós”

Por isso também, aproveitamos este espaço para compartilhar o testemunho de unidades do PEPE em Moçambique, segundo a experiência da missionária Odete Dossi. Esta parte da rede do PEPE no mundo, encorajada e motivada, abraçou a ideia de se autossustentar, levando em consideração o contexto local.

“Iniciando três unidades do PEPE em três vilarejos de Moçambique, como estes se autossustentariam caso eu tenha que voltar ao Brasil e os recursos financeiros deixassem de chegar?”, questionou-se a missionária em Nampula, Moçambique.

Como a criação de galinhas nesses vilarejos moçambicanos é muito comum, entre os educadores do PEPE local surgiu a ideia da construção de um galinheiro. Mobilizados, começaram, juntos a construção de uma espécie de casas com blocos de terra, bambus, capins e outros materiais oferecidos pela natureza.

“No início de dezembro de 2011, compramos nossa primeira safra de pintinhos. Começamos com 200. Tivemos muitos contratempos porque estávamos ousando e aprendendo a nos autossustentar, o que não é fácil! Contudo, o resultado foi uma boa venda da safra”, conta a missionária.

Dessa forma dizemos que a autossustentabilidade e a educação para o desenvolvimento sustentável que o PEPE também procura imprimir há 20 anos é fruto de reflexões, amor pelo que o Criador nos dá para vivermos/convivermos/sobrevivermos, ousadia e iniciativa para alcançar transformações benéficas para o contexto local. É fruto do desejo de deixar de ser apenas beneficiários e passar ser protagonistas das transformações. O PEPE acredita e apoia essas ideias.

Fonte: http://www.cpadnews.com.br/integra.php?s=12&i=13517


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário David Miranda
Bispo Rodovalho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Missionário RR Soares
Pastor Samuel Camara
Pastor Aluizio Silva
Pastor Lucinho
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Adão Santos
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilmar Santos
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Carvalho Junior
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastora Joyce Meyer
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Billy Graham
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Benny Hinn
Pastor Elson de Assis
Bispa Ingrid Duque
Pastor Márcio Valadão
Pastor Marco Feliciano
Pastor Josué Gonçalves

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Banda Oficina G3
Cantora Rose Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Cantora Lauriete
Cantor André Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Regis Danese
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantora Alda Célia
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima
Cantor Fernandinho
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Fernanda Brum
Ministério Renascer Praise
Cantora Damares