Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Oficialização da Igreja Menonita deixa dúvidas

Ironicamente, no mesmo dia, em que uma capela católica foi destruída no Vietnã, a denominação Igreja Menonita do Vietnã foi autorizada a realizar sua assembléia geral na cidade de Ho Chi Minh, em 15 de novembro.

Esse é o quinto grupo minoritário que foi legalmente reconhecido pelo governo em 2008. 

O reconhecimento governamental não pode ser confundido com liberdade religiosa total, ainda que a igreja passe a ser mais bem tratada pelo governo, disseram líderes cristãos.

Algumas vezes o registro passa a ser uma forma de controle pelo governo e isso tem levado vários grupos evangélicos a não mais se cadastrarem.

A Igreja Batista da Graça, a Igreja Presbiteriana do Vietnã, a Igreja Batista do Vietnã e a Igreja Adventista do Sétimo Dia também foram legalmente reconhecidas em 2008. Já são oito as denominações evangélicas registradas.

A Igreja Evangélica do Vietnã do Sul e do Norte foram as duas que receberam o registro antes de entrar em vigor a nova legislação sobre religião, no final de 2004.

Nenhuma das 24 igrejas domésticas da Comunidade Evangélica do Vietnã (VEF) receberam o registro de funcionamento. Apenas uma das sete congregações tem autorização para funcionar.

Das 2.148 congregações da VEF, 1.498 já solicitaram permissão para operar, porém apenas 334 já receberam a liberação. Outra organização de igrejas domésticas solicitou autorização para o funcionamento de 80 congregações, mas não houve nenhuma liberação até o momento. Outros grupos estão na mesma situação.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Igreja a serviço da nação

Na Assembléia Geral da Igreja Menonita, pastores demonstraram preocupação com possíveis segundas intenções do governo ao o reconhecer a Igreja.

O relise da Agência de Notícias do Vietnã de 15 de novembro, impondo que a Igreja deve “servir a Deus e à nação” e “unir-se com outras pessoas na reconstrução da nação”, chocou alguns líderes evangélicos, que temem que suas congregações venham ser utilizadas para fins políticos.

Líderes cristãos percebem que o governo teme as relações internacionais das igrejas, ainda que “por mais de três décadas, a Igreja Menonita do Vietnã venha atuando de forma independente das igrejas menonitas estrangeiras.”

Na cerimônia de oficialização, o representante da Agência para Assuntos Religiosos, Nguyen Thanh Xuan, disse que espera que a Igreja Menonita “pratique os bons princípios do protestantismo, assumindo a tradição da caridade, e ande de mãos dadas com pessoas religiosas ou não, para construir um país estável e próspero”.

O tratamento árduo dispensado ultimamente aos católicos em contraste com a legalização cedida a igrejas protestantes não é tão contraditório como que parece, disse um observador.

“O número de católicos supera o de evangélicos em cinco vezes, e são muito mais unidos e organizados do que as “pobres” igrejas protestantes do Vietnã”, disse ele.

Os evangélicos, em menor número, são mais divididos e menos capazes de ações conjuntas, portanto não são uma ameaça para o governo, complementa.

“Por exemplo: os intermináveis pedidos e ultimatos feitos pela Igreja Evangélica do Vietnã (do Sul) por suas 265 propriedades confiscadas são simplesmente ignorados”, ele disse. “Não esqueça que a maioria dos evangélicos é de etnias minoritárias, que vivem em áreas remotas, observadas bem de perto pelo governo.”

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2008/11/noticia4935/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Missionário David Miranda
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Billy Graham
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Camara
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Ingrid Duque
Pastor Benny Hinn
Pastor Márcio Valadão
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Jorge Linhares
Missionário RR Soares
Pastor Oseias Gomes
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Gilmar Santos
Bispo Rodovalho
Pastora Helena Tannure

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Davi Sacer
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lauriete
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Aline Barros
Cantora Fernanda Brum
Cantor André Valadão
Cantor Marquinhos Gomes
Ministério Diante do Trono
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Cantora Mara Lima
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantora Damares
Cantora Karen Martins
Cantor Fernandinho
Banda Oficina G3
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento