Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

"Nós desejamos tratar os refugiados como nossos convidados"

Em uma igreja no subúrbio de Ankawa, o líder cristão Douglas administra a vida da igreja em meio a um mar de tendas de refugiados. O hall do templo ainda é utilizado para cultos; diariamente há reuniões de oração às 10 horas da manhã, casamentos e funerais também ocorrem de forma regular. Mas ao redor das dependências da igreja encontra-se um oceano nas cores cinza, marrom, verde e branco. As tendas tornaram-se o lar de mais de 700 famílias de Mosul, Karamlesh, Qarakosh e de outros vilarejos cristãos na planície de Nínive.

"Nós não chamamos de acampamento - nós chamamos de centro", explica Douglas. "Nós queremos ter certeza de que aqueles que deixaram suas casas e vêm até aqui sejam bem-vindos. Nós os tratamos como nossos convidados. Ficamos felizes por compartilhar a vida e queremos criar um lugar onde eles se sintam seguros e tranquilos". 
O centro tem "convidados" de várias igrejas diferentes. Os afazeres da igreja, bem como, o atendimento às necessidades dos refugiados estão sendo divididos entre Douglas e seu novo colega, Daniel.

Daniel destaca que, em tais circunstâncias, a igreja, por motivos práticos, tem que se unir. "Agora mesmo, nossas diferenças não importam muito. Nós somos unidos em Cristo e compartilhamos tudo que temos".

Esse sentimento também é compartilhado pelo anfitrião, Douglas, cuja história pessoal de vida em Bagdá, sobrevivendo a explosões, carros-bomba, ataques às igrejas e até mesmo a sequestros o ensinaram a aceitar as dificuldades, receber a graça de Deus e seu perdão.

Agora, essa força interior é algo que ele tem vontade de passar adiante. "Ainda que nós não saibamos o que o futuro nos trará, nós gostaríamos de ensinar especialmente às crianças a nunca desistir, a não apenas reviver a dor das gerações anteriores, mas ensina-las a crescer mais fortes, a serem líderes na sociedade e ter a coragem de acreditar que elas podem fazer a diferença".

Douglas acrescenta: "Cristãos são o sal de qualquer sociedade. Nós somos poucos, mas podemos causar impacto. Nós podemos fazer diferença. Se investirmos em nossas crianças, haverá um futuro para os cristãos no Iraque".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Irmã Azhar, diretora da "Casa das Crianças", que está localizada na igreja, não tem tido tempo para pensar. "Durante as últimas três semanas, nós estamos inacreditavelmente ocupados. Quando os refugiados vieram para Ankawa, na noite entre 7 e 8 de agosto, eles bateram na porta de todas as escolas e igrejas da cidade. Eles chegaram sem nada. Nós os recebemos e estamos cuidando deles".

No início, apenas seis mulheres estavam servindo 2.200 pessoas. "Era um trabalho impossível", afirma a irmã Azhar, "mas nos acomodamos todos nos salões, em tendas e em lugares onde eles pudessem ter um pouco de estabilidade". No momento há 21 mulheres ajudando. Elas dividem 3 quartos apertados nas dependências da igreja.

Não é a primeira vez que a irmã Azhar teve de arranjar espaço para mais um. "A Casa das Crianças sempre esteve aberta para eles", afirmou. "Refugiados de Bagdá, pessoas retornando da Síria e agora pessoas da planície de Nínive - nós sempre tivemos um número crescente de crianças. Ano passado, tivemos 380 crianças e 21 professores".

Na escola, é possível adquirir uma valiosa experiência ao trabalhar com refugiados e isso ajuda a entender como as crianças reagem quando estão deslocadas: "É diferente dos adultos: elas se adaptam com mais facilidade. Crianças são cheias de energia e amam a vida. Nós podemos aprender com elas. Viver o momento e amar a vida - se pudermos continuar a viver dessa maneira e investir em nossas crianças, educando-as, haverá um futuro para os cristãos no Iraque", conclui Azhar.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2014/10/nos_desejamos_tratar_os_refugiados_como_nossos_convidados


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane