Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Na Nigéria, cristãos e muçulmanos se unem em protesto

Produzido nos Estados Unidos, o filme anti-Islã “A Inocência dos Muçulmanos” provocou diversos ataques de retaliação em países do Oriente Médio e arredores. Em alguns desses lugares, cristãos foram acusados de profanarem o profeta Maomé e compactuarem com a ofensa que lhes foi imposta. Na Nigéria, um grupo de crentes se juntou aos islâmicos em protesto contra a intolerância religiosa

Na cidade nigeriana de Kaduna, conhecida pela violência sectária (intolerante), muçulmanos e cristãos uniram-se na última sexta-feira (05), contra um inimigo comum: o vídeo anti-islâmico que provocou protestos em todo o mundo. Líderes religiosos declaram ódio ao vídeo, mas esperam que esse fator possa ajudar a curar décadas de violência entre os dois grupos.

Passaram-se mais de dez anos desde que a população de Kaduna tem convivido com a violência entre muçulmanos e cristãos. Os moradores dizem que, por causa disso, adeptos do cristianismo evitam algumas áreas de risco, para evitar o perigo. Pela mesma razão, seguidores de Maomé agem da mesma forma, em outras partes da cidade.

Independentemente disso, ataques motivados pela intolerância religiosa e desrespeito às diferenças continuam em muitos locais de Kaduna, com cerca de 100 pessoas mortas só em junho passado.

Mesmo diante de tal situação, na sexta-feira, líderes religiosos, cristãos e muçulmanos, marcharam juntos, condenando a produção do filme anti-Islã “A Inocência dos Muçulmanos” e celebraram o que esperam que venha a ser um passo em direção à paz.                 

Abdulkareem Youssef, um dos organizadores da manifestação, disse que a situação não mudou muito desde meados de setembro, quando os protestos começaram em todo o mundo, após o vídeo em questão, produzido por um americano, ter sido lançado no YouTube.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

No mês passado, na Líbia e no Egito, as reações ao filme foram bastante violentas; mas os protestos na Nigéria têm sido pacíficos. Youssef afirmou que o objetivo dos manifestantes é dizer ao mundo que não há aceitação para qualquer material similar, ou então, as ações de retaliação seriam carregadas de violência.

"Nós não queremos que isso aconteça novamente. Caso contrário, não seremos tão suaves com quem sabota nosso profeta", ameaçou ele.

A maioria dos manifestantes reunidos no dia 5 era muçulmana. Centenas deles cantaram louvores em árabe para Maomé. Mas o pastor Yohanna Buru é um dos muitos líderes cristãos que estacionaram seus carros no bairro muçulmano, somente para acompanhar o grupo em marcha. O local foi cercado por dezenas de guardas armados.

Ele confirmou que se juntou ao protesto em solidariedade, porque ambos os grupos são contra a divulgação de material ofensivo a qualquer religião. “A raiva provocada pelo vídeo”, Buru acrescenta, “gerou a oportunidade de muçulmanos e cristãos restabelecerem laços”.

“Protesto preventivo também é um fator relevante urgindo entre os cristãos, que pedem a condenação do vídeo, para que os muçulmanos não os acusem de apoiá-lo, o que poderia causar uma nova onda de violência entre ambos os grupos”, continuou.

"Estamos apoiando a demonstração hoje, porque sabemos que isso vai nos devolver a paz. Muitos muçulmanos não entendem que nós, cristãos, não estamos apoiando o que aqueles cineastas fizeram", afirmou Buru.

Kaduna é uma cidade localizada no centro da Nigéria que, assim como o país, está dividida, com a maioria dos muçulmanos ao norte e os cristãos ao sul.

A organização Human Rights Watch informou que cerca de 16 mil pessoas foram mortas em atos de violência política ou sectária na Nigéria, desde 1999 e, grande parte do derramamento de sangue, tem sido na região conhecida como Cinturão Médio, exatamente onde fica Kaduna, lugar em que mais de 800 pessoas foram mortas, só em 2010.

A violência sectária na Nigéria é, geralmente, resultado das diferenças políticas ou mesmo motivada por vingança. Mas, as batalhas quase sempre envolvem falhas étnicas e religiosas.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/10/1848715/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane