Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Mulheres não podem ser fotografadas usando véu

As mulheres muçulmanas em Isfara, norte do Tadjiquistão, estão tendo o documento de identificação oficial negado, pois elas se recusam a serem fotografadas sem o hijab, véu que cobre cabeça e pescoço, como ficou sabendo o Forum18 em uma visita à região no mês passado. "De baixo da lei islâmica, uma mulher não pode mostrar sua face em público, muito menos ser fotografada sem este véu", disse ao Forum18 em Isfara, Abdusator Boboyev, chefe da filial neste distrito do Partido do Reavivamento Islâmico. "Nós relacionamos essa exigência para as mulheres serem fotografadas com seus cabelos descobertos como uma infração aos direitos dos religiosos".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O jornalista televisivo local, Ikhbol Teishiyev, estima que cerca de 90% das mulheres no distrito não possuem documento de identidade (também conhecido como passaporte interno). "Eu não diria com toda a certeza que todas essas mulheres estão recusando em obter a foto do passaporte simplesmente por questões religiosas", disse ele ao Forum18 em Isfara. "Muitas delas simplesmente não vêem qualquer necessidade de ter um passaporte. Mas caso as autoridades não permitissem às mulheres terem suas fotografias vestindo o hijab, a porcentagem de mulheres com o passaporte seria sem dúvida bem maior".

Ironicamente, as mulheres podem ser fotografadas vestindo o hijab para o passaporte interno, válido somente para viagens estrangeiras.

O distrito de Isfara é um dos mais devotos ao islamismo no país e a maioria das mulheres veste o hijab. Entretanto, como Boboyev enfatizou ao Forum18, o assunto das fotos para as identidades se aplica não só a Isfara. Ele disse que, considerando que muitos residentes locais são devotos ao islamismo, o assunto passa a ser mais urgente em Isfara, mas as mulheres muçulmanas estão recusando apelar a tais documentos em outras localidades do país.

"É interessante que na Rússia, onde o islamismo reúne somente 20% da população, as mulheres são permitidas a terem suas fotos vestindo o hijab, mas aqui, onde praticamente toda a população é muçulmana, as autoridades estão compilando as mulheres muçulmanas a cometerem pecado", disse Boboyev ao Forum18.

Pulat Nurov, chefe especialista em islamismo no comitê do governo para relações religiosas em Dushanbe, capital do país, confirmou que a insistência de que as mulheres são fotografadas sem suas cabeças cobertas tem gerado um problema. "A maioria esmagadora das mulheres não considera isso como pecado", disse ele ao Forum18 no dia oito de junho. "Mas uma pequena porcentagem de mulheres muçulmanas pensa que tal concessão é inaceitável para o islamismo".

Ele disse que várias mulheres têm recorrido ao seu comitê, acrescentando que "a cada hora" o comitê tem contatado a polícia e persuadido a fazer uma exceção e permitir que as mulheres tenham suas fotos vestindo o hijab.

"É verdade que a lei não declara que as mulheres não tenham o direito de ter a foto do passaporte vestindo o hijab, mas por outro lado, fotos tiradas dessa maneira ocultam a principal característica das mulheres", disse ao Forum18 Purat. "Estamos abertos para as mulheres que querem ser fotografadas vestindo o hijab e as alertamos que, caso queiram viajar pelo país com esses passaportes, então estarão sujeitas a enfrentarem problemas com a polícia".

Bem como no Tadjiquistão, as mulheres muçulmanas têm enfrentado problemas assegurando o direito de vestir esse véu quando fotografados para a identidade em outras situações no Uzbequistão e no Azerbaidjão, outros dois países com maioria muçulmana.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/06/noticia1148/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Camara
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo César Augusto
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Pastor Elson de Assis
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Missionário David Miranda
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Gilmar Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Ingrid Duque
Pastor Geziel Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Benny Hinn
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Carvalho Junior
Pastor Marco Feliciano
Pastor Billy Graham
Bispa Lucia Rodovalho
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Jorge Linhares
Pastor Julio Ribeiro
Bispo Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Rose Nascimento
Cantora Damares
Cantor Regis Danese
Cantora Aline Barros
Cantor Davi Sacer
Cantor André Valadão
Cantor Fernandinho
Banda Oficina G3
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Lauriete
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Voz da Verdade
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins
Cantora Andrea Fontes
Cantora Nivea Soares
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus