Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Muçulmanos conseguem registro para funcionamento da mesquita

Mutobar Tajbayeva, uma ativista de direitos humanos em Fergana, leste do Uzbequistão ganhou seu caso contra a administração local, que recusou providenciar uma carta de garantias como requisito para entrar com registro junto ao governo para uma nova mesquita, uma tática burocrática comum para bloquear comunidades religiosas de obter o registro.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O problema está resolvido e em breve a mesquita será registrada!, disse Mutobar ao Forum18 NewsServicel, no mesmo dia em que a corte civil de Fergana manteve sua apelação contra a administração. Ainda assim o otimismo de Mutobar pode ser retirado, levando em conta que a administração jurídica pode (como freqüentemente tem acontecido em várias regiões do país) inventar motivos para forçar os fiéis a continuarem a revisar seus documentos necessários para o registro, arrastando o processo de registro.

O recurso obtido por Mutobar com sucesso, sem dúvida estabelece um precedente para os que estão tentando registrar suas comunidades religiosas contra a vontade das autoridades governamentais. Embora haja centenas de associações religiosas em todo o país em que as autoridades têm negado o pedido de registro, essa é a primeira vez que os fiéis conseguiram com sucesso usufruir de procedimentos legais para se posicionarem a favor de seus direitos como cidadãos. O registro é crucial, já que a lei uzbeque bane atividades religiosas não registradas e impõe duras penas aos que transgridem tal lei com reuniões secretas.

Mutobar, que é chefe da organização de direitos humanos Flaming Hearts Club com sede em Margelan, levou a apelação contra a administração do distrito de Akhunbabayev, seguindo sua recusa de emitir uma carta de garantias, efetivamente impedindo a mesquita de obter o registro.

Temos tentado registrar nossa mesquita por três anos, mas as autoridades distritais negam constantemente em conceder uma carta de garantias com vários pretextos, disse ao Forum18 Tavakyal Komilov, membro de um grupo fundador de uma mesquita na vila de Tuman.

Eles ou dizem que a mesquita não se enquadra nos padrões de segurança contra incêndio, ou deixam de conceder a carta de garantias sem qualquer explicação. Tavakyal disse que finalmente a comunidade muçulmana levou seu caso ao ativista de direitos humanos Mutobar e ela entrou com pedido de recurso.

Em garantir o recurso de Mutobar, a corte ordenou que a administração de Akhunbabayev concedesse uma carta de garantias à mesquita de Tuman. Dilmurad Akhmedov, chefe especialista da administração regional jurídica de Fergana, disse que seu departamento teria agora que aceitar o pedido de registro. Se os documentos foram redigidos corretamente, iremos registrar a mesquita imediatamente, disse ele ao Forum18 em Fergana.

Caso a administração recuse registrar essa mesquita, Mutobar pode entrar com outro recurso contra esse departamento e, de um ponto de vista legal, será ainda mais fácil demonstrar a injustiça por esse suposto pedido negado do que o primeiro caso ganho por ela. Os fiéis deste país podem adotar o mesmo método usado por ela.

O chefe deputado da regional de Fergana da Organização Independente de Direitos Humanos no Uzbequistão, Akhmajon Madmarov, disse que existem dezenas de mesquitas na região em que as autoridades estão negando o pedido de registro sem base nenhuma para isso. Para ser sincero, estávamos aguardando para ver se Mutobar venceria seu caso, e agora iremos fazer um lobby para o registro da mesma maneira que foi feita por ela, disse ele ao Forum18.

De acordo com a lei uzbeque, organizações religiosas podem somente obter o registro na administração regional da justiça depois de apresentar uma carta de garantia vinda das autoridades distritais. Tais autoridades possuem o direito legal de se recusar a emitir essa carta caso os fiéis não conseguirem cem assinaturas como requisito para o registro, ou se o prédio da organização religiosa não preenche os requisitos de padrão higiene ou de segurança contra incêndio. Entretanto, na prática, as autoridades freqüentemente não emitem esta carta aos fiéis sem dar qualquer motivo para isso.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/04/noticia877/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane