Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Mesquitas sunitas e igrejas ortodoxas serão criminalizadas?

Todas as mesquitas sunitas registradas - estimadas em 395 e as 13 igrejas russas ortodoxas no Turcomenistão terão que efetuar seus registros novamente junto ao Ministério da Justiça sob novo procedimento em vigor desde a última lei religiosa restritiva em outubro de acordo com notícia enviada ao Forum18 NewsService. Mesquitas, e igrejas católicas, batistas, armênia apostólica, luterana, pentencostal e adventista e todas as demais igrejas protestantes, testemunhas de jeová, templos Hare Krishna e sinagogas irão, na prática, continuar incapacitadas de obterem seus registros, mesmo que esses templos tenham 500 membros adultos como é exigido para se livrar da alta taxa de limiar de registro estipulada na lei (até agora a taxa mais alta entre as ex-repúblicas soviéticas). Uma lei tácita parece proibir seus registros e a nova lei religiosa pela primeira vez criminalisou de forma específica todas essas atividades religiosas.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Os novos procedimentos para registro, do qual o Forum18 obteve uma cópia, foi elaborado em meados de janeiro e confirmado através de decreto assinado pelo presidente Saparmurat Niyazov. Esses novos procedimentos tornaram-se disponíveis somente no final de janeiro, mas, ainda não foram publicados pela mídia do país. Eles substituiram os procedimentos adotados em dezembro de 1996, que foi a última vez em que a lei religiosa sofreu uma emenda. Os novos procedimentos foram elaborados com certo sigilo e até mesmo Murad Karriyev, chefe deputado do Conselho de Relações Religiosas do governo, admitiu ao Forum18 no dia 19 de janeiro que ele não tinha visto a nova emenda.

O decreto de Niyazov estabeleceu taxas de registro para organizações de religiões nacionais em dez vezes o valor do salário básico mensal (cerca de USD 230,00). Isso significa oito vezes o salário mínimo para comunidades que trabalham na cidade de Ashgabad ou uma das cinco regiões do país, ou seis vezes o salário mínimo para os que trabalham em pequenas cidades ou bairros. O recadastramento será metade dessas taxas para cada comunidade. As comunidades receberão um certificado do registro.

Os procedimentos especificam que as comunidades que desejam têr o registro junto ao Ministério da Justiça precisam providenciar um formulário assinado por todos os quinhentos membros citando seus nomes, datas de nascimento e endereços residenciais; informações sobre os fundadores dessas comunidades; duas cópias do estatuto da comunidade; minutos da reunião de fundação documentando a decisão de criar a comunidade; adoção do estatuto, eleição da diretoria e comissão de auditoria; certificado confirmando o endereço da comunidade; e um recibo do pagamento da taxa de registro. Caso a comunidade pertença à uma organização religiosa muito grande, o forumlário e o estatuto precisam da aprovação de uma comissão maior. Para comunidades que estão se recadastrando sob a nova lei, todos esses documentos são novamente obrigatórios a não ser o que solicita informações sobre os fundadores. Todos os documentos devem ser apresentados no idioma turcomeno (o regulamento de 1996 permitia que os documentos fossem preenchidos em russo).

O Ministério da Justiça tem um mês para considerar o formulário, ou três meses se a comunidade não fizer parte de uma organização maior e o ministério precisa portanto obter uma conclusão de um especialista do Conselho de Relações Religiosas. Caso o registro seja negado, o ministério tem que passar a decisão em escrito dentro de um prazo de dez dias, explicando as razões. A situação do registro negado pode ser levada à corte. O registro negado à uma organização religiosa não é um obstáculo para a emissão de outros documentos pra o registro uma vez que as inadequações que serviram como base para a desaprovação foram removidas, de acordo com o Artigo 19.

Uma organização religiosa pode ser rematada em sua própria decisão ou - em caso de violação da lei religiosa - nas ordens da corte. Uma decisão de interromper a atividade de uma organização religiosa é tomada pelo Ministério da Justiça com o consentimento do Conselho de Relações Religiosas anexado para o presidente, de acordo com o Artigo 23.

No entanto o decreto e o regulamento que falam de um requerimento para comunidades religiosas que já obtiveram o registro para se recadastrarem, não fornece nenhum prazo.

Ainda não está claro porque o governo chegou a tal ponto para elaborar regulamentos cobrindo o registro de comunidades religiosas, sendo que o passado mostra que o país não está preparado para registrar comunidades de qualquer crença a não ser das mesquitas sunitas sujeitas às sanções oficiais do Corpo Muçulmano e as igrejas ortodoxas. Até agora, o Forum18 não obteve nenhuma notícia de tentativas de cancelar o registro de mesquitas sunitas e de todas as comunidades não-ortodoxas perderam seus registros.

O principal impacto da nova lei adotada no último ano foi criminalizar atividades religiosas que não estão registradas, consequentemente violando os acordos de direitos humanos que o Turcomenistão assinou, mas trazendo a lei em uma linha com a prática atual das autoridades. A nova lei adotada em paralelo com as emendas do código criminal estabelecendo punições para atividades religiosas ilegais, bem como outra nova lei torna o registro de organizações não governamentais mais difícil.

Minorias religiosas - mesmo as que podem reunir a limiar de 500 membros - abandonaram as tentativas de obter o registro. Nós juntamos as quinhentas assinaturas na última vez, que foi em 1997 e engavetaram nosso formulário, disse ao Forum18 um líder de uma minoria religiosa. Não houve recusa oficial - o formulário foi simplesmente ignorado. A mesma fonte disse que as autoridades utilizaram a lista de membros para identificá-los para serem perseguidos. Nosso povo não irá se registrar novamente até que haja provas claras de que o governo está levando a sério a permissão para o registro.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/02/noticia626/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane