Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Merkel quer referência ao cristianismo na Constituição européia

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, criticou a falta de uma referência a Deus ou ao cristianismo no tratado da Constituição européia. A definição de um cronograma para a aprovação do texto é a principal meta da Alemanha na presidência rotativa da União Européia.

Em entrevista publicada nesta segunda-feira (22/01) pela revista Focus, Merkel pediu uma defesa dos valores cristãos pelos países-membros da UE. Eu gostaria de ter visto uma menção clara às raízes cristãs , disse.

Segundo Merkel, presidente da União Democrata Cristã (CDU) e filha de pastor luterano, existe o risco de que, sem essa referência, se perca aquilo que há de determinante do cristianismo para a política do dia-a-dia. Ela lembrou a menção à responsabilidade diante de Deus e dos seres humanos existente no texto da Constituição alemã.

Referindo-se às contribuições judaica, cristã e muçulmana à cultura ocidental, Merkel ressaltou, porém, que a Europa não é um clube de cristãos e, sim, um clube de valores. A Europa precisa estar disposta a lutar por estes valores.

Não vamos aceitar posições segundo as quais a dignidade humana é violável ou que homens e mulheres devem ter diferentes possibilidades de realização, afirmou. Na opinião de Merkel, a profissão do cristianismo não excluiria ninguém. Tivemos tanto medo de excluir adeptos de outras religiões que renunciamos à defesa de nossas convicções, afirmou.

Presidente do Bundestag apóia idéia

O presidente do Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão), Norbert Lammert, também defende a posição de Merkel. Em palestra a 3300 lideranças cristãs, na última quinta-feira (19/01) em Leipzig, ele disse que seria uma transgressão à verdade histórica e à retidão intelectual se a Constituição negasse a importante menção às raízes religiosas e culturais da Europa.

Segundo Lammert, sem um mínimo de convicções básicas, não há coesão social. Ele classificou como cerne da civilização ocidental a ligação entre fé e razão. O preâmbulo do atual texto menciona as tradições culturais, religiosas e humanistas da Europa.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Igrejas pressionam

O presidente da Conferência dos Bispos Alemães, cardeal Karl Lehmann, saudou o apelo de Merkel. Ele disse à Focus que a falta de uma menção a Deus na Constituição européia questiona o cristianismo, se ele é suficientemente forte para dar um testemunho intelectual da fé. Se ficasse claro no preâmbulo que também a religião com a respectiva cultura faz parte dos fundamentos da Europa, isso já seria um avanço inicial.

Em nota publicada em 1º de janeiro, quando a Alemanha assumiu a presidência da UE, o Conselho das Igrejas Luteranas na Alemanha (EKD) também reiterou o pedido de uma referência expressa à responsabilidade diante de Deus e ao significado da tradição judaico-cristã na Constituição européia.

Críticas

Merkel já havia defendido anteriormente uma referência ao cristianismo, o que divide as opiniões desde o início da elaboração do texto. Os governos da França, da Bélgica e de Luxemburgo, defensores de uma estrita separação entre Igreja e Estado, rejeitam a proposta, que, na opinião de críticos, também dificultaria o eventual ingresso da Turquia (país majoritariamente muçulmano) na UE.

Representantes de várias organizações não cristãs também se opõem à idéia. A União Internacional dos Ateístas e das Pessoas sem Confissão, sediada em Hagen, na Renânia do Norte-Vestifália, manifestou-se preocupada com a nova reivindicação dos políticos alemães.

Os tempos em que o poder político era baseado na religião passaram. Estados modernos e organizações supranacionais não precisam de um fundamento religioso. Seu fundamento é a vontade do povo, e o fundamento de seus valores é a vontade popular de garantir o respeito a esses valores, afirma a entidade em seu site na internet.

Segundo a Associação dos Humanistas Alemães, como apenas uma parcela mínima da população ainda se considera religiosa, a menção a Deus não faria sentido, seria anacrônica e discriminaria cidadãos sem convicção religiosa. A cidadania européia fundamenta-se na diversidade cultural, não na convicção religiosa.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2007/01/noticia3286/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane