Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Membro de Igreja na Turquia é ameaçado e recebe livramento

TURQUIA – Três homens, um deles armados, ameaçaram uma igreja protestante e o seu pastor em Ancara, capital da Turquia, no último dia 6 de maio. Os bandidos fugiram em um carro antes que a polícia pudesse ser chamada. A tentativa de ataque foi o sétimo incidente nos últimos quatro meses de ameaça com violência contra a pequena comunidade protestante na Turquia, a maior parte dela formada por ex-muçulmanos convertidos ao cristianismo.

Pouco depois das seis da tarde do dia 6, três homens dirigiram um carro azul até a igreja Kurtulus, no distrito Cebeci, em Ancara. Um homem forte, de aproximadamente 45 anos, foi até a porta que estava trancada e começou a tocar a campainha insistentemente.

“Onde está o pastor? Estamos procurando pelo pastor”, ele disse para um membro da igreja que estava por perto lavando o carro.

O membro da igreja, que esperava um amigo, explicou que a igreja estava fechada e que o pastor não estava, e sugeriu que voltassem no domingo, quando a igreja estaria aberta para o culto, entre as 11 e 13 horas.

“Então, você está envolvido nisso?” perguntou o homem. “Estou”, respondeu o rapaz. “Por que você procura pelo pastor?”

O suspeito ignorou a pergunta e perguntou novamente se o pastor estava. Quando o membro da igreja repetiu que seria melhor que ele voltasse no domingo, o homem respondeu: “Vamos acabar com o pastor!”

Ameaça com revólver e livramento

O suspeito se virou e voltou para o carro, onde estavam mais dois passageiros. Depois, um homem de meia idade saiu do carro portando uma pistola e foi em direção do membro da igreja apontando a arma e gritando.

“Corri uns 20 metros e o homem me seguiu por um tempo, até que então nós dois paramos. Ele me encarou por alguns segundos, voltou para o carro e eles foram embora”, contou a testemunha.

A agência de notícias “Anatolian”, agência semi-oficial, disse em uma reportagem que os agressores estavam bêbados. Mas o membro da igreja, que esteve com eles, disse que não havia nenhuma indicação de que os homens estivessem sob influência de álcool.

Apesar de a igreja Kurtulus ter instalado uma câmera de segurança há um ano, pouco depois do assassinato de três cristãos em Malataya a facadas, a gravação foi acidentalmente interrompida quando o computador ao qual a câmera é conectada foi desligado, depois do culto de domingo.

O pastor da igreja Kurtulus, Ihsan Ozbek, e dois membros da igreja passaram a maior parte da noite passada com os policiais responsáveis pela investigação do caso. “A polícia parece estar levando a sério a ameaça e o incidente”, disse o pastor.

Um dos membros da igreja lembrou: “Eles com certeza não querem que aconteça nenhuma violência contra cristãos na capital!” 

“Infelizmente, essas coisas acontecem repetidamente aqui na Turquia”, disse o pastor Ihsan ao Compass. “Espero que o Estado faça algo, porque não temos como nos proteger.”

O pastor ecoou o comentário feito pelo presidente da Aliança das Igrejas Protestantes Turcas no culto em memória aos mártires de Malataya realizado em Istambul no dia 20 de abril ( leia mais): “O povo turco precisa decidir. Vão continuar nos matando ou nos permitirão louvar a Deus em paz?”

Agressores não eram jovens

Um dos líderes da igreja Kurtulus disse ao Compass que é algo significativo que os suspeitos deste incidente sejam homens de meia idade e não jovens. Os ataques e as ameaças acontecidos contra os cristãos turcos foram, durante dois anos, atribuídos a jovens, muitos deles menores de 18 anos de idade.

O homem acrescenta que os agressores foram à igreja durante o dia, sem cobrir os rostos, mostrando claramente que estavam armados, mas tomando o cuidado de não deixar suas impressões digitais (o suspeito que portava a pistola vestia luvas).

O incidente do dia 8 foi o sétimo de uma série de ataques e ameaças que os protestantes turcos vêm enfrentando nos últimos quatro meses.

Há dez dias, a polícia informou a um cristão turco em Ancara que uma pessoa envolvida em um plano para atacá-lo fora presa.

O suspeito, de 30 anos, que segundo a polícia está na prisão e respondendo a um processo, já havia visitado a igreja e tentado conseguir uma reunião particular com o pastor.

Os últimos incientes registrados contra cristãos

No mês passado, na província de Kocaeli, situada a cerca de 80 quilômetros de Istambul, uma igreja protestante em Derice foi apedrejada por duas noites seguidas por jovens não identificados. Várias janelas foram quebradas. A polícia foi chamada depois de ocorrido o incidente.

No início de março, os membros da congregação protestante em Gaziantep receberam uma enxurrada de ameaças por telefone. Não apenas os membros receberam as ligações, mas seus familiares e locais de trabalho.

Uma família européia que assistiu a um culto em uma igreja no distrito de Uskudar, em Istambul, recebeu a visita da polícia de segurança no dia 14 de fevereiro. Com alegações de estarem investigando uma queixa de que o casal estaria envolvido em “atividades missionárias”, os policiais à paisana interrogaram os cristãos por 50 minutos.

Apesar de ser a lei turca não proibir que se faça proselitismo, os policiais bombardearam o casal com acusações infundadas e os ameaçaram de ter os vistos revogados.

Em 25 de janeiro, a Igreja Protestante Izmit sofreu um ataque. Cinco homens apedrejaram o templo e quebraram a janela do gabinete pastoral. Um agressor continua respondendo a um processo por começar um incêndio na porta da frente da igreja e atirar com arma de fogo em frente à igreja em setembro do ano passado.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Na primeira semana de janeiro, um adolescente de 17 anos foi preso por posse de arma depois que a polícia ouviu um telefonema dele onde ameaçava fazer um “massacre” contra a Igreja Samsun Ágape, que fica na costa do Mar Negro. O menino continua respondendo a um processo, apesar de os juízes terem libertado-o e de ele ter faltado à primeira audiência em março.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/membro-de-igreja-na-turquia-e-ameacado-e-recebe-livramento.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane