Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Líderes cristãos europeus debatem sobre futuro do ecumenismo

LONDRES – Os progressos do movimento ecumênico e os desafios que deve enfrentar foram o centro da reflexão dos líderes cristãos europeus, no encontro anual da Comissão Conjunta do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e da Conferência das Igrejas Européias (KEK), que aconteceu em Londres de 21 a 24 de fevereiro.

“A necessidade de refletir sobre a reconfiguração do movimento ecumênico na Europa emergiu como uma preocupação”, adverte um comunicado de imprensa recebido pela Zenit.

O presidente da KEK, Jean-Arnold de Clermont, sublinhou três desafios para o movimento: a globalização, que exige “aumentar a consciência ecumênica dos membros de nossas Igrejas”, a secularização da Europa e a necessidade de repensar as estruturas da cooperação ecumênica entre as Igrejas européias, com vistas a um renovado testemunho comum, para oferecer “um sinal forte de que as Igrejas têm a vontade de mudar”.

Por sua parte, o vice-presidente da CCEE, o cardeal Jean-Pierre Ricard, assinalou quatro prioridades de ação, partindo da necessidade de ser mais claros nos objetivos do empenho ecumênico e de aumentar a experiência da fraternidade ecumênica, por exemplo com relação “à nossa opinião pública, que pode ser tentada pelo relativismo, pelo sincretismo e pelas tensões confessionais”, assim como com os jovens.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Junto a estes elementos, pediu estar mais presentes onde está em jogo “a humanidade do ser humano” e desenvolver um ecumenismo espiritual, “sobretudo em um momento no qual corremos o risco de desanimar-nos pela lentidão dos progressos ecumênicos e pelos aparentes passos atrás”.

Sobre a cooperação futura entre a KEK e a CCEE, a Comissão decidiu aprofundar na colaboração ecumênica no âmbito local e europeu sobre temas como “a promoção do conhecimento da bíblia na Europa, o diálogo inter-religioso (sobretudo com os muçulmanos), a integridade da Criação, as migrações e a paz”.

Tarefa do encontro foi também a avaliação da III Assembléia Ecumênica (EEA3), que aconteceu em Sibiu, Romênia, de 4 a 9 de setembro de 2007.

A Comissão Conjunta avaliou positivamente o encontro, sublinhando que “mostrou que os cristãos europeus estão empenhados em um testemunho comum em vários âmbitos e podem contribuir de modo original na construção da casa comum européia”. 

Do mesmo modo, demonstrou que “é possível falar das diferenças e das divisões ainda existentes com toda franqueza e fraternidade”.

A este propósito, sublinha-se a “importância vital” da rede dos delegados de Sibiu, que representam a “mensagem viva” da EEA3. Por isto, exorta-se “a publicar e a difundir o informe da Assembléia, a iniciar uma regular correspondência interativa com os delegados e a promover ao compartilhar da riqueza espiritual das diversas tradições confessionais”.

Durante o encontro, os participantes também examinaram e aprovaram o programa de trabalho da Comissão KEK – CCEE sobre as relações com os muçulmanos na Europa, que inclui uma conferência islâmico-cristã a celebrar-se em Malinas-Bruxelas, Bélgica, de 20 a 23 de outubro próximos, sobre o tema “Ser cidadãos europeus e pessoas de fé. Cristãos e muçulmanos como colaboradores ativos nas sociedades européias”.

O diálogo com o Islã e as outras religiões foi também o centro da visita ao Centro St Ethelburga para a Reconciliação e a Paz, situado em uma antiga igreja anglicana destruída por uma bomba do IRA em 1993, e reconstruída a seguir como espaço de encontro entre os credos.

Especialmente significativa foi a participação nas Vésperas na catedral católica e na oração vespertina anglicana do “Evensong”, na catedral de São Pedro.

O próximo encontro anual da Comissão Conjunta acontecerá em Esztergom-Budapeste (Hungria), de 19 a 22 de fevereiro de 2009.

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) reúne os presidentes das 34 conferências episcopais européias. Está presidido pelo cardeal Peter Erdõ, arcebispo de Esztergom-Budapeste. São vice-presidentes o cardeal Josip Bozanic, arcebispo de Zagreb, e o cardeal Jean-Pierre Ricard, arcebispo de Burdeos. O secretário-geral é Dom Aldo Giordano, que tem sede em San Gallo, Suíça.

A Conferência das Igrejas Européias (KEK) reúne cerca de 125 Igrejas ortodoxas, protestantes, anglicanas e vétero-católicas de todos os países da Europa, mais de 40 organizações associadas. Foi fundada em 1959 e tem escritórios em Genebra, Bruxelas e Estrasburgo.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/lideres-cristaos-europeus-debatem-sobre-futuro-do-ecumenismo.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane