Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Líder muçulmano fala sobre polêmico decreto religioso

Continua a controvérsia provocada pelo decreto da junta ministerial sobre a construção de igrejas. Para o governo, isso manterá a harmonia religiosa. O vice-presidente do Conselho dos Ulemás da Indonésia (MUI), Ma"ruf Amin, falou, em entrevista ao "The Jakarta Post", sobre as razões por trás da emissão do decreto.

Alguns duvidam que o decreto da junta ministerial promoverá tolerância entre os seguidores de diferentes religiões.
O decreto é uma implementação da Constituição de 1945 e do Artigo 22 da Lei de Autonomia Regional, que requer que os administradores regionais ajudem a manter a unidade nacional. Ela pode ser alcançada se todos os indonésios forem capazes de promover a harmonia religiosa. Então, precisamos de regras e linhas de direção claras para tornar isso real. Eu não vejo porque algumas pessoas acham que o decreto acenderá uma disputa entre os religiosos.

Os críticos dizem que o decreto restringe os religiosos porque precisa haver uma congregação de, no mínimo 90 pessoas, para que uma igreja seja fundada.
Na verdade, todos os líderes religiosos envolvidos no esboço do decreto concordaram com o número mínimo de membros da congregação. Os representantes de Bali, que representam o hinduísmo, insistiram a princípio que as congregações deveriam ter ao menos 100 famílias.

A idéia surgiu ao saberem que a administração de Bali fez um decreto pedindo tal requerimento.

Depois de um debate, os líderes concordaram que a permissão para criar um templo que seria dado ao grupo de fiéis se eles conseguissem convencer o governo de que haveria uma congregação permanente de pelo menos 90 pessoas. O acordo, claro, foi feito com respeito pelas comunidades cristãs e católicas.

Em vez de promover tolerância, teme-se que o decreto restrinja a liberdade de culto, pois um grupo religioso precisaria da aprovação de, pelo menos 60 moradores da região para construir o templo.
A princípio, estabelecemos a quantia de 70. Reduzimos isso porque acreditamos que a organização de um templo não deve atrapalhar a harmonia que existe na sociedade. Tal estabelecimento não deve incentivar conflitos na comunidade. Deve-se entender que nós, ulemás da MUI, promovemos tolerância aos seguidores de outras religiões, cristãos e católicos em particular, de forma que nós cedemos às exigências deles no fim. Também concordamos que nossos irmãos cristãos e católicos devem ter um templo provisório se eles não conseguirem satisfazer os requerimentos por qualquer motivo, ou em caso de alguma emergência. É claro que esperamos que eles construam um templo permanente no período de dois anos.

Você acha que essas regras vão evitar os conflitos entre grupos religiosos diferentes no futuro?
Comprometemo-nos a respeitar os direitos das pessoas, independente de sua religião. Não criamos barreiras aos seguidores religiosos professarem suas crenças. Mas quando é necessário instituir um templo, eles têm que respeitar o direito das outras pessoas. Então, precisamos de certos requerimentos para evitar que se violem o direito dos outros. Instituir templos não deve pôr em risco a harmonia, segurança e ordem na sociedade. E, claro, não deve violar as leis em vigor.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Há casos de ataques a templos, realizados por pessoas de outras comunidades, como aconteceu à propriedade de Ahmadiyah em Parung, Java Ocidental.
Nunca houve ataques a templos. Não me apresentaram nada sobre isso. Mas, de qualquer forma, Ahmadiyah é conhecida por todos como uma seita herética. O governo deve protegê-los? Um vandalismo assim, se aconteceu algum, é um ato de violência. Então o governo não deve hesitar em tomar uma ação severa contra os criminosos.

Alguns dizem que a formulação do decreto é reacionária. Dizem que ele foi criado por causa do medo que os muçulmanos têm do proselitismo dos cristãos. Isso é verdade?Não criamos o decreto por essa razão. Mesmo em países de maioria cristã, como os EUA e Austrália, há requerimentos para a formação de templos. Além disso, nesses dois países, o debate dessa lei envolve apenas o governo. Não foi bom que a Indonésia tenha convidado líderes religiosos para formularem o decreto da junta?

De qualquer forma, todos os grupo religiosos na Indonésia, incluindo o islamismo como uma maioria, obedecem a esse decreto. Se os não-muçulmanos se sentem infelizes com a presença de uma mesquita em sua vizinhança, eles podem fazer uma queixa contra ela.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/entrevistas/2006/04/noticia2573/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo César Augusto
Missionário David Miranda
Pastor Oseias Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Benny Hinn
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Billy Graham
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Márcio Valadão
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Jorge Linhares
Pastor Carvalho Junior
Bispa Ingrid Duque
Pastor Adão Santos
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque
Missionário RR Soares
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Geziel Gomes
Bispo Rodovalho
Pastor Marco Feliciano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete
Cantora Cassiane
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantor Regis Danese
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Damares
Cantora Alda Célia