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Leis anticonversão discriminam cristãos na Índia

Leis anticonversão implementadas em cinco Estados da Índia são claramente discriminatórias contra os cristãos, de acordo com líderes de organizações missionárias. Entretanto, as leis não são implementadas uniformemente, e muitas igrejas e evangelistas locais encontraram formas de contornar as normas novas.

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De acordo com o Sr. Williams, relações públicas de um importante colégio teológico da Índia, a lei anticonversão aprovada no Estado de Tâmil Nadu em outubro de 2002 foi claramente tendenciosa contra os cristãos. Antes da introdução daquela legislação, o crescente número de conversões ao cristianismo alarmou o governo do Estado.

Entretanto, Williams acrescentou que a lei foi resultado direto da provocação dos missionários Adventistas do Sétimo Dia, que realizaram um falso batismo e deram publicidade ao evento para levantar fundos de seus patrocinadores americanos.

A julgar pelo número de processos protocolados contra os cristãos em 2003, é clara a existência de uma tendência anticristã. Entre os incidentes estão acusações contra palestrantes universitários que deram Bíblias a seus alunos ou falaram sobre Jesus no campus, disse Williams.

O Estado de Gujarat aprovou a mais recente lei anticonversão no dia 26 de março de 2003. Ostensivamente planejada para impedir quaisquer conversões de uma para outra fé, o principal alvo da lei até agora tem sido a atividade missionária cristã - particularmente no distrito dos dangs, onde grupos militantes hindus têm feito há muitos anos campanha para restringir a atividade missionária.

Em três dos cinco Estados com leis anticonversão, as organizações missionárias foram deixadas relativamente em paz, informam as fontes. Isso ocorre em Madhya Pradesh, Arunachal Pradesh e algumas partes de Orissa. As restrições são mais intensas em Tâmil Nadu e Gujarat.

As igrejas e as organizações missionárias encontraram suas próprias formas de sobreviverem sob essas restrições. O Rev. Wesley Jacob, pregador e ex-missionário no norte da Índia disse que há pelo menos cinco formas de reação dos missionários:

 

1. Há 'centros de bravata', onde os missionários incentivam potenciais convertidos a desafiarem abertamente a lei. 'Se você está do lado de Cristo, o mundo está contra você', é o assunto principal desse ensino. Desobedecer a lei é então sinônimo de seguir a Cristo.

2. Levar convertidos às casas de líderes cristãos e batizá-los secretamente em tanques de água que normalmente abastecem a casa.

3. Pedir que alguns convertidos permaneçam como cristãos em segredo. Isto, entretanto, cria enormes problemas quando amigos e familiares os convidam para participarem de cerimônias nos templos.

4. Alguns convertidos são levados de suas famílias e acomodados em propriedades das missões. Mas isso divide famílias e pode levar a grande sofrimento, especialmente quanto o convertido é o principal arrimo da família.

5. Os convertidos são levados além das fronteiras de Estados vizinhos que não estão submetidos a leis anticonversão.

 

Evangelistas de várias organizações missionárias disseram a Portas Abertas que essa é a estratégia mais comum entre eles. Entretanto, ativistas hindus têm citado esta prática para alimentar o argumento para a adoção de leis anticonversão a nível nacional.

O batismo é uma questão chave para muitos hindus que se opõem ao cristianismo. Não existe objeção em seguir a Cristo, disse o Sr. Cherian Thomas, um importante líder da União Evangélica e da Associação Evangélica de Pós-graduados. É o batismo que os hindus consideram particularmente ofensivo, já que para eles isso significa um rompimento com a comunidade. Estamos considerando agora um método alternativo que poderá não alienar as famílias. Além disso, trabalhamos através do evangelismo amigável e nossos métodos são não-intrusivos.

Enquanto isso, uma das importantes organizações missionárias da Índia aconselhou seus missionários a seguirem o caminho legal. O processo leva muito tempo, admite Timothy Austin, editor da revista Missão Evangélica Indiana.

O potencial convertido tem de ir ao Coletor (oficial do governo) e assinar um compromisso declarando que está se convertendo por sua livre e espontânea vontade, disse Austin. O coletor irá então pessoalmente testemunhar o batismo e mandará um representante para ver se estamos forçando-o a se converter ou ele está fazendo por sua livre vontade. Conseguir permissão leva tempo. A polícia é mandada para verificar os diferentes aspectos de cada caso. Entretanto, normalmente a permissão é concedida.

Leia mais Breve história de leis anticonversão na Índia

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/01/noticia595/


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