Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Justiça avalia recuperação de cristão ferido em 2003

Uma corte criminal no noroeste do país irá avaliar os novos registros médicos das condições de Yakup Cindilli, cidadão turco cristão, que ainda se recupera de ferimentos graves feitos por ultranacionalistas acusando-o de "propaganda missionária".

Em outubro de 2003, o ex-muçulmano, Cindilli foi submetido a agressões físicas, que o deixaram hospitalizado e em estado de coma por seis semanas. Quando ele recobrou a consciência e foi mandando de volta para casa para se recuperar, não conseguia caminhar sem alguém que o acompanhasse e às vezes deixava de reconhecer seus parentes.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A corte criminal de Orhangazi marcou uma nova audiência para avaliar o estado físico, mental e psicológico de Cindilli. O juiz marcou o julgamento dos agressores para 15 meses depois das agressões, para determinar até que ponto a vítima se recuperaria das lesões sofridas.

Os três agressores foram inicialmente detidos sob acusações de ataque. Entre eles está o chefe de Orhangazi, do Partido do Movimento Nacionalista (MHP), liberado depois de um mês, os outros dois agressores pagaram fiança depois de três meses.

De acordo com os noticiários, os agressores tinham acusado Cindilli de distribuir o Novo Testamento e de fazer propaganda missionária em sua cidade natal. Nenhuma dessas acusações é considerada uma ofensa criminal pela lei civil turca.

Na próxima audiência, os médicos enviarão relatórios dos últimos testes realizados para apreciação da coorte.

Na última vez que a vítima compareceu à corte, no dia 25 de março do ano passado, seu braço direito ainda estava parcialmente paralisado e ele só conseguia andar aos poucos, mancando. Em termos emocionais, ele parecia estar controlado, embora às vezes demonstrasse estar confuso.

Naquela ocasião, sua família, que é de origem islâmica tradicional, tinha rejeitado todas as ofertas de seus amigos cristãos de fornecer suporte legal ou de providenciar terapia.

Mas em janeiro deste ano, a família de Cindilli autorizou membros de sua igreja a levá-lo para o hospital para que ele passe por um completo exame médico e receba auxílio psicológico. Acompanhado de exercícios físicos, a terapia tem melhorado o movimento e a coordenação motora de seu braço direito e aos poucos ele está deixando de mancar.

"O braço direito de Cindilli ainda está levemente afetado", disse o Pastor Ismail Kulakcioglu ao Compass, "pois ele não consegue erguê-lo completamente. Ele ainda não está totalmente recuperado psicologicamente, mas já consegue falar sem dificuldades, e expressar suas opiniões de maneira clara".

Um de seus amigos frisou: "A saúde de Cindilli está restaurada, ele se comunica bem, e até mesmo é capaz de fazer alguns exercícios físicos leves".

"Depois de quase 40 dias em coma", o pastor comentou, "é um milagre ele estar vivo".

Atualmente, Cindilli não possui nenhuma representação legal na corte, exceto de um promotor público designado para avaliar o caso. Uma irmã mais velha falou em favor de Cindilli diante do juiz nas cinco audiências anteriores, sendo que nas duas últimas ele pôde comparecer.

Advogados de defesa dos agressores apresentaram várias pessoas como testemunhas, na tentativa de estabelecer provas de que Cindilli teria provocado o incidente por si mesmo através da distribuição de Novos Testamentos e de evangelismo.

A família da vítima quer que seu caso tenha um desfecho, sem tentar obter compensação de seus agressores. Mas essa decisão agora pertence a Cindilli, que foi recuperado o suficiente para falar por si mesmo.

"A nossa oração é para que a justiça seja feita", disse seu pastor, "mas não podemos tomar quaisquer decisões por ele, caso seja aberto um caso de compensação contra os réus. Ele tem que decidir por si mesmo".

Com trinta e quatro anos, Cindilli freqüenta ocasionalmente a sua igreja, a Igreja Protestante de Bursa, nos últimos seis meses. Em duas ocasiões, a congregação se encontrou com ele para orar por sua cura e para que a sua vida volte ao normal.

Embora esteja trabalhando como zelador de sua igreja nos últimos meses, ele ainda não está em condições de trabalhar em tempo integral.

Apesar das pressões de sua família para renunciar ao cristianismo, "Cindilli está decidido a permanecer fiel a Cristo, não importa o que aconteça", disse um membro de sua igreja.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/07/noticia1922/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Marco Feliciano
Pastor Jorge Linhares
Pastora Helena Tannure
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Adão Santos
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Missionário David Miranda
Apóstolo César Augusto
Pastora Sarah Sheeva
Pastora Joyce Meyer
Missionário RR Soares
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Mariano
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Yossef Akiva
Pastor Billy Graham
Pastor Oseias Gomes
Pastor Benny Hinn
Pastor Abílio Santana
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Cantor André Valadão
Voz da Verdade
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Damares
Cantora Aline Barros
Cantor Mattos Nascimento
Ministério Renascer Praise
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Cantora Nivea Soares
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Alda Célia
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins