Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Igrejas precisam trocar agenda moral e acompanhar mudanças políticas, defende Murray

Guatemala- Igrejas da América Latina e do Caribe voltam-se a uma agenda moral, abordando temáticas como o aborto terapêutico e o homossexualismo, ou procurando favores políticos e econômicos para a sua denominação, quando a região passa por importantes mudanças políticas, alertou o presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), bispo anglicano Julio Murray, do Panamá.

Líderes de igrejas “estão perdidos na história” e não conseguem perceber que os temas mais importantes são outros, a exemplo da xenofobia, da diversidade cultural e religiosa e, especialmente, o desafio de unir forças para que os governos progressistas eleitos na região nos últimos anos possam aplicar seus programas para o melhoramento de toda a sociedade, pontuou.

Murray apresentou análise sobre o contexto latino-americano para representantes de igrejas e organismos da Europa e da América do Norte que conformam o chamado “consórcio do CLAI”, de apoio e sustentação do organismo ecumênico continental. O grupo esteve reunido na cidade de Antigua, Guatemala, dias 1 e 2 de maio.

O bispo anglicano destacou, na análise, que “a aliança entre as burguesias nacionais e a classe obreira, que no passado procurou estimular o desenvolvimento das indústrias nacionais, hoje está em crise porque o capitalismo deixou de gerar riquezas por meio da produção”.

A busca de modelos alternativos reflete-se no fato de que oito dos dez países sul-americanos elegeram nestes últimos anos governos progressistas, não-neoliberais, destacou o bispo anglicano.

Numa sociedade marcada pelos conflitos de classe, culturais, de migração, entre igrejas e práticas religiosas dos povos indígenas e afro-descendentes, o CLAI deve desafiar as igrejas para uma incidência social e política, convocando-as à unidade em torno de projetos ecumênicos, defendeu Murray.

Três meses depois da crise institucional vivida pelo CLAI, motivada pela renúncia de seu secretário-geral e de outros funcionários, o organismo ecumênico recebeu uma importante reafirmação de apoio provinda de entidades associadas ao seu ministério

O consórcio ratificou o compromisso com as tarefas do Conselho e seus esforços para promover a unidade, estimular e apoiar a tarefa evangelizadora das igrejas, e fortalecer a reflexão e o diálogo teológico e pastoral no continente.

“A Junta Diretiva nos deu uma lição de como administrar os conflitos com transparência nas informações e com sensibilidade pastoral. Regresso à minha igreja com muita confiança no CLAI”, disse a representante da organização suíça Pão para Todos, Beat Dietschy.

A representante sueca, Adriana Castellú, disse que as igrejas do Norte querem se aproximar ainda mais do CLAI e discutir agendas de trabalho em conjunto. “Temos uma nova realidade religiosa no Norte, produto da migração a partir da América Latina. Para nós, a voz do CLAI é importante para promover a integração desses novos grupos religiosos na Europa e nos Estados Unidos,” destacou.

O secretário executivo da Obra Missionária Evangélica da Alemanha, Christopher Anders, disse que seria importante fazer uma parada para reavaliar o impacto dos programas do CLAI na conjuntura atual, o que seria muito positivo.

“A situação atual representa uma excelente oportunidade para desenvolver uma avaliação dos programas e funções no CLAI. Oferecemos nosso total apoio nesse projeto,” adiantou Anders.

O integrante da Junta Diretiva e secretário-geral da Igreja Evangélica do Rio da Prata (IERP), pastor Juan Abelardo Schvindt, referiu-se ao surgimento de uma nova entidade ecumênica, a Ação Conjunta das Igrejas para o Desenvolvimento.

“O CLAI se manterá neste processo e quer ajudar à reflexão a respeito da tarefa diaconal das igrejas e das congregações, pois biblicamente missão e diaconia não podem separar-se”, manifestou Schvindt.

A reunião foi moderada pelo secretário executivo para a América Latina do Conselho Mundial de Igrejas, pastor Carlos Ham. Ele chamou a atenção para os novos desafios ecumênicos, como o Fórum Cristão Mundial, a Década para a Superação da Violência – que culminará com uma Convocação Ecumênica Internacional pela Paz na Jamaica, em 2011, – e a celebração do centenário da conferência de Edimburgo, que marcou o início do movimento ecumênico moderno.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


A próxima reunião do consórcio será realizada em abril de 2009, em Quito. Nessa oportunidade será apresentado o Plano Trienal do Conselho para os o período compreendido entre 2010 e 2012.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/igrejas-precisam-trocar-agenda-moral-e-acompanhar-mudancas-politicas-defende-murray.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane