Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Igrejas destruídas e famílias desalojas por conflito religioso na Nigéria

Líderes da comunidade cristã do Estado de Jigawa, norte da Nigéria, informam que extremistas muçulmanos incendiaram dez igrejas e mais de cem propriedades em novembro durante ataques sem motivo contra os cristãos da cidade de Kazaure.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O Rev. Umaru Dutse, presidente do capítulo do Estado de Jigawa da Associação Cristã da Nigéria (ACN), disse a Portas Abertas que morreu também um número não determinado de cristãos nos ataques.

De acordo com Dutse, os fanáticos muçulmanos justificaram os ataques alegando que um cristão de Kazaure havia blasfemado contra o profeta do islamismo, Maomé. Mas o presidente da ACN acredita que a acusação foi um mero pretexto.

O ataque (é parte) de uma perseguição premeditada e contínua à comunidade cristã daqui, disse Dutse. Enfrentamos estes ataques há anos, e a situação está se tornando mais difícil para nós praticarmos nossa fé cristã.

Muitos cristãos locais daqui foram forçados a se mudar para outras partes da Nigéria com medo de serem mortos, acrescentou ele.

De acordo com Dutse, o governo do Estado de Gigawa nomeou uma comissão muçulmana após a crise para investigar suas causas, mas ele duvida de sua eficácia.

O governo está tentando ser danoso, disse ele. Como eles podem nomear uma comissão formada somente por muçulmanos e dizer-nos para esperar por justiça?

Dutse acredita que a polícia conspirou com os extremistas nos ataques contra os cristãos. De acordo com ele, os oficiais de polícia foram totalmente informados sobre os planos dos muçulmanos, mas não fez nada para detê-los.

Ao contrário, o governo do Estado de Plateau, centro da Nigéria, ordenou no mês passado que uma equipe do exército, força aérea e da polícia fizesse uma batida preventiva contra os militantes muçulmanos para impedir ataques aos cristãos durante os feriados de Natal. Depois o governo baniu um grupo islâmico que se acreditava estar financiando incessante agressão contra os cristãos há dois anos.

Em um programa de rádio e televisão em 31 de dezembro de 2003, o governador do Estado de Plateau, Joshua Dariye, acusou o Conselho de Ulemás (clérigos muçulmanos) de realizar atividades inimigas à coexistência pacífica de muçulmanos e cristãos no Estado.

Dariye disse que o seu governo tem a responsabilidade de proteger vidas e propriedades de todos os cidadãos e não renegaria seu dever ao permitir que líderes muçulmanos fundamentalistas dessem apoio tácito ao terrorismo religioso.

O governo não permitirá mais que uns poucos elementos desviados interrompam a paz agora existente no país, disse o governador. O serviço de segurança foi direcionado a tomar todas as medidas necessárias para garantir que os desordeiros sejam presos e tratados com todo o rigor da lei.

Logo depois que as forças de segurança atacaram uma fortaleza de militantes muçulmanos para frustrar um ataque no Natal, o Conselho de Ulemás deu uma entrevista à imprensa e queixou-se que o governo não o consultou antes de dar a batida que resultou na morte de quatro muçulmanos e na prisão de outros 150. Os membros do conselho disseram que a ação do governo teve um mau efeito sobre o islamismo e foi uma injustiça aos muçulmanos do país.

O comissário de informação do Estado de Plateau, Alhaji Dauda Lamba, ele mesmo um muçulmano, não concorda. Em uma entrevista dada a Portas Abertas, Lamba defendeu a ação do governo contra os militantes e disse que o grupo islâmico tinha o potencial de ameaçar a paz inter-religiosa e a harmonia no Estado.

Enquanto isso, a Comissão Nacional para Refugiados da Nigéria anunciou que os últimos quatro anos de conflito muçulmano-cristão desalojou mais de 800 mil cristãos de suas casas e vilarejos de origem.

O professor Igna Gabriel mostrou a estatística enquanto falava a Portas Abertas no dia 6 de janeiro em Abuja, a capital federal. De acordo com o comissário de refugiados, este número não inclui vários milhares de refugiados não-cristãos desalojados pelo endêmico conflito religioso.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/01/noticia430/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane