Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Igreja luterana é incendiada

Duas semanas após uma igreja luterana ter sido incendiada por criminosos no subúrbio de Cartum, capital do país, a "unidade nacional do governo" recentemente instalada ainda não reagiu aos pedidos de investigação dos cristãos em relação a esses ataques.

A estrutura principal da igreja - tradicionalmente construída com bambus, madeira e lama - foi completamente queimada no dia 18 de outubro, informou a Compass o reverendo Yousif El-Denger Z. Kodi.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

"Estamos todos muito abalados, pois essa é a primeira vez que acontece algo desse tipo", disse o reverendo, que também é secretário da Igreja Luterana do Sudão (LCS).

Uma das quatro igrejas luteranas na capital, a El-Thawra tem uma congregação de 150 a 200 membros, informou Kodi. "No primeiro domingo depois do incêndio, houve o culto mesmo sem nenhuma estrutura na igreja."

"Estamos desde 1980 nesse local adorando o Senhor sem que nenhum cidadão jamais tenha reclamado ou nos feito acusações."

Após o incidente, líderes da igreja luterana fizeram um levantamento com a vizinhança para saber de qualquer suspeito que tenha passado pelo local da igreja antes do incêndio.

"Mas quando

Um dia após o incêndio, líderes da LCS entraram com um processo criminal na delegacia. Desde então, não houve retorno das autoridades.

Na segunda-feira seguinte, 24 de outubro, o reverendo Kodi e Gabareil Bolus relataram o incidente em detalhes ao doutor El-Tayib Zein Al-Abdin, secretário geral do Conselho Inter-Religioso do Sudão (SIRC). De acordo com o reverendo Kodi, o incidente foi discutido por quase uma hora com o oficial da SRIC, que sugeriu que eles tentassem adquirir um terreno próprio em outro local para restabelecer a igreja.

Uma queixa por escrito foi enviada para a SIRC em que os luteranos declaravam possuir uma garantia da unidade governamental de que o crime seria resolvido e que seria providenciada a proteção para todas as igrejas no Sudão.

"É nosso direito sob essa unidade governamental expor esse evento ao mundo", dizia a queixa. "Temos que saber o que aconteceu, é de responsabilidade do governo".

Inaugurado na terceira semana de setembro, o primeiro governo pós-guerra inclui nove ex-rebeldes do Movimento de Libertação Popular do Sudão (SPLM, sigla em inglês) com 16 outros ministros do Partido do Congresso Nacional.

"Como sudanês, cremos que o ato de queimar uma igreja ou mesquita é algo muito estranho", disse o líder luterano ao jornal diário "Khartoum Monitor" no dia 27 de outubro.

"Queremos dizer à Unidade Nacional Governamental que algumas pessoas com más intenções ainda trabalham contra os direitos humanos", continuou o reverendo. "Lamentamos por isso ter ocorrido durante o processo de paz, e no início da unidade governamental".

Kodi afirmou que o único político a visitar o que restou da igreja incendiada até agora foi Philip Magowck, secretário geral da SPLM da região de Omdurman. O reverendo não recebeu nenhuma nota oficial desde a visita dos representantes da SPLM. Nem mesmo um comunicado do governador de Cartum, Abdelhalim Motahfi, oficial responsável pela segurança e pelas investigações policiais na capital.

O acordo de paz assinado entre o governo sudanês e a SPLM em janeiro declara a liberdade de culto como direito básico, garantindo "que todas as pessoas tenham proteção eficaz contra a discriminação de qualquer nível", incluindo a religião.

As tensões religiosas aumentaram com a imposição da lei islâmica sobre o sul do país, de maioria cristã, pelo governo islâmico do norte do país que tem exercido um papel repressor contra os cristãos nos últimos 21 anos de guerra civil, custando a vida de pelo menos dois milhões de pessoas e resultando em quatro milhões de refugiados.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/11/noticia2172/


Tags: Sudão
Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Renê Terra Nova
Missionário David Miranda
Pastor Marco Feliciano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Camara
Pastor Márcio Valadão
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Billy Graham
Pastor Carvalho Junior
Pastor Elson de Assis
Bispa Ingrid Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo César Augusto
Pastor Benny Hinn
Pastor Lucinho
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano
Bispa Sonia Hernandes
Missionário RR Soares
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Adão Santos
Pastora Helena Tannure
Bispo Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Rose Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Karen Martins
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Mara Lima
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer
Voz da Verdade
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Aline Barros
Cantora Damares
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantor André Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantora Cassiane
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantor Fernandinho
Cantora Nivea Soares
Cantora Andrea Fontes