O nível de confiabilidade dos relatos nos Evangelhos a respeito de Jesus foram tema de um artigo do professor Bart Ehrman, especialista em estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte.
A tradução do texto foi publicada pela revistaÉpoca, e traz observações a respeito de eventuais divergências históricas nos livros que compõe o início do Novo Testamento.
Embora Bart não desclassifique diretamente os relatos dos Evangelhos, ele cita diferenças entre histórias, genealogias, locais e até fatos, e ainda menciona que boa parte do conhecimento popular a respeito de Jesus não está na própria Bíblia.
-Precisamos lembrar que muito do “conhecimento comum” sobre a criança de Belém não pode ser achado em nenhuma escritura. Alguns exemplos óbvios: em nenhum momento, a Bíblia diz em que ano Jesus veio ao mundo, ou se ele nasceu em 25 de dezembro. Tampouco coloca um boi e um burro em torno de sua manjedoura nem diz que eram três os Reis Magos que foram visitá-lo – enumera o professor, que também é autor do livro O Problema com Deus.
De acordo com Bart, “um grande número de estudiosos – católicos, protestantes, judeus, agnósticos – reconhece que há problemas nos tradicionais relatos de Mateus e Lucas, os dois evangelistas que abordam a infância de Jesus”.
Para ele, os Evangelhos não são fonte confiável a respeito da história em si, mas isso não diminui a importância dos livros: “Muitos cristãos se ofendem com os questionamentos dos Evangelhos, mas essa reação não tem razão de ser. Os relatos sobre a vida de Jesus no Novo Testamento nunca foram chamados de ‘histórias’, mas sim de ‘evangelhos’, o que quer dizer ‘proclamações de boas-novas’. Esses livros têm o objetivo de declarar verdades religiosas, não fatos históricos”.
O professor pondera ainda que a história em si pode não ser o que é contado nos Evangelhos, mas os Evangelhos, são a transmissão de uma verdade maior: “Isso pode não ser uma boa notícia para os crentes que pensam que a verdade tem de estar necessariamente vinculada à história. Mas, aos que têm uma visão mais ampla, um gosto mais apurado pela literatura e uma noção do significado de teologia, a história do Menino Jesus e sua aparição no mundo se fundamentam não no que realmente aconteceu. Sustentam-se, sim, naquilo que desfrutam todos os que acreditam que histórias como essa levam a uma verdade maior”
Confira abaixo a íntegra do artigo “O que sabemos sobre Jesus”, de Bart Ehrman:
Neste período que celebra o nascimento de Jesus Cristo, poucos assuntos poderiam ser mais momentosos que um recém-descoberto fragmento de um papiro, batizado de “O Evangelho da Mulher de Jesus” pela professora Karen King, da Universidade Harvard, que anunciou a novidade. Esse pequeno achado voltou a levantar questões sobre o que sabemos a respeito da história de Jesus de Nazaré, e se há outros Evangelhos fora do Novo Testamento que possam contribuir com alguma informação valiosa.
O fragmento, do tamanho de um cartão de crédito, está escrito em copta, a língua do Antigo Egito. Tem apenas oito linhas cortadas de texto. Em uma delas, Jesus fala sobre “minha mulher”. Os teóricos da conspiração imediatamente enxergaram uma revelação dos céus e alegaram que a notícia comprova a visão do estado matrimonial de Jesus detalhada por esta altíssima autoridade, Dan Brown, no livro O código Da Vinci. Cristãos conservadores dizem que um papiro tão insignificante não prova nada. A pesquisadora Karen King e seus colegas tomaram o caminho do meio. Dada a estimativa de que o fragmento data do século IV, mais de 300 anos depois de Jesus e seus parentes terem existido, eles afirmam que isso mostra em que acreditavam os cristãos sobre Jesus naquela época, mas nada se pode concluir sobre o que aconteceu realmente durante sua vida.
Muitos especialistas em cristianismo antigo consideraram o fragmento uma farsa, algo forjado recentemente por um amador que, ao contrário de Karen King, não era bem versado nos detalhes da gramática copta. O veredicto ainda não está dado. Aguardam-se os resultados da análise da tinta, para descobrir se era antiga ou moderna. Mesmo se o texto for falso, como é provável, isso nos alerta para o fato de que há Evangelhos com informações divergentes das versões amplamente aceitas hoje.
Precisamos lembrar que muito do “conhecimento comum” sobre a criança de Belém não pode ser achado em nenhuma escritura. Alguns exemplos óbvios: em nenhum momento, a Bíblia diz em que ano Jesus veio ao mundo, ou se ele nasceu em 25 de dezembro. Tampouco coloca um boi e um burro em torno de sua manjedoura nem diz que eram três os Reis Magos que foram visitá-lo.
Por muitos séculos, os cristãos extraíram informações sobre o nascimento de Jesus não do Novo Testamento, mas sim de escritos populares. Um dos mais conhecidos é o Proto-Evangelho de Tiago, provavelmente do fim do século II, 100 anos após os Evangelhos canônicos. É bastante improvável que haja alguma informação histórica confiável nesse texto. No entanto, os cristãos ao longo da Idade Média raramente estavam interessados em precisão histórica. Eles amavam histórias, especialmente as que pouco tinham a ver com a aparição do Filho de Deus no mundo.
Em muitos aspectos, o Proto-Evangelho de Tiago é guiado pela preocupação em saber detalhes da mãe de Jesus, a Virgem Maria. Por que ela foi a escolhida para dar à luz o Filho de Deus? Esse texto é o primeiro relato sobre o milagroso nascimento de Maria. Sua mãe, Ana, seria estéril, mas Deus lhe deu a graça da concepção. Quando Maria nasceu, Ana a dedicou a Deus e fez do quarto da filha um santuário no qual ela viveu à parte das influências mundanas pelos primeiros três anos de vida. Maria foi então levada pelos pais para o Templo de Deus em Jerusalém. Criada pelos guardiães do templo, era alimentada diariamente por um anjo vindo dos céus. Quando ela se aproximou da puberdade, os guardiães escolheram um homem para lhe servir de companheiro. Era um viúvo mais velho chamado José, que inicialmente se recusou a ter essa responsabilidade. Os guardiães lhe disseram que Deus não aceitaria um “não” como resposta. Desde então, milhões de cristãos retratam José como um homem idoso e Maria uma jovem (pense em todas as ilustrações do casal viajando para Belém ou no momento da Natividade), além de crer que os “irmãos” de Jesus (incluindo Tiago, o suposto autor dos escritos) são filhos de José de um casamento anterior. Isso não está na Bíblia.
A história continua adentrando pelo território familiar: um anjo anuncia a Maria que ela conceberá pelo Espírito Santo. José se exaspera com a gravidez da mulher por achar que fora traído, mas depois descobre o que aconteceu. Na viagem para Belém, Jesus nasce. Há numerosos detalhes apócrifos, entre eles uma fascinante descrição em primeira pessoa, de José, sobre como o tempo parou quando Jesus veio ao mundo. Ele vê pássaros imóveis no ar e um grupo de homens comendo com as mãos paralisadas a meio caminho da boca.
Ainda mais notável é o que acontece depois da aparição de Jesus. Na hora do parto, José sai para procurar uma parteira que ajude Maria. Quando os dois voltam, é tarde demais: a gruta (e não um estábulo) está tomada por uma luz ofuscante; a criança já nasceu e anda (com menos de uma hora de vida!) em direção ao colo da mãe. A parteira vai atrás de uma colega, Salomé, e anuncia que uma virgem deu à luz. Salomé é incrédula e diz que só acreditará se ela mesma examinar Maria. Ela o faz e, para seu espanto, constata que Maria está fisicamente intacta. A mão que Salomé usou para tocar Maria começa a pegar fogo, como uma punição por sua descrença. Por instrução divina, ela acolhe a criança, e sua mão volta ao normal. Esse é o primeiro milagre registrado de Jesus.
Os evangelhos não são uma fonte aceitável para quem deseja reconstruir com seriedade os eventos históricos. Para alguns cristãos, isso é um problema; para outros, uma libertação
Os leitores que não estão familiarizados com essas histórias tendem a achá-las obviamente inverossímeis. Raramente temos a mesma impressão de histórias conhecidas de nossa infância que são igualmente espetaculares e soam bizarras para pessoas que as ouvem pela primeira vez. Os relatos sobre Jesus são totalmente fantasiosos? Depende de quem responde. Em novembro, o papa Bento XVI publicou seu terceiro livro sobre a vida de Jesus, concentrado nos relatos do Novo Testamento. Apesar de Joseph Ratzinger ter construído uma respitável trajetória como teólogo antes de se tornar papa, não se trata de um livro catedrático escrito por um pesquisador. É uma obra perfeita para qualquer cristão que defenda os Evangelhos não só por seu valor teológico, mas como relato histórico. Mas não agrada a quem quer saber o que aconteceu de fato na vida de Jesus.
Um grande número de estudiosos – católicos, protestantes, judeus, agnósticos – reconhece que há problemas nos tradicionais relatos de Mateus e Lucas, os dois evangelistas que abordam a infância de Jesus. Por mais que eles sejam valiosas reflexões sobre o significado e a importância do Filho de Deus, não são o tipo de fonte histórica aceitável para quem deseja reconstruir com seriedade os eventos históricos. Para alguns cristãos, isso é um problema. Para outros, é uma libertação, porque os desobriga de basear sua fé em relatos imprecisos.
Os dois primeiros capítulos do Evangelho de Mateus e os dois iniciais de Lucas são bastante distintos um do outro, a ponto de parecer inconciliáveis. De cara, divergem sobre a genealogia de José: cada um cita pai, avô e bisavô diferentes. Lucas e Mateus querem vincular José à linha ancestral dos patriarcas judeus, mas nenhum deles tem dados confiáveis para comprovar isso. Por isso, criaram genealogias com esse intuito, que acabaram se tornando conflitantes. As discrepâncias se estendem ao longo dos outros capítulos.
Esses dois Evangelhos também exibem contradições com fatos conhecidos da história. Apenas Lucas narra a viagem de Nazaré a Belém feita por José e Maria para se registrar num censo no qual “o mundo inteiro” deveria ser contado, sob o governo do imperador César Augusto. O mundo inteiro? Lucas só pode ter tido a intenção de dizer “todo o Império Romano”. Mesmo isso não pode estar certo. Há boa documentação sobre o tempo de César, e não houve nenhum censo durante todo o seu reinado, que dirá um em que as pessoas precisavam se registrar na terra de seus antepassados. Pelo relato de Lucas, José e Maria precisavam se registrar em Belém, porque José descendia do rei Davi. No entanto, Davi viveu milhares de anos antes. Toda a população sob o governo romano estava retornando a sua terra ancestral? Imagine as migrações em massa para esse censo. Nenhum historiador daquela época não pensaria que aquilo pudesse ser digno de registro? O Evangelho não é uma história baseada em fatos. É uma narrativa construída para explicar como Jesus poderia ter nascido em Belém – onde o Messias estava por vir –, se todos sabiam que a família dele era de Nazaré.
Há outras tantas informações implausíveis nos relatos. Em Mateus, os Reis Magos seguem a estrela na direção de Belém, até que ela para sobre a casa onde está Jesus (por que, aliás, a família de Jesus vivia numa casa, se eles estavam recém-chegados para se registrar no censo?). Como uma estrela, ou qualquer corpo celeste, pode guiar alguém até um local específico? E como pode parar sobre uma determinada casa?
Muitos cristãos se ofendem com os questionamentos dos Evangelhos, mas essa reação não tem razão de ser. Os relatos sobre a vida de Jesus no Novo Testamento nunca foram chamados de “histórias”, mas sim de “evangelhos”, o que quer dizer “proclamações de boas-novas”. Esses livros têm o objetivo de declarar verdades religiosas, não fatos históricos. Isso pode não ser uma boa notícia para os crentes que pensam que a verdade tem de estar necessariamente vinculada à história. Mas, aos que têm uma visão mais ampla, um gosto mais apurado pela literatura e uma noção do significado de teologia, a história do Menino Jesus e sua aparição no mundo se fundamentam não no que realmente aconteceu. Sustentam-se, sim, naquilo que desfrutam todos os que acreditam que histórias como essa levam a uma verdade maior.
Bart Ehrman é professor de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte e autor de O problema com Deus
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