Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Etíopes impedem o sepultamento de um cristão na cidade de Mito

A tentativa de realizar o funeral de um cristão protestante, Wetere Guda (46), que morreu de hepatite em 31 de julho, provocou indignação entre os membros da Igreja Ortodoxa Etíope e os muçulmanos na cidade de Mito, na zona de Silte, sul da Etiópia. Wetere, que era um membro da igreja Mekane Yesus, teve seu sepultamento negado na cidade de Mito.

Os líderes da igreja foram atacados durante a primeira tentativa de sepultar Wetere. Posteriormente, o corpo foi enviado para o vilarejo de Wulbarag, a 55 km de Mito.

Wetere estava doente há dois meses antes de morrer de hepatite. Ele deixou sua esposa surda-muda, Tiruye* (35), três filhas: Yehualashet (10), Meseret (8) e Tigist (2), e um filho, Tesfahun (5).

Após a morte de Wetere, os coordenadores da igreja matriz em Hosanna foram rapidamente para Mito para tentar facilitar o funeral. Um grupo foi enviado para cavar uma cova, mas atingiu o muro de um membro da Igreja Ortodoxa Etíope, que cercava e guardava o pedaço de terra que dizia pertencer a eles. Os líderes da igreja de Mekane Yesus expuseram a situação aos administradores da cidade que tentaram resolver a situação.

O clima estava tenso e os administradores da cidade aconselharam a levar o assunto à autoridade máxima. No mesmo dia, alguns líderes da igreja viajaram 30 km para pleitear o caso deles perante o administrador da Zona de Silte, que concordou em enviar um grupo de emergência no dia seguinte.

Na sexta-feira, 1° de agosto, o grupo de emergência reuniu-se com os administradores de Mito e decidiu distribuir outro pedaço de terra do lado oposto da cidade para o sepultamento de cristãos protestantes. Contudo, a comunidade muçulmana não estava feliz com esta decisão e os ameaçaram. Para manter a paz, um terceiro local foi proposto fora dos arredores de Mito.

Primeira tentativa do funeral

Mais tarde no mesmo dia, os líderes da igreja e alguns membros foram acompanhados pelo administrador da cidade até o cemitério que foi proposto para o sepultamento de protestantes.  Os líderes e membros da igreja de Mekane Yesus se encarregaram de cavar a cova. Eles levaram mais de duas horas para prepará-la.

Uma pessoa que passava pelo local viu os preparativos para o funeral e incentivou as pessoas do vilarejo a evitarem que o sepultamento do cristão acontecesse. A multidão dirigiu-se ao cemitério protestante. Os líderes da igreja e alguns membros receberam a multidão e perguntaram porquê eles eram contra o sepultamento. A multidão não respondeu e encheu a cova de terra. Quatro cristãos protestantes foram atacados e agredidos, mas conseguiram escapar com poucos ferimentos.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Novamente, os líderes da igreja enviaram representantes para levar o assunto ao administrador de Silte e ao comandante da polícia em Woreba, mas não deram atenção ao pedido. Então os líderes da igreja decidiram levar o caso à administração do Estado em Awasa, a 215 km de Mito.

Os anciãos da comunidade muçulmana e da Igreja Ortodoxa Etíope tinham se reunido na sexta-feira à noite para discutir como poderiam impedir os futuros funerais protestantes em Mito. Então decidiram que o único meio de fazer isso seria pagando para que o funeral fosse feito em outro lugar, como por exemplo, em Wulbarag. Uma pessoa ficou encarregada de comunicar a família de Wetere sobre a decisão e facilitar o sepultamento em Wulbarag.

No dia 2 de agosto, os líderes da Assembléia Central das Igrejas Mekane Yesus no sul da Etiópia e representantes de Mito, iniciaram a viagem para Awasa. No caminho, eles pararam rapidamente em Worabe para informar ao administrador da região sobre seu plano. Sem hesitar, o administrador ligou para o comandante da polícia para que distribuísse alguns policiais para evitar o tumulto em Mito. Ele se ofereceu para acompanhar os líderes da igreja na volta para Mito.

Segunda tentativa

No caminho de volta a cidade de Mito, eles passaram pela cidade Wulbarag, localizada a 55 km de Mito, e presenciaram alguns membros da comunidade de Mito ocupados cavando uma cova no cemitério, nos arredores da cidade Wulbarag. Eles disseram que estavam se preparando para o funeral de outro membro do Mekane Yesus, Teshome.

Os líderes da igreja de Mito ficaram desapontados com o que viram e sugeriram que trouxessem o corpo de Teshome para Mito. “Eu estava abalado e não pude conter minhas emoções”, disse o coordenador da igreja matriz em Hosana.

“Eu pulei para impedir que aquela cova continuasse a ser feita. O administrador também não estava feliz com o que estava acontecendo. Alguns companheiros me disseram que era melhor sepultar Teshome em Wulbarag”, disse um dos opositores.

Processo cíclico

Oficiais do governo e representantes da igreja foram para Mito. Quando chegaram, o administrador convocou a polícia de Mito e os administradores da cidade para outra reunião. Ele prometeu tentar convencer os anciãos de Mito e depois toda a comunidade a dar para as duas igrejas protestantes um pedaço de terra para que fizessem um cemitério. Os líderes da igreja temem que isso nunca aconteça. Eles perceberam que se eles relatarem esse assunto aos oficiais em Awasa, o caso voltaria para o administrador da região de Silte. E o processo começaria tudo de novo.

Pedidos de oração

• Ore para que a igreja da cidade de Mito persevere em meio às ameaças da Igreja Ortodoxa Etíope e da comunidade muçulmana. Ore para que eles continuem com coragem e ousadia para evangelizar com amor e, para que esse incidente não venha a desencorajá-los.

• Ore para que as autoridades da região de Silte cumpram com suas palavras. Ore para que Deus traga vitórias para as igrejas protestantes em Mito e para que elas ajudem umas às outras nas dificuldades.  

* nomes trocados por questão de segurança

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2008/09/noticia4778/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Ingrid Duque
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Marco Feliciano
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo César Augusto
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Abílio Santana
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Claudio Duarte
Pastor Adão Santos
Pastor Billy Graham
Pastor Geziel Gomes
Pastor Benny Hinn
Pastor Gilmar Santos
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Renê Terra Nova
Missionário RR Soares
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário David Miranda
Pastor Carvalho Junior
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Yossef Akiva
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Elson de Assis

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Ministério Renascer Praise
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Aline Barros
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Damares
Banda Oficina G3
Voz da Verdade
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantor Regis Danese
Cantor Fernandinho
Cantora Cassiane
Ministério Diante do Trono
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor André Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares