Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Estudante nigeriano é assassinado por praticar evangelismo

A oposição ao evangelismo cristão nos campi de duas instituições de ensino superior da Nigéria causou o assassinato de Sunday Nache Achi, um estudante de arquitetura do quarto ano da Universidade Abubakar Tafawa Balewa, na cidade de Bauchi, ao norte do país.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Representantes da Universidade inicialmente expulsaram três outros estudantes por distribuírem folhetos cristãos que comparavam os ensinamentos de Jesus com as crenças islâmicas. Estudantes muçulmanos da Escola Politécnica Federal de Bauchi ameaçaram dois cristãos de morte antes dos dois serem expulsos da escola por atividades evangelísticas.

Depois do assassinato de Achi e da destruição devido a um incêndio criminoso do escritório da Associação Nigeriana de Estudantes Evangélicos (ANEE), autoridades de Bauchi ordenaram o fechamento da Universidade Abubakar Tafawa Balewa e da Escola Politécnica Federal.

Achi era o presidente do ministério da Igreja Evangélica do Oeste da África (IEOA) no campus. O jovem Idakwo Ako Paul, que dividia o quarto com Achi em um dormitório no campi, disse a Compass que Achi estava em um estudo bíblico na noite de 8 de dezembro quando um grupo de estudantes muçulmanos veio a sua procura.

"Três estudantes muçulmanos vestidos no estilo da jihad islâmica invadiram o quarto aproximadamente às 8 horas da noite", disse Paul. "Eu estava assustado, pois nos últimos dois meses havia muita tensão no campus entre estudantes cristãos e muçulmanos".

"Eles queriam saber onde estava meu colega de quarto. Eu lhes disse que não sabia e eles foram embora. Achi voltou para o quarto às 11 horas da noite e eu lhe contei o que havia acontecido".

Paul disse que foi dormir, enquanto Achi trabalhava em desenhos para uma apresentação na manhã seguinte. No entanto, logo após adormecer, Paul foi acordado pelos gritos de seu companheiro de quarto.

"'Acorde Paul, acorde!', gritava Achi. Eu pulei da cama e me deparei novamente com os estudantes muçulmanos. Desta vez eles eram mais numerosos e estavam usando máscaras".

"Eles arrastaram Achi para fora do quarto. Eu tentei correr atrás deles, mas um deles apontou uma pistola para mim e mandou que eu voltasse para o quarto. Eles me trancaram dentro do quarto. Eu continuei gritando por ajuda, mas os estudantes muçulmanos do dormitório mantiveram seus quartos fechados deliberadamente".

Na manhã seguinte, um estudante cristão veio ao dormitório, encontrou Paul trancado no quarto e arrombou a porta para ele sair. Os dois estavam indo avisar outros estudantes cristãos do perigo quando receberam a notícia que o corpo de Sunday Achi foi encontrado ao lado de uma mesquita próxima da casa do vice-reitor da universidade.

Achi aparentemente morreu por estrangulamento. Seu pescoço foi quebrado e seu corpo estava muito machucado, segundo as pessoas que preparam seu corpo para o funeral.

O governador do estado de Bauchi Alhaji Adamu Mu'azu disse aos líderes religiosos que ele ordenou uma investigação sobre o incidente e que os culpados, se encontrados, enfrentarão a força da lei. No entanto até o momento, as autoridades não prenderam nenhum suspeito do assassinato.

Segundo estudantes cristãos de Bauchi, as desavenças que levaram ao assassinato de Achi começaram há dois meses, quando um pequeno grupo de cristãos visitou dormitórios estudantis no campus da universidade para falar do Evangelho com outros estudantes.

O estudante do quarto ano de engenharia,  Abraham Adamu Misal, disse a Compass, "No dia 9 de outubro, Hannatu Haruna Alkali, Habakkuk Solomon e eu visitamos o quarto de cinco estudantes muçulmanos. Nós compartilhamos o Evangelho. Após terem nos ouvido, eles nos falaram sobre o Islã".

"Porém sua apresentação distorcia o Cristianismo. Eu decidi dar-lhes um folheto que faz uma análise comparativa do Islã, do Cristianismo e dos ensinamentos de Jesus Cristo".

Segundo Alkali, nas semanas depois da conversa, extremistas muçulmanos tentaram várias vezes matar os três evangelistas. Um mês após a visita ao dormitório, autoridades da universidade intimaram os três cristãos para uma reunião e disseram que eles blasfemaram contra o Profeta Maomé.

Um comitê disciplinar preparou um relatório do incidente para o conselho da universidade, que em seguida recomendou que Misal, Alkali e Solomon fossem expulsos da universidade. Da sua parte, Alkali aceitou a expulsão como o preço de praticar sua fé cristã.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/12/noticia1571/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Benny Hinn
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Abílio Santana
Pastor Yossef Akiva
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Jorge Linhares
Pastor Adão Santos
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Pastor Samuel Mariano
Pastor Lucinho
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Marco Feliciano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Billy Graham
Pastor Carvalho Junior
Pastor Márcio Valadão
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Elson de Assis
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Camara
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Pastora Sarah Sheeva
Bispo Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Bispa Sonia Hernandes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantor Davi Sacer
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Lea Mendonça
Cantor Regis Danese
Cantora Nivea Soares
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Damares
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla
Cantor Fernandinho
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantora Karen Martins
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lauriete
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia