Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Entenda o Ramadã

No século VII a Igreja cristã passou a conviver com a expansão do islamismo. Os muçulmanos, estimulados por sua nova fé, iniciaram a missão de converter os incrédulos. Com a pregação de uma religião monoteísta e universal, que exalta a submissão a Alá, até os dias de hoje milhares de adeptos se rendem ao islamismo. A principal fonte da religião muçulmana é o Alcorão, que tem como tema principal a crença em Deus, que em árabe se chama Alá. A vontade de Alá é conhecida através da vida de muitos profetas, incluindo-se alguns personagens bíblicos como Abraão, Moisés e Cristo. Porém, ainda segundo os preceitos dessa religião, Maomé é o último e maior dos profetas. Integra a pregação islâmica a submissão passiva à vontade de Alá, com a promessa de que os homens usufruam de um paraíso sensual após o julgamento final. Ao contrário, o fiel que não alcançar o paraíso sofrerá o terror do inferno.

Apesar de monoteísta e de citar os profetas bíblicos, o cristianismo e o judaísmo são considerados impuros. Por isso, entre os grupos mais radicais a intolerância com outras religiões é evidente.

O islamismo se baseia em cinco pilares fundamentais:

1. A recitação e aceitação do credo, chamada de Chahada. É uma declaração através da qual o muçulmano atesta que "Não há outro Deus para além de Alá e Maomé é o seu mensageiro);

2. Orar cinco vezes ao longo do dia, a Salat. Refere-se às cinco orações rituais que cada muçulmano deve realizar diariamente voltado para a cidade de Meca;

3. Pagar dádivas rituais, a Zakat. Que é um tributo religioso, traduzido de modo impróprio como esmola;

4. Observar o jejum no Ramadã. Saum é o mês sagrado dos muçulmanos, um período de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade e vivência profunda da fraternidade e dos valores familiares. Neste período é preciso estar próximo aos valores sagrados, dedicar-se à leitura do Alcorão, ir com freqüência à mesquita e ter correção pessoal e autodomínio. O jejum é observado durante todo o mês, do alvorecer ao pôr-do-sol.

5. Fazer a peregrinação a Meca, o Hajj. Todos os muçulmanos que têm dinheiro e saúde devem realizar uma vez na sua vida uma peregrinação à cidade de Meca durante o mês de Dhu al-Hija. Em Meca, os muçulmanos realizam uma série de rituais.

O Ramadã

Dentre os cinco pilares do islamismo, o Ramadã é aquele que inspira maiores cuidados por parte da Igreja Perseguida. O jejum do Ramadã é um dos pilares mais obedecidos pelos muçulmanos. Ele ocorre no nono mês muçulmano, que é baseado no calendário lunar.  Cada um dos meses do calendário tem quase o mesmo número de dias, aproximadamente 28. Assim, o ano lunar dura apenas 354 dias. Por causa disso, o Ramadã muda constantemente de data, se comparado com o calendário cristão, que é baseado no sistema solar. Em 2008, o Ramadã vai de 1º a 30 de setembro.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Esse é um mês muito especial para o povo islâmico, pois, segundo a tradição, foi o mês em que Maomé recebeu revelações do anjo Gabriel, que, reunidas mais tarde, formaram o Alcorão.

O jejum durante o Ramadã se estende à comida, à bebida, ao fumo e ao sexo, e vale do nascer ao pôr do sol. As mulheres grávidas e as crianças pequenas são casos excepcionais.

O dia-a-dia nos países muçulmanos fica diferente durante esse mês, assim como o Natal no Brasil. Cada país tem sua forma peculiar de comemorar o Ramadã.  Podemos concluir que, também como no Brasil, nas grandes festas religiosas, muitos muçulmanos nominais e não praticantes guardem o jejum e as práticas requeridas durante esse período.

No Egito, ele é uma celebração com direito a luzes coloridas, música e muitas comidas finas – o ingrediente especial das festas. “Mas, e o jejum?”, você pode se perguntar.  É recomendação que nesse período haja a renovação da fé, mais caridade, fraternidade, valores familiares, correção pessoal e autodomínio, como visto acima. Mas, para muitos cristãos é um mês de apreensão devido às manifestações de intolerância e violência por parte dos muçulmanos.

Mês de intolerância

Em muitos lugares o Ramadã não é um mês de festas ou de contrição e reflexão dos princípios da fé islâmica.  Mas, se caracteriza por uma busca frenética por alcançar o paraíso. Para alguns grupos muçulmanos o radicalismo é tanto que se acredita que matar um inimigo de Alá no primeiro dia do Ramadã assegura a entrada no paraíso. 

Sua oração pelos cristãos perseguidos é ainda mais necessária durante esse mês. Nossos irmãos vivem dias de grande expectativa e por esse motivo contamos com sua intercessão durante o mês de Ramadã. E não só a sua, mas, de sua comunidade. Desafie sua igreja a interceder durante esse mês. Ore para que Deus proteja nossos irmãos da violência e da intolerância religiosa. Que a vida deles reflita a Verdade, que muitos muçulmanos buscam através de suas práticas religiosas.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2008/08/noticia5573/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Pastor Oseias Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Mariano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Márcio Valadão
Pastor Aluizio Silva
Missionário RR Soares
Apóstolo César Augusto
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Billy Graham
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Sarah Sheeva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Carvalho Junior
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Camara
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Lucinho
Missionário David Miranda
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Marco Feliciano
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Ministério Renascer Praise
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Aline Barros
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Damares
Banda Oficina G3
Voz da Verdade
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantor Regis Danese
Cantor Fernandinho
Cantora Cassiane
Ministério Diante do Trono
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor André Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares