Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Distúrbios em cidade nigeriana no aniversário de assassinato de uma pregadora

A violência estourou entre muçulmanos e cristãos na cidade de Numan, no nordeste do estado de Adamawa, em 8 de junho, resultando na morte de pelo menos nove pessoas. De acordo com os relatos da polícia da capital do estado de Yola, lugares de culto pertencentes a ambos os grupos foram destruídos no conflito.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Nos momentos de pressão, a polícia prendeu 42 pessoas envolvidas na violência. Relatos não confirmados de Adamawa alegam que pelo menos cinqüenta pessoas morreram no conflito em Numan, que marcou o dia do primeiro aniversário do assassinato de uma pregadora cristã na cidade.

Em 8 de junho de 2003, Mohammed Salisu, um muçulmano, apunhalou até a morte uma pastora cristã, a senhora Esther Jinkai Ethan, quando ela voltava para casa de um trabalho de evangelismo pelas ruas.

Violentos confrontos entre muçulmanos e cristãos seguiram o assassinato de Ethan deixando dez pessoas mortas e causando estragos em igrejas e mesquitas da cidade.

A tensão entre adeptos dos dois grupos religiosos em Numan tem crescido nas últimas semanas. Os muçulmanos insistem em reconstruir a mesquita destruída no distúrbio de 2003, mas os cristãos da cidade se opõem, afirmando que a mesquita é muito perto da casa de um proeminente líder comunitário cristão e da catedral luterana da cidade.

O comissário de polícia do estado de Adamawa, Alhaji Abubakar Hafiz Ringim, confirmou a Compass na cidade de Yola que nove pessoas foram mortas no conflito muçulmano-cristão em Numan.

"Eu estou voltando de lá agora", ele disse. "A situação está sob controle, mas eu devo lhe dizer que foi uma situação desnecessária. O que causou o problema foi a mesquita".

Os cristãos constituem mais de 99% da população da cidade, de acordo com as fontes. Líderes da igreja e da política alegam que os agitadores muçulmanos estão manipulando a agitação para ganhar vantagem política.

"O governo descobriu planos de algumas pessoas para usar a política e a religião para fomentar problemas no estado", disse o governador de Adamawa, Boni Haruna, em uma transmissão de rádio e televisão em 28 de maio.

Adamawa disse que relatórios de agentes de segurança do estado indicaram que pessoas estão usando assuntos religiosos para causar confusão.

Alguns analistas pensam que os militantes foram encorajados pela decisão tomada pelo governo nigeriano no mês passado de declarar estado de emergência no estado central de Plate e dispensar o governador do estado, Joshua Dariye, um cristão. Líderes muçulmanos estão promovendo conflitos religiosos para desestabilizar Adamawa, eles dizem, com esperança de retirar o governador do cargo. O governador Adamawa também é cristão.

Desde 1984, quando o grupo islâmico conhecido com Maitatsine apareceu no cenário religioso do estado, Adamawa tem sido um ponto de recuperação para os fundamentalistas islâmicos. Em novembro do ano passado, autoridades policiais relataram a descoberta de uma fábrica no vilarejo de Loko que produzia armas para militantes muçulmanos usarem nos ataques a cristãos.

Segundo notícias relatadas, o presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo pediu desculpas ao Rev. Yakubu Pam, líder do estado de Plateau, na Associação Cristã da Nigéria (ACN) por tê-lo chamado de "total idiota". A ofensa veio em resposta a uma crítica feita por Pam em relação a forma como Obasanjo lidou com a crise em Plateau.

Um artigo de Herbert M. Eze que apareceu na página "Assist News Service" relatou que Obasanjo ofereceu suas desculpas em 4 de junho, em um encontro em Abuja com Pam, o arcebispo Peter Akinola, presidente nacional da ACN, e outros líderes da organização.

Conflitos religiosos entre muçulmanos e cristãos aumentaram drasticamente na Nigéria desde 2000, quando 12 estados do norte impuseram a sharia, o código de lei islâmico, para a população local.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/06/noticia1171/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane