Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Decisões do estado peruano são contestadas

A agência de notícias ALC afirma que, embora as leis peruanas determinem a liberdade de consciência e de religião e o direito à não discriminação por motivos religiosos, os fatos demonstram o contrário.

Ydalid Rojas Salinas, uma jovem advogada católica que investigou o tema, adverte que o Estado peruano viola sistematicamente o direito à liberdade religiosa por seu reconhecimento a favor da Igreja Católica e a ajuda econômica que lhe oferece.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Trata-se de um reconhecimento que está em aberta oposição ao que foi estabelecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e a Declaração da ONU sobre a Eliminação de todas as formas de Intolerância e Discriminação fundadas na religião, afirma.

As conclusões do estudo de Rojas sugerem a eliminação do sistema de cooperação com a Igreja Católica, e reivindica que o Estado adote uma postura laica frente ao tema religioso para ser coerente às leis fundamentais do país.

A pesquisadora sublinha que o Estado peruano subvenciona o mantimento da hierarquia eclesiástica católica e o pessoal civil a seu serviço; mantém as arquidioceses, dioceses, prelaturas, e vicariatos apostólicos; os seminários da Conferência Episcopal Peruana e a construção de igrejas, paróquias e centros de educação católicos.

Rojas afirma que a Igreja Católica goza do direito de ensinar a disciplina de ensino religioso como parte do currículo básico das escolas públicas e privadas, e têm a prerrogativa de escolher os professores que irão ministrar as aulas, mesmo sem um diploma, somente através da aprovação do bispo competente.

Os arcebispos e bispos aposentados têm o direito a pensões de aposentadoria sem nunca terem contribuído para o Estado. A Igreja Católica conta com exonerações tributárias e franquias em suas atividades; não paga imposto de renda, nem por exportações de bens, seletivo ao consumo, predial e veicular, assegura a advogada.

A essa longa lista de privilégios, Rojas acrescenta outros benefícios econômicos, legais e políticos da Igreja Católica, como sua forte presença nas políticas de saúde referente aos métodos contraceptivos e aos programas destinados aos pacientes com HIV/Aids.

Rojas decidiu estudar as relações do Estado peruano com a Igreja Católica quando soube do caso de um menino católico submetido a uma série de imposições católicas como prerrogativa para ingressar numa escola paroquial, sendo obrigado a trocar de colégio.

A história desse menino convenceu a então estudante de Direito a investigar o marco jurídico que norteia as atividades da Igreja Católica para sua tese, enfrentando uma aberta oposição do júri qualificador. Seu testemunho foi publicado no livro 25 anos de Feminismo no Peru, do centro Flora Tristán.

O Peru assinou um acordo com o Vaticano no ano de 1980, época em que o país era chefiado pelo general Francisco Morales Bermúdez, estabelecendo a continuidade do sistema de subvenções para a Igreja Católica, não constituindo renda sujeita a tributação.

O convênio reitera a vigência das exonerações, benefícios e franquias a favor da Igreja Católica e lhe outorga plena liberdade para estabelecer centros educacionais privados e nomear os professores de ensino religioso nas escolas públicas, onde a disciplina é lecionada como matéria ordinária.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/08/noticia1980/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane