Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos são capturados pelo exército em Mianmar

O paradeiro de diversos cristãos karen permanece desconhecido, depois que forças do governo executaram um membro de uma organização de ajuda humanitária no Estado de Karenni.

A organização cristã de direitos humanos Christian Solidarity Worldwide (CSW), que tem contatos na região, disse ao BosNewsLife que Saw Lee Reh Kyaw, da equipe de socorro dos "Guardiões pela Liberdade de Mianmar", foi executado pelo exército birmanês no mês passado.

Lee Reh foi morto no dia 10 de abril, depois de ter sido raptado "dois dias antes, quando levava ajuda humanitária aos moradores do Estado de Karenni", segundo um comunicado da CSW. Aparentemente, ele foi levado por tropas birmanesas que o atacaram na vila de Ha Lee Ku. Na ação, um soldado do grupo pró-democrata do Partido Nacional Progressista de Karenni (KNPP, sigla em inglês) foi morto.

Um líder e um secretário da vila também foram capturados, mas o paradeiro deles ainda permanece desconhecido, informou a CSW. "A trágica e brutal morte de Saw Lee Reh Kyaw, que estava trabalhando na assistência ao povo karen, revela a brutalidade do regime de Mianmar", disse o diretor nacional da CSW, Stuart Windsor.

Posicionamento

O caso ocorreu em meio à crescente tomada de posição contra os moradores de Karenni e grupos étnicos karen, onde há uma grande população cristã.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Na região, foram alocados três batalhões do exército, que incendiaram quatro vilas no dia 22 de abril, matando pelo menos uma pessoa que tentou escapar. "Mais de mil pessoas saíram de suas vilas e agora estão escondidas", explicou a CSW.

A violência mais recente ocorreu um mês depois, em pequenos ataques contra moradores de vilas karen, no norte. Cinco pessoas morreram e uma enfermeira foi baleada e ficou seriamente ferida. "A total indiferença por parte do exército de Mianmar pelas vidas e a necessidade do povo é terrível", disse Stuart.

"A comunidade internacional, particularmente os governos nos arredores de Mianmar, deveriam enviar um sinal claro à junta militar de que essas violações dos direitos humanos não podem ser toleradas", disse ele.

No ano passado, o exército de Mianmar iniciou aquilo que observadores de direitos humanos descreveram como "a pior ofensiva" contra civis no Estado de Karen em quase uma década.

Sem lugar para morar

Mais de 27 mil civis foram desalojados do Estado no ano passado e, neste ano, outros milhares passaram pela mesma situação, segundo a CSW. Outras estimativas calculam que em 2006 mais de 86 mil moradores do lado oriental do país foram obrigados a deixar suas casas.

Desde 1996, mais de 3 mil vilas foram destruídas pelo exército birmanês e mais de um milhão de pessoas ficaram sem lugar para morar.

Além dos ataques contra as comunidades predominantemente cristãs, tropas do exército também atacaram grupos dos Estados de Shan, Mon, Chin, Kachin, Arakan e Rohingya, segundo defensores de direitos cristãos.

Os ataques promovidos pelas tropas do atual regime militar, conhecidas como tropas de paz, estão relacionados ao temor dos generais em perder suas bases. Oficiais birmaneses negam a prática de delitos e dizem que estão tentando estabilizar o país.

 
Apesar disso, líderes birmaneses estão longe de libertar o líder pró-democrático e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Daw Aung San Suu Kyi, que é um cristão karen e está em prisão domiciliar, assim como libertar outras minorias que gostariam de ver Aung San no comando do país.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2007/05/noticia3534/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane