Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos do Cazaquistão não conseguem registrar suas igrejas

Segundo a agência de notícias Forum 18, dois membros de um grupo protestante em Kulsary, cidade no oeste do Cazaquistão, estão sendo perseguidos pelo simples fato de pertencerem a uma comunidade religiosa não-registrada.

Taraz Samulyak, um dos cristãos, já havia recebido uma alta multa no fim de maio, por participar de uma atividade de associação religiosa que não se registrou de acordo com a lei da República do Cazaquistão". Ele tentou em vão registrar a comunidade durante os últimos cinco anos.

Essa é a terceira vez, segundo o Forum 18, que essa acusação é usada contra atividades religiosas não-registradas. Os casos anteriores envolvem dois pastores batistas, no dia 27 de março. Processos contra atividades religiosas não-registradas são feitos desde julho passado, sob o Artigo 375 do Código Administrativo. Esse artigo pune comunidades religiosas que não quiseram se registrar.

Desde o começo do ano, a polícia de Kulsary fez duas incursões em apartamentos nos quais os protestantes se reuniam. Depois dessas invasões, o promotor público abriu processo contra alguns deles, usando o Artigo 375.

Taraz diz: Conseguimos mostrar para o tribunal que isso era um absurdo, pois tentamos nos registrar cinco vezes".

A Comissão Administrativa de Kulsary multou Azat, um dos líderes desse grupo protestante, em 412 dólares. Essa é uma quantia alta, pois o salário mínimo do país gira em torno dos 260 dólares. Azat apelou contra a multa, e escreveu também, com Taraz, uma carta de reclamação ao gabinete do promotor público de Atyrau. O caso de Taraz foi deferido, depois que ele escreveu ao juiz pedindo que para caso fosse removido.

Lei contraditória

O grupo fez, desde 2001, cinco tentativas para se registrar como comunidade religiosa. Mas em cada vez, o departamento encontrava alguma razão para se recusar. Ele disse que, sem registro, os protestantes não podem realizar encontros religiosos porque a polícia fica invadindo os apartamentos onde eles se reúnem.

O professor Roman Podoprigora, um especialista legal em lei religiosa, notou que a lei se contradiz em relação ao registro ser ou não compulsório.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


A polícia se sente livre para insultar protestantes, e exige que eles assinem documento que afirmam que eles pertencem a uma organização religiosa ilegal. O diretor da escola local chamou as crianças protestantes e pediu que elas abandonassem aquela seita, acusando-as de serem wahhabis" (fundamentalista islâmica).

Esse termo é usado amplamente, e de forma errada, na Ásia Central, significando os muçulmanos que as autoridades não gostam. Algumas autoridades uzbeques usaram isso até para Testemunhas de Jeová. No Cazaquistão, os professores disseram às crianças que participar de reuniões de oração cristãs pode causar a morte e transformá-los em homens-bombas.

Alexandre Klyushev, presidente da Associação de Comunidades Religiosas do Cazaquistão, acredita que os problemas dos protestantes de Kulsary são principalmente resultantes das políticas seguidas pela administração regional de Atyrau em relação às minorias religiosas.

A administração da região segue uma política mais dura em relação às minorias religiosas do que nas outras regiões. Mas as autoridades nacionais têm responsabilidade nisso. Se elas não gostam da política religiosa dos líderes de Atyrau, elas podem facilmente demiti-las. Alexandre disse haver informado Ludmila Danilenko, chefe do Departamento de Registro de Organizações Religiosas, sobre os problemas que os protestantes têm para se registrarem.

Ludmila se recusou a discutir qualquer assunto com o Forum 18, afirmando que ela, por princípio, não confia em jornalistas.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/06/noticia2695/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Adão Santos
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo César Augusto
Pastor Lucinho
Missionário David Miranda
Pastor Gilmar Santos
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Oseias Gomes
Pastor Abílio Santana
Missionário RR Soares
Bispa Ingrid Duque
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Carvalho Junior
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Camara
Bispa Lucia Rodovalho
Bispo Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Damares
Cantor André Valadão
Voz da Verdade
Cantora Nivea Soares
Cantora Andrea Fontes
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Cantora Fernanda Brum
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantora Lauriete
Cantora Alda Célia
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Renascer Praise
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer