Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos discordam de pontos da nova Constituição equatoriana

Líderes protestantes também fazem oposição a alguns pontos da nova Constituição, assim como os católicos (leia mais). Os pastores Francisco Loor e Nelson Zavala declararam que pelo menos 200 artigos da Constituição são imorais. Além disso, apesar de se dizer um Estado secular, o texto evoca uma deidade indígena: “Nós, o soberano povo do Equador, celebramos a natureza, a Paccha Mama, da qual somos parte e que é parte vital da nossa existência.”

Eles também contestaram a declaração do presidente Rafael Corrêa de que a oposição da Igreja era antiquada. Funcionários do governo, incluindo Corrêa, criticaram duramente os líderes da Igreja por sua posição e acusaram os clérigos de disseminar informações erradas nos sermões sobre os documentos.

“Esta é uma Constituição que defende a vida”, disse Corrêa. “O texto é claro. O mais é simplesmente ignorância ou má-fé em continuar jogando o jogo dos grupos que querem poder”, disse o presidente.

Augusto Barrera, coordenador entre o Executivo e a Assembléia Constituinte, disse: “Não é verdade que a Constituição favorece o aborto. Ela sem dúvida protege a vida e estabelece proteção e cuidado desde o início, isto é, da concepção”. Ele também acusou a Igreja de estar ligada a organizações de oposição à Corrêa e sua aliança com o presidente de esquerda da Venezuela Hugo Chávez.

Rafael Corrêa também questionou a posição da Igreja com relação à liberdade religiosa apresentada no documento. “A nova Constituição reconhece o direito de uma pessoa praticar, manter, mudar ou professar sua religião em público ou em particular e compartilhá-la com outros”, disse ele.

O arcebispo de Guayaquil, Antonio Arreguis, disse que a Igreja está preocupada com a liberdade religiosa e o direito da igreja de funcionar livremente. “Nós não entraremos em uma discussão com o presidente e nem limitaremos nosso direito de livre expressão, incluindo a expressão de nossas crenças religiosas”, disse ele. “Nós iremos trabalhar para influenciar a consciência dos cristãos sobre estes assuntos. Cada cidadão é livre para tirar suas próprias conclusões sobre como eles devem votar”.

Deidade Indígena ou estado secular?

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Além disso, a menção de uma deidade indígena, Paccha Mama, na Constituição proposta contribuiu para a divergência entre o presidente do Equador com os líderes católicos romanos e os protestantes. “Nós tememos que esta invocação de uma deidade inca, a Paccha Mama , um ser divino para os grupos indígenas, seja uma adoração a Paccha Mama”, disse o pastor Loor, que lidera uma igreja da Assembléia de Deus na cidade portuária de Guayaquil. “Incluir isso na Constituição é um retorno a centenas de anos atrás quando fogo e ar eram adorados”.

Além disso, o pastor Loor acusou que a inclusão da Paccha Mama contradiz o novo documento apresentado como sendo secular. A nova Constituição, que foi aprovada no último mês de julho por uma assembléia eleita, será votada em um referendo nacional em 28 de setembro, registra em seu prefácio: “Nós, o soberano povo do Equador, celebramos a natureza, a Paccha Mama, da qual somos parte e que é parte vital da nossa existência.”

O capítulo do documento sobre direitos da natureza declara: “A existência da natureza, ou Paccha Mama, onde nós reproduzimos a vida, tem o direito de ser respeitada”.

Carlos Pilaminga, um dos representantes na Assembléia Constituinte do partido político indígena Pachakutik, acusou protestantes e católicos romanos de não entenderem a “cosmovisão indígena”. Paccha Mama, disse ele, não é uma deidade, mas “é um espaço eterno onde nós vivemos e do qual somos parte. Pachakamak é nosso criador, o que os católicos chamam de Deus e os evangélicoschamam Jeová.” “Nossos irmãos evangélicos não compreendem nossa religiosidade e espiritualidade”, acrescentou Pilaminga.

A Constituição tem sido controversa no Equador e internacionalmente porque tem sido vista como consolidadora do poder do presidente sobre vários setores do governo, incluindo o sistema bancário e aos tribunais de Justiça. O documento também permite que Rafael Corrêa concorra a mandatos adicionais.

Pesquisas recentes indicaram que a Constituição está tendo maior aceitação, mas ainda não ganhou apoio suficiente para ser aprovada. A aprovação necessita de 50% mais 1 voto dos que participarem do referendo.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2008/08/noticia4695/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Pastor Oseias Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Mariano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Márcio Valadão
Pastor Aluizio Silva
Missionário RR Soares
Apóstolo César Augusto
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Billy Graham
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Sarah Sheeva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Carvalho Junior
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Camara
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Lucinho
Missionário David Miranda
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Marco Feliciano
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Ministério Renascer Praise
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Aline Barros
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Damares
Banda Oficina G3
Voz da Verdade
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantor Regis Danese
Cantor Fernandinho
Cantora Cassiane
Ministério Diante do Trono
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor André Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares