Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos chineses defendem igreja clandestina perseguida

 petição deles, um raro gesto público por parte de figuras religiosas, que frequentemente relutam em se envolverem na política, aumentou os riscos em um impasse que tem provocado preocupação entre grupos cristãos fora da China, levando a uma campanha de petição separada nos Estados Unidos e no Canadá.

Dezenove pastores assinaram a petição, entregue na quarta-feira ao Congresso Nacional do Povo, o Legislativo chinês, e postada na Internet. Ela pede por proteções legais para as chamadas igrejas domiciliares, que operam ilicitamente fora do sistema religioso dirigido pelo governo.

A petição também pede que o Legislativo investigue a repressão contra uma dessas igrejas, a Shouwang, uma igreja evangélica cujos líderes estão sob prisão domiciliar há mais de um mês.

A congregação com 1.000 membros ficou sem casa no início de abril, depois que o senhorio, sob pressão das autoridades, pediu a devolução do imóvel. Desde então, os fiéis tentam orar ao ar livre todo domingo.

Carsten Vala, um especialista em cristianismo chinês da Universidade Loyola de Maryland, disse que a petição aumentou a pressão sobre o Partido Comunista, em um momento em que ele está cada vez mais nervoso com o que percebe como sendo uma contestação à sua autoridade.

“Isso mostra que há uma atenção nacional ao que está acontecendo com a Shouwang e que há uma ligação entre as igrejas domiciliares urbanas por todo o país”, ele disse.

A petição culpa um “sistema ultrapassado de gestão da religião” por uma crise que está agitando dezenas de milhões de fiéis chineses, que têm depositado mais fé no cristianismo do que no Partido Comunista ateísta. Também sugere que essas políticas levarão invariavelmente a mais conflitos sociais, aquilo que os líderes chineses estão tão ávidos em evitar.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


“Nós esperamos que ao estabelecer uma comissão especial de investigação, o governo conseguirá lidar com o incidente de Shouwang de um modo racional e sábio, baseado nos princípios de ‘colocar a população em primeiro lugar e governar o país segundo a lei’ e no espírito generoso de servir os cidadãos, para assim evitar a escalada do conflito entre o Estado e a Igreja”, diz a petição, citando um slogan comum da liderança atual.

O documento foi escrito por Xie Moshan e Li Tianen, patriarcas do movimento da igreja domiciliar, que passaram cada um mais de uma década em prisões chinesas.

A perseguição à Shouwang e várias outras igrejas não registradas coincide com uma repressão mais ampla na China, alimentada pela turbulência no mundo árabe, que levou à detenção de um grande número de dissidentes, advogados de direitos e outros vistos como críticos.

Como muitas igrejas não oficiais, Shouwang começou em uma residência particular, mas nos últimos anos ela se tornou uma das maiores e mais ricas congregações da capital. Em 2009, após um despejo anterior ter forçado a igreja a realizar seu culto em um parque, os paroquianos doaram mais de US$ 4 milhões para compra de seu próprio espaço. Mas mesmo de posse de uma escritura, a igreja não foi autorizada pelo governo a ocupar o espaço, um conflito que levou à crise atual.

Em uma coletiva de imprensa regular na quinta-feira, Jiang Yu, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, defendeu a campanha contra a Shouwang, dizendo que seus fiéis tentaram repetidamente “se reunir ilegalmente nas ruas”, segundo a agência de notícias “Reuters”.


“Para manter a ordem pública e a segurança, os departamentos de segurança pública tomaram as medidas apropriadas”, ela disse.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2011/05/noticia7094/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Helena Tannure
Pastor Geziel Gomes
Pastor Jorge Linhares
Missionário RR Soares
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Carvalho Junior
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Márcio Valadão
Pastor Lucinho
Bispa Ingrid Duque
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Camara
Bispo Rodovalho
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Adão Santos
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Aluizio Silva
Pastor Benny Hinn
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Mariano
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Fernandinho
Cantora Lea Mendonça
Ministério Renascer Praise
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Karen Martins
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Bruna Karla
Cantora Mara Lima
Cantora Fernanda Brum
Cantora Nivea Soares
Banda Oficina G3
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Andrea Fontes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantor Davi Sacer
Cantora Ludmila Ferber
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantora Lauriete
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento