Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristão assassinado no sul das Filipinas

Um pequeno grupo de cristãos no sul das Filipinas estão vivendo com medo depois de desconhecidos terem matado Mr. Angelada, membro de uma igreja.

Angelada foi brutalmente assassinado em sua própria casa no dia 24 de fevereiro, aparentemente em ligação com um disputa de terra entre cristãos da tribo Sama e membros da tribo muçulmana Tausung.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Angelada originalmente veio de Visayas na região central das Filipinas, mas mudou para Lumbayao em Zamboanga há mais de trinta anos.  Ele recebeu uma pequena comunidade de fiéis Sama quando eles primeiro chegaram em Lumbayao e comparecia à igreja.

A Sama é uma tribo com maioria islâmica, no menor nível da sociedade ao sul do país. Os cristãos enfrentam descriminação em dose dupla. Entretanto, Angelada passou a ser amigo da tribo e trabalhou muito para melhor a qualidade de vida deles.

Como foi dito por um membro da tribo, "quando viemos, ele nos ofereceu sua terra como nosso lar temporário. Ele ás vezes dava milho aos que não tinham comida. Ele fez uma petição ao prefeito pedindo eletricidade para nossa comunidade. Agora todo mundo tem esse benefício. Ele era um bom homem".

Os vizinhos deram testemunho à polícia de que na noite do dia 24 de fevereiro, um homem entrou na casa de Angelada e desligou as luzes. Os vizinhos assumiram que o homem era Angelada.

A polícia interrogou um homem que trabalhava com Angelada, mas desde então, nenhuma ação foi tomada. Quando os fiéis abordaram a polícia pedindo por ajuda, simplesmente disseram a eles para darem queixa à polícia novamente caso qualquer situação estranha acontecesse.

A violência contra cristãos não é nova na região de Zamboanga. Os terroristas atiraram em um ex-muçulmano da trito de Tausung, conhecido somente como Bem em novembro do ano passado.

Um amigo relata que Bem já está recuperado, mas continua parcialmente paralisado depois do tiro. "As últimas notícias que temos após isso foi que a bala que entrou na região peitoral ainda está em sua espinha. Os médicos dizem que isso causou a paralisia".

Membros da comunidade Sama dizem que eles não precisam herdar a terra, mas precisam de algum lugar para morar. "Nesse local temos liberdade de adoração", disse um cristão. "Mesmo que existam muçulmanos da tribo Sama morando junto com a gente, eles não causam problemas". Mas esse não é o caso em outras partes da Zamboanga, onde cristãos são freqüentemente perseguidos por vizinhos muçulmanos.

Depois do assassinato, os cristãos temiam que os assassinos tentariam eliminar o pastor e os líderes da igreja. Alguns até mudaram para a outra comunidade na cidade de Zamboanga.

"Essa é a cultura do povo Sama", disse um cristão a CompassDirect, "se prevermos problema, preferimos deixar o lugar ao invés de lutar pelos nossos direitos".

"Mas se nós deixássemos esse lugar, nós seríamos seriamente afetados. Se mudarmos para outra comunidade dominada por muçulmanos, não teremos a mesma liberdade religiosa que tínhamos. Posso afirmar isso pois eu tive a experiência de ser perseguido por vizinhos muçulmanos em outras ocasiões".

A comunidade Sama é considerada a menor na hierarquia social das treze tribos muçulmanas no sul do país.

"Alguns dizem que nosso caso é complicado, mas para Deus nada é impossível", disse um Sama, que prefere não ser identificado. "Simplesmente temos que acreditar em Deus".

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/04/noticia1775/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane