Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Católicos querem que a mensagem de respeito aos judeus permaneça

Estudiosos e teólogos católicos e judeus se reuniram em Jerusalém esta semana para marcar o 40º aniversário de um importante  documento da Igreja Católica, que absolve o povo judeu de ter matado Jesus Cristo.

Mas os estudiosos se disseram preocupados com o esquecimento da mensagem de respeito ao povo judeu pelas futuras gerações.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Acusados pela morte de Jesus e tidos como rejeitados por Deus, o povo judeu sofreu perseguição, pogrom (massacre genocida organizado), tortura e a morte nas mãos da Igreja Católica, entre outros, por 1.900 anos.

Mas uma mudança na doutrina católica oficial veio com a declaração do "Nostra Aetate", um documento aceito pelo Segundo Concílio do Vaticano em 28 de outubro de 1965. Ele abriu uma porta à amizade e diplomacia entre a Igreja Católica e o povo judeu.

Essa conferência em Jerusalém reuniu cerca de 100 participantes de oito países. Ela foi organizada em conjunto pelo Centro de Estudos do Cristianismo na Universidade Hebraica de Jerusalém e pela Fundação de Estudos Religiosos João XXIII em Bologna, Itália.

Falando na mesa redonda, o rabino David Rosen, diretor internacional de assuntos inter-religiosos no comitê judeu dos EUA, disse que o "Nostra Aetate" é uma das maiores "revoluções ideológicas".

David apontou que, aos olhos da Igreja Católica, o povo judeu foi tido por "condenado por Deus ... na verdade, como uma sociedade com o Diabo" desde o começo da igreja. Ele foi transformado pelo "Nostra Aetate" em um "querido irmão mais velho, amado pela Igreja".

O cardeal Walter Kasper, presidente da Comissão da Santa Sé de Relações Religiosas com os Judeus, disse que o "Nostra Aetate", chegando 20 anos depois do fim da Segunda Guerra, abriu o caminho para o arrependimento e condenação do Holocausto.

Embora haja uma relação única entre os cristãos e o povo judaico, Walter disse que o diálogo judaico-cristão em Jerusalém deve ser expandido para incluir os muçulmanos.

Cristãos no Oriente Médio 

Walter disse ser difícil aos cristãos no Oriente Médio observar os princípios do "Nostra Aetate".

A maioria dos cristãos no Oriente Médio vive em países cujo governo não tem laços diplomáticos com Israel, como o Líbano, Síria e Iraque; ou em países como o Egito, onde as agências de notícias governamentais são conhecidas por seus sentimentos anti-semitas e anti-israelenses.

"É claro que isso é especialmente difícil nessas regiões onde o conflito é próximo", disse Walter. "A mente não está livre para pensar nessas questões".

O futuro

O professor Alberto Melloni, mestre de história na Universidade de Bolonha e participante da Fundação de Estudos Religiosos (Papa) João XXIII, se mostrou preocupado com o futuro.

Ao descrever o "Nostra Aetate" como um "texto humilde", ele afirmou que, apesar disso, o texto mudou a história das relações judaico-cristãs.

"Mas o futuro é um ponto de interrogação", Alberto disse. Ele também mostrou preocupação, caso a próxima geração decida que há coisas mais importantes na agenda da Igreja Católica Romana que as relações com os judeus.

"É muito complicado", Alberto resumiu. "As pessoas têm a idéia de que a missão está completa, mas ela não está toda pronta ... Precisamos prestar atenção nisso".

Nostra Aetate

De forma técnica, o "Nostra Aetate" pediu à Igreja Católica a revisão de seu relacionamento com todas as religiões não-cristãs. O budismo e o islamismo são citados pelo nome, mas as relações com o judaísmo e o povo judeu era o objetivo, estudiosos dizem.

"Conforme o sínodo sagrado procura nos mistérios da Igreja, ele lembra o contrato que liga espiritualmente o povo da Nova Aliança à descendência de Abraão ... A Igreja, desta forma, não pode esquecer que ela recebeu a revelação do Velho Testamento através do povo com quem Deus, em Sua inexprimível graça, concluiu a Velha Aliança", diz o documento.

O "Nostra Aetate" acrescenta: "A Igreja reprova, como sendo alheia à mente de Cristo, qualquer discriminação contra os homens ou a sua opressão por sua raça, cor, condição de vida ou religião".

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/11/noticia2170/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Benny Hinn
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Abílio Santana
Pastor Yossef Akiva
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Jorge Linhares
Pastor Adão Santos
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Pastor Samuel Mariano
Pastor Lucinho
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Marco Feliciano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Billy Graham
Pastor Carvalho Junior
Pastor Márcio Valadão
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Elson de Assis
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Camara
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Pastora Sarah Sheeva
Bispo Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Bispa Sonia Hernandes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantor Davi Sacer
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Lea Mendonça
Cantor Regis Danese
Cantora Nivea Soares
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Damares
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla
Cantor Fernandinho
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantora Karen Martins
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lauriete
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia