Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Bolívia modifica projeto de Carta após pressão de igrejas

A Comissão de Concordância e Estilo da Assembléia Constituinte da Bolívia, que deveria fazer apenas ajustes no novo texto constitucional, alterou ao menos cinco artigos da Carta, entre eles os que falam de casamento e direitos sexuais.

A oposição e constitucionalistas dizem que as mudanças são mais uma ilegalidade no processo de aprovação do projeto de nova Constituição.

No texto aprovado na sessão maratônica da Constituinte na cidade de Oruro, há dez dias, o artigo referente ao casamento dizia: “O casamento é constituído por vínculos jurídicos e é baseado na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges”.

Já na versão final publicada no site da Constituinte, o trecho foi mudado para: “o casamento entre um homem e uma mulher…”.

Em outro artigo, foi suprimido trecho que afirmava que o casal tinha o direito de “decidir livremente o número de filhos e filhas que deseja ter”.

“Essas alterações são fruto de um forte lobby das igrejas”, disse o constituinte Samuel Doria Medina, da União Nacional, oposicionista moderado.

Durante a sessão em Oruro, o constituinte Clero Pérez falou em nome dos evangélicos contra a ausência das palavras “homem e mulher” no artigo sobre casamento e contra o trecho de direitos sexuais, que, segundo ele, consentia o aborto. Ao mesmo tempo, assessores jurídicos do governista MAS (Movimento ao Socialismo) comemoravam a ambigüidade do artigo.

Peréz ameaçou fazer campanha pelo “não” no referendo a que a carta será submetida caso não houvesse mudanças. “Somos quase 1 milhão de evangélicos”, disse. A reclamação foi anotada, mas jamais voltou a ser discutida em plenário.

O primeiro-vice-presidente da Constituinte, Roberto Aguilar, negou que as modificações fujam à função da comissão. “É parte deste trabalho corrigir o estilo e tirar os trechos confusos”, disse, em rápida conversa telefônica com a Folha. Questionado se as alterações responderam às pressões religiosas, respondeu: “Bom, obviamente esse é um critério”.

O jornal boliviano “La Prensa” apontou ontem alterações em outros três artigos. Na versão final, foi suprimido trecho que dizia: “Ninguém será privado de liberdade, a não ser por ordem judicial, salvo delito flagrante”. Em outra mudança, a nova Carta prevê que a primeira sessão da Assembléia Legislativa Plurinacional (correspondente à Câmara) seja na capital do país, que foi reconhecida como Sucre. Na versão original, falava-se que a sessão faria um périplo rotativo por várias capitais regionais.

A mudança responde, desta vez, à pressão de dirigentes e da população de Sucre, sede original da Constituinte, cujos protestos paralisaram os trabalhos por meses para que a cidade fosse reconhecida “capital plena”. Também foi suprimida parte de artigo que proibia terrenos baldios urbanos, que poderia ser lida como ameaça à propriedade.

A nova Carta boliviana e a nacionalização dos hidrocarbonetos foram as principais promessas de campanha do presidente Evo Morales. Passados dois anos de sua vitória nas urnas -completados ontem-, ele enfrenta crise política na qual o principal partido da oposição, o Podemos, e seis dos nove governadores do país rejeitam a nova Constituição.

“Não houve a etapa de revisão do texto e nosso partido não participou desta Comissão de Estilo”, diz Doria Medina, que, à diferença dos integrantes do Podemos, participou da sessão de Oruro.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Doria Medina sustenta que a aprovação do texto por dois terços dos presentes à sessão foi uma manobra ilegal do MAS. Os governistas dizem que, como o artigo que determina o tamanho do latifúndio vai a referendo em separado, o texto aprovado ainda não é o final e, portanto, não eram necessários os dois terços.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/bolivia-modifica-projeto-de-carta-apos-pressao-de-igrejas.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário David Miranda
Pastor Geziel Gomes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Marco Feliciano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Billy Graham
Pastora Joyce Meyer
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Benny Hinn
Pastor Yossef Akiva
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Carvalho Junior
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastora Helena Tannure
Missionário RR Soares
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo César Augusto
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Camara
Pastor Abílio Santana
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Adão Santos
Pastor Jorge Linhares
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Mariano
Pastora Sarah Sheeva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor André Valadão
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Damares
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Karen Martins
Cantora Aline Barros
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Diante do Trono
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Davi Sacer
Ministério Renascer Praise
Cantora Fernanda Brum
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantora Cassiane
Cantora Lea Mendonça
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil