Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Bola de Neve tenta impedir publicação de livro que analisa gestão da igreja; Justiça nega liminar

A Bola de Neve Church está tentando impedir na Justiça a publicação de um livro baseado num trabalho acadêmico que analisa a direção da denominação e as ações de “marketing” usadas para posicionar a igreja junto aos fiéis.

O livro em questão é A Grande Onda Vai te Pegar – Marketing, Espetáculo e Ciberespaço na Bola de Neve Church, escrito pelo mestre em história Eduardo Meinberg Maranhão Filho, 40 anos, e editado pela Fonte Editorial.

A publicação faz uma análise sobre supostas estratégias de mercado adotadas pelo apóstolo Rina – formado em marketing e pó-graduado em administração – na condução da Bola de Neve. Entre os subcapítulos do livro, existem alguns que falam sobre “Marketing ‘de Jesus’ e teologia da prosperidade”; “Conhecendo/acessando a lojinha/shopping/Planet Bola”; “É dando à igreja que se recebe de Deus: preparando davis para as finanças”; e “Nós somos a dobradiça da porta: as mulheres do Bola como costela”.

De acordo com informações da blogueira e jornalista Anna Virginia Balloussier, colunista do site da Folha de S. Paulo, a Bola de Neve entrou com uma ação liminar na 2ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo que o lançamento do livro fosse proibido.

O juiz Alexandre Marcondes negou a liminar aos advogados da Bola de Neve alegando que “o interesse público [na obra] é inegável”, e citou o artigo 20 do Código Civil (que veta biografias não autorizadas) dizendo que a proibição de publicações como essa “apenas será tolerada quando seja possível afastar, de imediato, a presunção constitucional de interesse público”.

Segundo a advogada Taís Amorim, uma das representantes da Bola de Neve, o motivo da ação contra a publicação do livro não seria o conteúdo, mas sim o uso do nome da igreja sem consentimento da direção: “O autor utiliza, sem qualquer autorização, o nome da igreja na capa do livro, induzindo a erro especialmente os milhares de membros da entidade, que poderiam confundir a publicação como sendo da própria igreja”, declarou Taís à jornalista Balloussier.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Taís Amorim ainda descarta a ideia de que o livro seja uma publicação com análises acadêmicas e diz que “foi possível deduzir que o juízo de valor promovido pelo autor não condizia à realidade da entidade”, e pontua que observar a igreja como uma “agência mercadológica é uma inverdade e, portanto, uma ofensa à entidade, que tem como único alvo e fomentador de seus trabalhos o Senhor Jesus Cristo”.

O autor do livro discorda: “Em minha dissertação, termos como agência religiosa, marketing, espetáculo e midiatização são entendidos de forma diferente do senso comum, que trata e tende a ver os mesmos do lado oposto da dimensão do sagrado. Tais termos não têm sentido negativo nem positivo, na minha opinião são categorias de análises – rasuráveis, como proponho”, afirmou Eduardo à Folha.

A blogueira Vera Siqueira também publicou artigo sobre o imbróglio e afirmou ter procurado o livro para aquisição, sem sucesso: “Ora, o que um livro acadêmico pode trazer de tão ruim para a Igreja Bola de Neve e seu apóstolo (?) Rina, para que tenham que acionar seus advogados contra a publicação? Será que têm algo a esconder?”, questionou.

Sobre liberdade de expressão, Vera Siqueira discorreu sobre o tema de uma perspectiva mais ampla, e citou bandeiras hasteadas por líderes evangélicos nacionais, inclusive o apóstolo Rina: “É muito bonito ouvir essa expressão nas Marchas para Jesus, quando os líderes gospel e os políticos em cima do palco principal a bradam e fazem a plateia repetir, em referência à liberdade que querem para denunciar o homossexualismo. Porém, a tal ‘liberdade de expressão’ só vale quando é favorável ao líder gospel. Esse negócio de ‘liberdade de expressão’ para homossexuais, críticos e autores de livros acadêmicos tem que ser reprimida a qualquer custo”, criticou.

Em sua conclusão, Siqueira incentiva o contraditório como fonte de conhecimento e sabedoria: “Recomendo a compra e a leitura, pois é um assunto muito pertinente nesses dias em que vemos muitas das profecias bíblicas se cumprindo. ‘Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.’ – 2 Coríntios 12:10”.
Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/bola-neve-tenta-impedir-livro-analisa-igreja-justica-62625.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Marco Feliciano
Pastor Jorge Linhares
Pastora Helena Tannure
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Adão Santos
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Missionário David Miranda
Apóstolo César Augusto
Pastora Sarah Sheeva
Pastora Joyce Meyer
Missionário RR Soares
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Mariano
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Yossef Akiva
Pastor Billy Graham
Pastor Oseias Gomes
Pastor Benny Hinn
Pastor Abílio Santana
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lauriete
Cantora Lea Mendonça
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Ministério Diante do Trono
Cantor André Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Aline Barros
Cantora Alda Célia
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Ministério Renascer Praise
Cantora Cassiane
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantor Fernandinho
Cantora Damares