Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Blogs e fan pages ditos “gospel” espalham boatos e mentiras na internet

Blogs e fan pages ditos “gospel” espalham boatos e mentiras na internet

Notícias inventadas se multiplicam na internet e causam constrangimento

Nos últimos anos surgiram centenas de blogs e sites apresentando-se como gospel e divulgando uma série de notícias relacionadas com o meio evangélico.

Contudo, a grande maioria deles apenas copia matérias de grandes portais ou de jornais seculares que possam gerar interesse no público evangélico. Como os botões para reprodução das matérias nas redes sociais parecem ser onipresentes, muito desse material acaba sendo espalhado pela internet.

Com isso surgem dois problemas do ponto de vista ético. Primeiramente é preciso pensar na questão da propriedade intelectual. Baixar um disco de música gospel ou um filme evangélico não é menos roubo somente porque seu conteúdo fala de Deus. Logo, usar uma matéria jornalística que não lhe pertence nem teve sua reprodução autorizada viola as mesmas leis.

As pessoas correm o risco de confundir as coisas quando acham que “vale tudo” só porque é gospel. Quando Cristo falou sobre dar de graça o que se recebe de graça, estava falando da mensagem da salvação.
Um pastor que coloca uma pregação em áudio, vídeo ou em texto na internet visa que o maior número possível de pessoas tenha acesso a ela. É diferente quando se trata de algo que teve um custo para produzir, é um material original e foi feito para ser veiculado por aquele site.

Um jornalista sério irá conferir as fontes e a veracidade das matérias, assinará o texto e se tornará responsável pelo que escreveu. Quando as matérias começam a ser copiadas por outras pessoas que não indicam a fonte e não tem autorização do autor, é preciso ficar atento.

Está prejudicada a integridade daquele veículo de informação, que pode acabar espalhando uma mentira, mesmo que ela receba o nome de gospel. Principalmente quando não há revelação da fonte ou autoria. É diferente quando se trata de uma denúncia, ou seja, quando algo realmente aconteceu e está sendo noticiado.

Outro problema ético grave é quando alguém coloca numa rede social uma imagem ou um texto que faz alguma acusação grave e não assina, ou seja, não se responsabiliza por aquilo. Estudos já comprovaram que as pessoas tendem a compartilhar muitas vezes por impulso, sem procurar saber se aquilo de fato é verdade.

Um exemplo comum dessa prática são as imagens de pessoas doentes e o apelo para que os usuários compartilhem, pois cada vez que fizerem isso a pessoa da foto receberá uma doação. Repetidas vezes já foi provado que esse tipo de apelo, seja enviado pelo Facebook ou por e-mail, é mentiroso.

Assim acabam surgindo com frequência boatos, informações falsas ou hoaxes (notícias inventadas). Dois bons exemplos disso são o relato do pastor que se afogou pois tentou andar sobre as águas e a participação de cantoras gospel na novela.

O Gospel Prime já se preocupou em desmascarar essa história falsa, bem como a do pastor que teria se vestido de mendigo para pregar.

Mesmo assim, essas duas (e várias outras) continuam sendo compartilhadas como verdadeiras nas redes sociais e em alguns blogs. Qual o interesse de se propagar uma mentira?

Outro situação recente, que constrangeu os evangélicos é a notícia que a novela Amor à Vida mostraria três cantoras gospel cantando em um culto no encerramento da novela. Só que esse culto seria, na verdade, um casamento gay.

Durante vários dias, as cantoras Aline Barros, Fernanda Brum e Ana Paula Valadão foram atacadas e acusadas de terem se “vendido”. Contudo, a informação não procede. Um página no Facebook (www.facebook.com/CrenteSantao) trouxe essa informação baseada numa entrevista do autor ao programa Video Show. Mas isso nunca aconteceu e o próprio autor da novela desmentiu.

Seja por brincadeira (de mau gosto), por falta de informação ou puramente para criar sensacionalismo, o fato é que a “mentira gospel” continua se espalhando. E fica ainda pior quando o perfil se identifica como “santão”.
A imagem das cantoras acabou arranhada, pois as mesmas pessoas que compartilharam a notícia não tiveram o cuidado de compartilhar o desmentido. Essa boataria no Brasil já prejudicou no ano passado a imagem do pastor Marco Feliciano, acusado de ter indicado a “pastora Suzane Richthofen” para presidente da Comissão de Seguridade Social e Família.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Certamente muitos evangélicos podem acabar divulgando algum boato sem ter noção de que a informação é mentirosa, contudo esse tipo de situação parece ser cada vez mais frequente. Não pode existir uma “mentira gospel”, nos 10 Mandamentos existe a exortação para se cuidar com o falso testemunho (Ex 20:16) e João relata Jesus explicando que o pai da mentira é o diabo (Jo 8:44).

* Ciente de seu papel, o portal Gospel Prime aconselha seus leitores a denunciarem a fanpage www.facebook.com/CrenteSantao como spam ou fraude.

Crente santão

Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/cuidado-mentira-gospel/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastor Yossef Akiva
Pastor Jorge Linhares
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Missionário RR Soares
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Carvalho Junior
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Billy Graham
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Camara
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Márcio Valadão
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Mariano
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo César Augusto
Pastor Oseias Gomes
Pastor Adão Santos
Bispa Ingrid Duque
Pastor Geziel Gomes
Pastor Benny Hinn
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Marco Feliciano
Pastor Lucinho
Missionário David Miranda
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Helena Tannure
Pastor Claudio Duarte
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Abílio Santana

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Ministério Diante do Trono
Cantora Mara Lima
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Alda Célia
Cantora Andrea Fontes
Cantora Bruna Karla
Cantora Lauriete
Cantora Lea Mendonça
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Renascer Praise
Cantora Fernanda Brum
Cantora Nivea Soares
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Voz da Verdade
Cantora Karen Martins
Cantor Regis Danese
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Aline Barros
Cantor Davi Sacer
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes