Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Autoridades nigerianas detêm patrocinador de militantes muçulmanos

Os agentes de segurança do governo informaram a detenção de um empresário sudanês muçulmano que chefia uma entidade de caridade com base na Arábia Saudita ligado ao financiamento de ataques sangrentos a cristãos na Nigéria. 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O xeque Muhiddeen Abdullahi, diretor da Fundação Al-Muntada Al-Islami, foi detido no dia 20 de fevereiro na cidade de Kano, nordeste da Nigéria, aguardando investigações em sua organização e atividades, mas foi solto 10 dias depois.

Um oficial do Serviço de Segurança do Estado disse a Portas Abertas que o xeque Abdullahi foi detido depois da descoberta de transações financeiras envolvendo milhões de dólares entre ele e um clérigo islâmico fundamentalista, Alhaji Sharu, em Kano.

Em dezembro de 2003, um grupo de fundamentalistas islâmicos auto-intitulados Talibãs da Nigéria declararam uma parte do país uma república islâmica e dispararam ataques sobre comunidades cristãs.

O grupo militante islâmico teve uma série de combates com a polícia e unidades do exército. As agências de segurança subjugaram o grupo após duas semanas de batalhas que deixaram dois policiais e vários militantes mortos, e milhares de pessoas desalojadas das comunidades cristãs feito alvos pelos fundamentalistas.

Os agentes de segurança detiveram 47 militantes. Um deles, o clérigo muçulmano Alhaji Sharu, fez uma confissão expondo as atividades da instituição de caridade chefiada por Abdullahi.

Sabe-se que Sharu revelou que ele agia como intermediário entre grupos fundamentalistas islâmicos no país e a Fundação Al-Muntada Al-Islami, uma instituição de caridade fundada por muçulmanos sauditas ricos que mantém escritórios na Inglaterra.

Fundos de caridade foram mandados para financiar a violência religiosa na Nigéria, de acordo com Sharu. Além disso, a fundação vinha propagando a seita Wahhabi do islamismo. O regime Talibã e Osama bin Laden expulsos do Afeganistão são adeptos do islamismo wahhabi.

A libertação de Abdullahi desencadeou um protesto em massa por mais de 5.000 muçulmanos Sufi da cidade de Kano, pedindo o imediato fechamento dos escritórios da Fundação Al-Muntada Al-Islami.

Os manifestantes gritavam: Allahu Akbar, Allahu Akbar (Alá é grande) enquanto marchavam para a assembléia do Estado. Eles exigiam que a seita muçulmana wahhabi fosse banida do país.

Por uma questão de urgência, o governo do Estado deveria fechar o escritório da Al-Muntada Al-Islami devido suas atividades que têm resultado em inquietação religiosa na Nigéria, disse Abduljabbar Nasiru Kabara, porta-voz dos muçulmanos Sufi Qadiriyya, aos jornalistas durante a marcha de protesto.

A exemplo dos manifestantes, a maioria dos muçulmanos da Nigéria professam a tradição Sufi Qadiriyya do islamismo.

Nós acreditamos no uso de armas como meio de propagar o islamismo e não encorajamos a militância, disse Abdullahi a representantes da imprensa sobre sua libertação da custódia policial. O nosso objetivo é a propagação do islamismo através da educação.

A detenção de Abdullahi aconteceu exatamente um mês depois do governo nigeriano ter anunciado que um diplomata iraniano fora detido no dia 23 de janeiro por espionar uma igreja e edifícios do governo na capital nigeriana de Abuja.

O suspeito foi encontrado com uma câmera digital, tirando fotos de lugares sensíveis, disse o Inspetor Geral de Polícia, Alhaji Tafa Balogun, numa entrevista à imprensa no dia 3 de fevereiro em Abuja.

O chefe de polícia listou como locais sensíveis o Centro Ecumênico Nacional, igrejas cristãs, uma vila presidencial, quartéis da defesa, a Embaixada de Israel, do Reino Unido e dos Estados Unidos. O inspetor Balogun recusou-se a informar a identidade do diplomata iraniano.

A Sra. Oluremi Ayo, conselheira especial de imprensa do presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, disse a Portas Abertas em Abuja que o governo nigeriano está comprometido em combater o terrorismo e concentraria recursos com outros Estados na guerra contra o terror.

O presidente do nosso país é uma peça central na luta global contra o terrorismo e garantiu que todas as agências de segurança têm tomado medidas para erradicar qualquer elemento que queira perturbar a paz aqui, disse ela. Ele ressaltou novamente o fato que esta nação não seria usada por qualquer organização terrorista.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/03/noticia703/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane