Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Ativista cristão cubano é pressionado a deixar o país

O cristão Juan Carlos Gonzalez Leiva, famoso ativista de direitos humanos em Cuba, foi submetido a diversas formas de hostilidade recentemente.

Conforme uma notícia publicada pela organização cristã de direitos humanos, Christian Solidarity Worldwide (CSW), Juan completará uma sentença de quatro anos dia 12 de março. Ele acredita, segundo a CSW, que a opressão foi uma forma de fazê-lo deixar o país depois dessa data.

Juan Carlos, que é cego e cumpre sua sentença há dois anos em prisão domiciliar, disse que o governo lhe nega água e eletricidade. Ele acrescentou, segundo a CSW, que multidões se reúnem em volta de sua casa a qualquer hora do dia, cantando palavras de ordem pró-governo e tocando música em alto volume.

Sua mulher Maritza deixou Cuba para se exilar nos Estados Unidos, pois ele estava preocupado com o bem-estar emocional e físico da esposa. A CSW informou que, apesar das ameaças, Juan promete continuar sua campanha pelas melhorias em direitos humanos enquanto estiver em Cuba.

A CSW relatou que, em uma carta de 14 de janeiro, Juan descreveu a forma como vem sendo tratado. "Elesnão me deixam sair de casa, e eu estou sem comida, água potável e energia elétrica. De vez em quando eles me deixam com linha no telefone, mas a maioria das vezes eu não consigo entrar em contato com o mundo lá fora."

Juan continua: "O pessoal em volta da minha casa batia nas janelas e na porta; eles colocaram caixas de som com música bem alta 24 horas por dia, o que não nos deixava dormir ou descansar. As pessoas que estavam lá variavam de criminosos a alunos de universidade, que gritavam as palavras de ordem do governo e falavam coisas agressivas e obscenas nos microfones. Essas pessoas gritavam ameaças contra nós, dizendo que iriam entrar na casa com tanques militares, que iriam nos queimar. Falavam também que nós somos pessoas anti-sociais a serviço do imperialismo, entre outras coisas".

Juan também disse que outros ativistas, amigos e familiares foram empurrados e agredidos pela multidão ao tentar entrar ou sair de sua casa. Segundo Juan Carlos, o governo cubano fez seu pai, Agustin Gonzalez, de refém, não permitindo sua saída do país, embora ele tenha um visto para ir aos Estados Unidos. "Essa é uma tática usada para me pressionar, para que eu vá embora do país", acredita o ativista.

Ele conta que esses grupos de 100 a 400 pessoas começam esses atos de vandalismo de madrugada e continuam até às 23 horas. Isso se repete diariamente ao som ensurdecedor de músicas.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


A CSW relatou que Juan foi preso em março de 2002, depois de protestar em frente a um hospital, preocupado com os maus-tratos sofridos por um jornalista - ele havia sido espancado pela polícia cubana. A polícia foi logo acionada, atacando Juan e as outras nove pessoas que estavam com ele. Juan foi severamente espancado antes de ser preso.

Juan ficou preso sem julgamento por dois anos. Depois disso, ele foi sentenciado a quatro anos de prisão domiciliar. Ele foi condenado, segundo a CSW, por "desrespeito contra o chefe de Estado", junto a outras acusações de "desordem pública, desobediência e resistência à autoridade".

Stuart Windsor, diretor nacional da CSW, disse em uma nota de imprensa: "O mau-tratamento que as autoridades cubanas dispensaram a esse corajoso ativista de direitos humanos deve repercutir em toda a comunidade internacional. Ele já sofreu anos de maus-tratos na prisão e sua sentença se aproxima do fim, ele está sendo oprimido em uma tentativa de fazê-lo sair do país. A CSW continua a apoiar Juan em sua determinação de erguer a voz para melhorar os direitos humanos em Cuba e pede ao governo cubano que pare de perturbar a ele e a sua família".

A CSW é uma organização de direitos humanos que trabalha em prol dos que são perseguidos por seus credos cristãos e promove a liberdade religiosa.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/01/noticia2357/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Missionário David Miranda
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Benny Hinn
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Carvalho Junior
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Márcio Valadão
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Mariano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Camara
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Marco Feliciano
Pastor Oseias Gomes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Missionário RR Soares
Apóstolo César Augusto
Pastora Joyce Meyer

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Damares
Cantora Elaine de Jesus
Ministério Diante do Trono
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Davi Sacer
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Andrea Fontes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Cantor André Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantora Lea Mendonça
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Shirley Carvalhaes
Banda Oficina G3
Cantora Aline Barros
Cantor Regis Danese
Cantora Alda Célia
Cantora Nivea Soares