Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

As implicações religiosas e políticas da Insurreição tibetana

A China aumentou a segurança na fronteira com o Tibete na véspera do 50º aniversário da revolta dos tibetanos contra o domínio de Pequim, informou a agência oficial de notícias Xinhua. "Aumentamos os controles nos portos fronteiriços e nas zonas-chave ao redor da fronteira com o Tibete", assegurou Fu Hongyu do departamento de controle de fronteiras pertencente ao Ministério da Segurança Pública. 

"Tomaremos medidas enérgicas em atividades criminosas que sejam realizadas na fronteira com o Tibete e que possam representar uma ameaça para a soberania da China e do Governo", sentenciou Fu durante a sessão anual da Assembleia Nacional Popular (ANP, Legislativo). O dalai-lama disse que os líderes chineses se sentem "ameaçados" pelo "budismo tibetano" e tachou de "triste" a atual situação no Tibete.

Sucessão

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Meio século depois de deixar o Tibete e se refugiar na Índia, data que será comemorada na terça-feira, o dalai-lama começa a desenhar a sua própria sucessão, na tentativa de garantir a continuidade do movimento pela autonomia da região e a unidade do governo tibetano no exílio. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1989 e dono de um prestígio internacional sem paralelo entre seus seguidores, o dalai-lama é o líder espiritual dos tibetanos que vivem dentro e fora da China e um personagem central na busca de maior autonomia para a região.

Ele é recebido por presidentes e primeiros-ministros de quase todo o mundo, tem entre seus seguidores alguns dos mais célebres atores de Hollywood e possui o poder de atrair multidões - e uma ampla cobertura de imprensa - por onde passa. Mas desde 1959 está impedido de voltar ao Tibete, onde suas fotos e imagens são proibidas.

Os exilados temem que sua morte leve à desarticulação dos tibetanos e ao gradual esquecimento de sua causa pelo restante do mundo. Aos 73 anos e com uma saúde frágil, o dalai-lama discute abertamente o assunto, na tentativa de defini-lo enquanto estiver vivo. "A questão da sucessão está sendo debatida seriamente entre os exilados", disse ao Estado o jornalista indiano Saransh Sehgal, que mora em Dharamsala.

O líder religioso repete que o futuro tem de ser decidido pelos próprios tibetanos, mas apenas os exilados terão a chance de manifestar suas posições. Entre os prováveis caminhos a seguir não está descartada nem mesmo a extinção da figura do dalai-lama, que existe desde o século 15. Segundo a tradição tibetana, o atual dalai-lama é a 14ª reencarnação do Buda da Compaixão e, quando morrer, vai reencarnar em uma criança. Se a tradição for mantida, haverá um vácuo de poder, até que o futuro líder espiritual cresça e possa assumir a liderança dos tibetanos.

A alternativa seria a escolha de um sucessor adulto, que não seria um dalai-lama, mas contaria com a legitimidade de ter sido escolhido por ele. Nesse cenário, o mais cotado é o karmapa-lama, que fugiu do Tibete para a Índia há nove anos. Considerado um buda vivo pelos tibetanos, karmapa ocupa o terceiro lugar na hierarquia religiosa, depois do dalai-lama e do panchen-lama. É carismático, fala inglês e mandarim, usa iPod e conta com a chancela do governo chinês, que o reconheceu em 1992 como o 17º karmapa-lama.

O governo chinês poderá apontar um dalai-lama dentro do Tibete, o que fatalmente levará a divisões dentro do budismo tibetano, ainda que o dalai-lama tenha declarado que vai reencarnar fora da China. De qualquer maneira, o karmapa-lama encontra menos hostilidade de Pequim do que o dalai-lama. Outra iniciativa para tentar manter a unidade dos tibetanos foi a criação de um governo democrático no exílio. Em 2001, houve a primeira eleição em Dharamsala para um Parlamento e a consequente escolha de um primeiro-ministro, Samdhong Rimpoche.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2009/04/noticia5250/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo César Augusto
Missionário David Miranda
Pastor Oseias Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Benny Hinn
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Billy Graham
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Márcio Valadão
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Jorge Linhares
Pastor Carvalho Junior
Bispa Ingrid Duque
Pastor Adão Santos
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque
Missionário RR Soares
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Geziel Gomes
Bispo Rodovalho
Pastor Marco Feliciano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete
Cantora Cassiane
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantor Regis Danese
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Damares
Cantora Alda Célia